Carro-chefe e fenômeno de público, coreografia brilha na agenda de comemoração dos 25 anos da Focus Cia de Dança
A Focus Cia de Dança, sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em Araxá para duas apresentações imperdíveis do espetáculo As Canções Que Você Dançou Pra Mim, nos dias 05 e 06 de abril, no Centro Cultural UNIARAXÁ – Teatro CBMM. Com o patrocínio oficial da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a companhia oferece ao público uma experiência emocionante e envolvente a partir da música do “rei” Roberto Carlos. Iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, compõem a colagem musical, de 1960 a 1990, que inspira o roteiro de As Canções Que Você Dançou Pra Mim.
São muitas emoções, como diria Roberto Carlos. Vinte e cinco anos de vidas: de gente que lota as plateias dento e fora do Brasil, mas também bailarinos, diretores de arte, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, regidos pelo diretor Alex Neoral e pela gestora Tati Garcias, fundadores da premiada companhia. A cada novo espetáculo, desde 2000, as montagens coreográficas atravessaram 100 cidades brasileiras e países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha, Panamá e Espanha.
Desde sua estreia em 2011, As Canções Que Você Dançou Pra Mim integra o repertório de 26 obras e 16 espetáculos da Focus Cia de Dança, sendo um dos mais celebrados espetáculos. Sucesso de público, a montagem foi eleita um dos melhores espetáculos de 2011 segundo o jornal O Globo, e de 2012, na opinião dos críticos da Folha de São.
“Todos os territórios da arte me inspiram na criação e desenvolvimento em cada obra do repertório, de quase 30 peças coreográficas. Reunir trabalhos recentes com outros do início da história da companhia me possibilita entender esse percurso, a continuidade, sem um único momento fora de cena, é um privilégio na dança contemporânea. A cada nova sessão de ‘As canções’ a gente vive, literalmente, muitas emoções. Porque trata-se de uma coreografia que se comunica com várias gerações. Gente que já assistiu várias vezes, 50+, como a galera da Geração Z”, analisa Alex Neoral.
Gestora da Focus Cia de Dança, Tati Garcias passou 2024 de olho nesse 2025. Bodas de prata são bodas de prata. “Nossa principal meta é incluir e ampliar o público em nossas turnês. Por isso, a programação prevê entrada franca em parte das nossas apresentações por todo o Brasil. É sempre importante lembrar que toda a estrutura que permite nossas viagens pelo Brasil e pelo mundo, além da contratação dos bailarinos, ter uma sede no Centro do Rio, enfim, movimentar toda essa engrenagem, é resultado da parceria com a Petrobras”, destaca Tati. Sabem lá o que é ter fã que já assistiu duas, três, dez vezes? Praticamente, fãs de
carteirinha seguem As Canções Que Você Dançou Pra Mim. Gente que vai toda santa temporada.
Atualmente, quase 400 mil pessoas de público pagante. “O sucesso de As Canções Que Você Dançou pra Mim, além do fato de ser um espetáculo inspirado no imenso artista que é o Roberto Carlos, também ocorre, acredito eu, por inspirarmos amor com nossa coreografia. Realizei uma colagem de quase 80 canções que conduzem muitos momentos de ternura, além, é claro, de amizade, humor e muito mais ao longo do espetáculo”, define Neoral.
Iê-iê-iê
“A escolha por dançar Roberto Carlos surgiu em brincadeiras do próprio elenco. Durante as viagens da companhia era comum ouvir os bailarinos cantando as músicas do rei, interrompendo um ao outro a partir de uma palavra comum nas letras”, lembra Neoral. Da mesma forma, em cena, “uma canção puxa a que vem em sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa o diretor. Todas as composições são sempre na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos lançados entre as décadas de 1960 a 1990. Tem mais: os figurinos são todos em tons de azul, com o estilo de cada época e também toques contemporâneos. Rosas vermelhas consagram cada sessão em momentos únicos para artistas e espectadores.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube