Período para garantir vaga no Trilhas de Futuro termina nesta terça-feira
Minas Gerais

Período para garantir vaga no Trilhas de Futuro termina nesta terça-feira

Período para garantir vaga no Trilhas de Futuro termina nesta terça-feira

Matrícula para cursos técnicos gratuitos deve ser realizada presencialmente na instituição para qual o candidato foi selecionado

imagem de destaque

Cristiano Machado 

Os estudantes selecionados para a quinta edição do programa Trilhas de Futuro têm até esta terça-feira (5/11), para realizar a matrícula presencialmente nas instituições de ensino credenciadas, garantindo assim sua vaga nos cursos oferecidos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Nesta edição, foram disponibilizadas mais de 50 mil vagas em 130 municípios, com a participação de 156 instituições de ensino técnico. Os candidatos podem optar por 78 cursos, incluindo novidades como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil. O resultado da alocação está disponível no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

“É fundamental que todos os estudantes selecionados compareçam à instituição de ensino indicada no comprovante de seleção para efetivar a matrícula no Trilhas de Futuro”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

O Trilhas de Futuro, maior projeto de acesso a cursos profissionalizantes já realizado pelo Governo de Minas, também oferece uma ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte dos estudantes, com aulas previstas para iniciar em 3/2 de 2025.

Documentação necessária para matrícula

Para confirmar a matrícula, os candidatos ou seus responsáveis devem comparecer à instituição de ensino designada com os documentos necessários:

•          Documento de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);

•          CPF do estudante (obrigatório);

•          Comprovante de residência (original e cópia) em nome dos pais/responsáveis ou do estudante;

•          Declaração de escolaridade (para estudantes ainda cursando o ensino médio);

•          Histórico escolar ou declaração de conclusão (para egressos do ensino médio).

Se o estudante for menor de idade, é necessária a apresentação dos documentos dos pais ou responsáveis. Alunos do 1º ano do ensino médio devem apresentar uma declaração de matrícula no 2º ano para garantir sua vaga, até o início das aulas.

Vagas remanescentes

Os candidatos que não foram contemplados na chamada regular terão uma nova oportunidade entre 12 e 22/11, quando serão abertas as vagas remanescentes.

Qualquer candidato poderá se inscrever, respeitando os critérios de participação estabelecidos na Resolução SEE nº 5047/2024, considerando o horário de inscrição.

As vagas disponíveis serão divulgadas no site do Trilhas de Futuro, e os candidatos poderão escolher o curso e a instituição de preferência a partir da lista de opções remanescentes.

Sobre o Trilhas de Futuro

Lançado em 2021, o Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em instituições públicas e privadas credenciadas. O processo de seleção é baseado em critérios de escolaridade e rede de ensino.

Desde sua criação, o projeto já formou mais de 56 mil profissionais e atualmente conta com mais de 82 mil estudantes em formação.

O programa atraiu mais de 1,2 milhão de inscritos, consolidando-se como uma das principais iniciativas de qualificação profissional em Minas Gerais.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Agosto Caramelo marca avanço de programa gratuito do Governo de Minas que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos

Agosto Caramelo marca avanço de programa gratuito do Governo de Minas que já microchipou mais de 270 mil cães e gatos

Portal Araxá 18/08/2025
Hemominas tem funcionamento alterado no feriado desta sexta-feira

Hemominas tem funcionamento alterado no feriado desta sexta-feira

Portal Araxá 14/08/2025
Concessionária Way-262 recolhe 26 toneladas de lixo na BR-262 entre Betim e Uberaba

Concessionária Way-262 recolhe 26 toneladas de lixo na BR-262 entre Betim e Uberaba

Portal Araxá 13/08/2025
Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Água tratada da Copasa chegará a mais uma comunidade rural do Norte de Minas

Portal Araxá 12/08/2025
Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo

Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo

Portal Araxá 11/08/2025
Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Governo de Minas avança na elaboração de Planos de Ação Climática Municipais

Portal Araxá 11/08/2025