O concerto que acontece no Teatro Uniaraxá, contará com a presença de grandes solistas e a execução de obras de Mozart e Tchaikovsky
A Orquestra Filarmônica de Patos de Minas inicia uma mini turnê nos meses de setembro e outubro iniciando com um concerto no Teatro Uniaraxá em Araxá, no dia 14 de setembro, às 20h. A orquestra, sob a regência de Felipe Oliveira, executará duas obras-primas da música clássica: a Sinfonia Concertante de Mozart e a Serenata para Cordas de Tchaikovsky. A Sinfonia Concertante de Mozart, composta em 1779-1780, é uma obra que vai destacar a habilidade dos solistas convidados, Mateus Vieira no violino e Tiago Vieira na viola, dois irmãos que trarão suas experiências artísticas para o palco.
A obra é um exemplo da música clássica de Mozart, caracterizada por sua elegância, equilíbrio e harmonia. Composta por quatro movimentos: Allegro maestoso, Andante, Andantino e Presto, a obra apresenta um características marcantes do compositor, exprimindo desde a grandiosidade da sua música no Allegro maestoso até a intimidade reflexiva no Andante. Os dois irmãos, hoje atuam em uma das principais orquestra do Brasil. A Orquestra Sinfônica Brasileira. Mateus Vieira, é violinista na OSB e já conquistou vários prêmios, incluindo o Prêmio Ernâni de Almeida Machado e o concurso do 2° Festival de Verão de Campos do Jordão. Já Tiago Vieira, é violista chefe de naipe na Orquestra, com carreira sólida como solista e professor.
Seguindo o programa, a Orquestra executará a Serenata para Cordas de Tchaikovsky, composta em 1880, é uma obra que evoca a beleza e a emoção da música romântica. Essa serenata é uma das obras mais populares do compositor russo e é caracterizada por sua melodia suave e harmonia rica. A serenata é composta por quatro movimentos: Pezzo in forma di Sonatina, Valse, Elegia e Finale. Cada movimento apresenta uma característica única, desde a elegância do Pezzo in forma di Sonatina até a emoção intensa da Elegia. Tchaikovsky compôs essa serenata durante um período de grande criatividade, após a estreia de sua ópera “Eugen Onegin”. A serenata reflete a influência da música clássica e romântica, com uma mistura de elegância e emoção.
O concerto é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com recursos captados por meio de incentivo fiscal e conta com patrocínio das empresas, Lallemand, Panattos, Agroceres, Grupo Farroupilha, Terrena e Grupo Setta além do apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas através da Secretaria Municipal de Cultura e turismo. A entrada para o concerto é gratuita e por ordem de chegada. Após o concerto em Araxá, a Orquestra Filarmônica de Patos de Minas seguirá para a cidade de Campinas- SP, onde realizará um concerto no mês de outubro.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube