PMA – 2025 (ABRIL)
Prefeitura promove pesquisa com acolhimento na UPA
Saúde

Prefeitura promove pesquisa com acolhimento na UPA

Prefeitura promove pesquisa com acolhimento na UPA

Numa conversa informal, os pacientes falam sobre o atendimento e sugerem melhorias para o serviço.

As pessoas que aguardavam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá foram surpreendidas nessa semana com a visita de equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Está sendo feito um trabalho de acolhimento e de aproximação. A secretária Diane Dutra, explica que a Administração Municipal oferece uma carteira de serviços muito grande, as vezes a população e até os funcionários não sabem quais são os atendimentos e onde buscar. “Estamos ouvindo a população. Elaboramos um projeto de novo formato de organização da rede e agora estamos confirmando isso na conversa com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Diane ressalta que as conversas com os pacientes eram feitas há algum tempo e agora estão sendo intensificadas na UPA e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Como muitas pessoas vão para Unidade de Pronto Atendimento buscar serviços que são oferecidos nas UBS, estão elaborando um manual para orientar a população sobre a porta de entrada do atendimento do SUS Municipal e quem fizer esse fluxo não vai esperar muito para ser atendido. Os encontros também servem para divulgar os serviços e como eles são oferecidos. “Estamos vindo em dias e horários variados. A avaliação é muito positiva, as pessoas contam realmente como estão se sentindo, acham bom ter alguém para ouvi-las. Quando percebem que estamos aqui para confirmar as necessidades deles, a população vê que nos preocupamos com a resolutividade e qualidade do atendimento”.

Diane destaca que o movimento na UPA está diminuindo desde que ampliaram o horário de funcionamento nas Unidades de Saúde até às 21h. Informa que a população está aceitando bem e lançarão outras novidades com a inauguração da Unisa, prevista para final de setembro. Acrescenta que as pessoas também podem fazer sugestões ou reclamações dos atendimentos na área de saúde, basta procurar a Ouvidoria, que funciona na Secretaria da Saúde das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Alguns dos pacientes que foram ouvidos na sala de espera aprovaram a iniciativa. Hellen Silva, mora no bairro Alvorada, conta que é a terceira vez que vai a UPA para ser atendida. “Eu acho bom ter essa conversa porque pode trazer mais benefícios pra nós. Fui bem atendida, só o tempo de espera que foi longo, cerca de 2 horas em todas as vezes que eu estive aqui”. Rita Elizabeth, é moradora do Centro, fez ultrassononografia e aguardava para mostrar o resultado do exame. “Foi bom, recebi o atendimento que eu precisava”. A dona de casa Ismália Andrade, do Serra Morena, foi a UPA com a filha de 5 anos. “Achei muito bom, é uma alternativa para identificar os pontos que podem melhorar no atendimento. Minha filha foi atendida, fez exames e recebeu o medicamento”.

CRESOL – (Maio/junho 2025)
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Pilates e longevidade: por que a prática é ideal para todas as idades

Pilates e longevidade: por que a prática é ideal para todas as idades

Portal Araxá 30/06/2025
29 de junho – Dia Mundial da Conscientização da Esclerose Sistêmica

29 de junho – Dia Mundial da Conscientização da Esclerose Sistêmica

Portal Araxá 27/06/2025
Doenças renais podem surgir em qualquer idade

Doenças renais podem surgir em qualquer idade

Portal Araxá 27/06/2025
Mapeamento tecnológico nas unidades de saúde vai agilizar atendimentos em Araxá

Mapeamento tecnológico nas unidades de saúde vai agilizar atendimentos em Araxá

Portal Araxá 26/06/2025
Inverno e alergias: brinquedos podem ser vilões invisíveis na saúde das crianças

Inverno e alergias: brinquedos podem ser vilões invisíveis na saúde das crianças

Portal Araxá 25/06/2025
Pilates: uma técnica eficiente para quem deseja melhorar a qualidade de vida

Pilates: uma técnica eficiente para quem deseja melhorar a qualidade de vida

Portal Araxá 23/06/2025