A ação contou com a participação da Prefeitura de Araxá, por meio das secretarias municipais de Segurança Pública, Assistência Social e Saúde (por meio da Vigilância Sanitária), e do IPDSA (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá). Também integraram a iniciativa a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, com apoio do vereador investigador Rodrigo.
Ao todo, 23 bares foram vistoriados e sete estabelecimentos foram interditados.
Seis bares interditados pelo IPDSA, por ausência de alvará ou dispensa.
– Dois no bairro Boa Vista;
– Um no bairro Abolição;
– Um no bairro São Pedro;
– Dois no bairro Ana Pinto de Almeida.
– Um bar interditado pela Vigilância Sanitária, no bairro São Pedro, por não atender às condições sanitárias exigidas.
O superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, destaca que a regularização é fundamental tanto para os comerciantes quanto para a população.
“Encontramos bares sem alvará de funcionamento ou com documentos vencidos, que foram temporariamente fechados. A orientação é que os proprietários busquem a regularização junto ao município. Essa conformidade garante que os empreendimentos funcionem dentro da lei, trazendo mais segurança para os clientes e para a comunidade, além de assegurar condições sanitárias adequadas para quem consome nesses locais”, afirma.
De acordo com o tenente Salgado, da Polícia Militar, a operação foi planejada para unir esforços entre diferentes órgãos e ampliar a fiscalização. “O intuito é verificar se há irregularidades administrativas e atuar em bares que, recorrentemente, geram problemas criminais e perturbação do sossego. Muitos desses locais concentram chamadas no 190, por som alto, tumultos e já houve casos até crimes contra a vida. A estratégia é fortalecer a segurança em toda a cidade”, explica.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube