Instituto Move alerta sobre os benefícios do método para a saúde óssea feminina
A osteoporose é uma doença silenciosa que atinge milhões de brasileiras, especialmente mulheres após a menopausa. Caracterizada pela perda progressiva da densidade óssea, a condição aumenta o risco de fraturas e compromete diretamente a mobilidade e a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil convivem com a doença – sendo a maioria mulheres acima dos 50 anos.
Se fatores como idade, alterações hormonais e sedentarismo agravam a fragilidade dos ossos, especialistas destacam que a prática regular de exercícios físicos específicos pode atuar como um grande diferencial na prevenção e no manejo da osteoporose. Nesse cenário, o método Pilates vem ganhando cada vez mais espaço por seus efeitos positivos sobre a saúde óssea e muscular.
“O Pilates é um recurso terapêutico de enorme valor para mulheres com osteoporose, pois combina exercícios de fortalecimento, equilíbrio e alongamento que ajudam a melhorar a postura, aumentar a estabilidade e reduzir o risco de quedas. Além disso, estimula a resistência óssea por meio de movimentos que trabalham contra a gravidade, essenciais para quem busca prevenir fraturas”, explica o fisioterapeuta Luiz Fernando Alves de Castro, coordenador do Instituto Move, em Araxá (MG).
O fisioterapeuta reforça que o grande diferencial do Pilates está na personalização dos exercícios. “Cada mulher tem uma história clínica, uma condição física e um nível de comprometimento ósseo diferente. No Pilates, conseguimos adaptar cada movimento para que seja seguro, eficaz e progressivo, respeitando os limites do corpo e incentivando a evolução gradual da força, mobilidade e equilíbrio”, acrescenta.
Além dos benefícios diretos sobre os ossos, o método também favorece a saúde de forma global. “Quando falamos de prevenção da osteoporose, precisamos considerar não só o osso em si, mas o corpo como um todo. O Pilates melhora a coordenação motora, a respiração, a consciência corporal e proporciona uma qualidade de vida que vai muito além da questão física”, salienta Luiz Fernando.
No Instituto Move, clínica referência em fisioterapia e Pilates em Araxá, os atendimentos são realizados de forma individualizada, com acompanhamento próximo do fisioterapeuta para garantir segurança e melhores resultados. “Nosso compromisso é oferecer um tratamento que une ciência, cuidado e movimento consciente, ajudando nossas pacientes a envelhecerem com autonomia e saúde”, conclui Luiz Fernando Alves de Castro.
Agende sua avaliação! Essa é sua chance de conhecer o método, entender como ele pode te ajudar e começar a cuidar do seu corpo de forma consciente e segura.
Av.: Prefeito Aracely de Paula, nº 1.514 – Centro, Araxá (MG)
Contato: (34) 3662-2435 | WhatsApp: (34) 9.9842-2358
Siga no Instagram: @institutomove
Facebook
Twitter
Google+
YouTube