A Prefeitura de Araxá, em parceria com o Centro Universitário do Planalto de Araxá (UniAraxá) e outras instituições, deu mais um passo importante para a implantação do Centro de Inovação Tecnológico de Araxá. O projeto está na fase final de definição do espaço físico que abrigará a estrutura, dentro do campus do UniAraxá, e deve iniciar as obras em breve.
A iniciativa é resultado de um esforço conjunto entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico; Inovação e Tecnologia; Governo, e Obras; além da Reitoria do UniAraxá e da Fundação Cultural de Araxá, entidade mantenedora da instituição de ensino. A proposta foi aprovada em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), garantindo recursos para viabilização do projeto.
O novo Centro de Inovação Tecnológico vai abrigar laboratórios especializados em três frentes principais: Agro 4.0, Indústria 4.0 (com foco em prototipagem) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo Inteligência Artificial. Também estão previstas a criação de um Hub de conexões e negócios, espaço de coworking, capacitações, eventos e suporte a startups e empresas locais.
“O Centro de Inovação Tecnológico vai permitir que profissionais, empresas e estudantes de Araxá tenham acesso a um ambiente moderno, voltado à tecnologia e à geração de soluções inovadoras. Esse é um marco para o desenvolvimento da nossa cidade e da região”, explica Fabiano Santos Cunha, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
O reitor do UniAraxá, Fabrício Borges Oliveira, destaca que o projeto é fundamentado no tripé que sustenta o ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. Segundo ele, a proposta fortalece a formação acadêmica e amplia a conexão entre universidade, setor produtivo e sociedade. “O Centro de Inovação Tecnológico também representa um importante enriquecimento curricular. Ele vai fortalecer diversos cursos da instituição e promover a valorização do capital intelectual de alunos e professores, incentivando o desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras com impacto real no mercado e na comunidade”, afirma Fabrício.
A expectativa é que o Centro atue diretamente no estímulo ao empreendedorismo, na criação de startups e no desenvolvimento de tecnologias aplicadas a diferentes setores da economia local. Segundo Fernando Chadu, coordenador do projeto, a escolha dos três eixos prioritários (agro, indústria e TICs) foi feita com base nas vocações econômicas de Araxá e nas demandas emergentes do mercado.
A implantação do Centro de Inovação Tecnológico conta também com o apoio de outras instituições, entidades de classe e empresas locais. “A proposta é oferecer um espaço onde teoria e prática se unem para fomentar ideias, capacitar talentos e criar soluções para o mercado. É uma estrutura que vai beneficiar alunos, professores, empresários e a comunidade como um todo”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Italo Marcus Fonseca Borges.
“O desenvolvimento tecnológico precisa caminhar junto com as transformações sociais. Esse centro vai nos ajudar a manter Araxá atualizada e competitiva no contexto da inovação tecnológica, promovendo maior e melhor qualificação, inclusão e oportunidades para toda comunidade”, completa Ana Paula Nassif, presidente da Fundação Cultural de Araxá.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube