Projeto de criação do Centro de Inovação de Araxá é único do Estado habilitado
Educação

Projeto de criação do Centro de Inovação de Araxá é único do Estado habilitado

Projeto de criação do Centro de Inovação de Araxá é único do Estado habilitado

A Financiadora Nacional de Estudos e Projetos – FINEP divulgou os resultados da etapa de habilitação preliminar da chamada pública de apoio a Centros de Inovação em todo país. Araxá foi a única cidade de Minas Gerais a ser aprovada nesta etapa, seguindo o projeto para a etapa de avaliação de mérito, com estimativa do resultado final prevista para Agosto / 2022. O resultado da primeira etapa da habilitação foi divulgado pelo Governo Federal na última semana e pode ser acessado no site da Finep ( www.finep.gov.br ).

O Projeto de Estruturação e Operacionalização do Centro de Inovação de Araxá – “CI ARAXÁ” foi proposto pela Fundação Cultural de Araxá, entidade mantenedora do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), a Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e mais de 20 instituições parceiras, dentre elas, Cefet-MG, Sebrae-MG, Câmara Municipal de Araxá, empresas e entidades de classe locais.

Divulgação

O apoio do Governo do Estado ao projeto se dará por meio de contrapartida financeira no valor de até R$ 777.000,00 (setecentos e setenta e sete mil reais), fundamental para viabilizar o projeto. O repasse do recurso será realizado pelo Governo de Minas Gerais, caso o projeto seja aprovado na etapa final.

O investimento total do projeto é de R$ 4.042.848,12 e as ações previstas, caso o projeto seja aprovado nas próximas etapas, beneficiarão empresas e indústrias, startups, pesquisadores, alunos, professores e toda a comunidade de Araxá e região.

A proposta prevê a estruturação de laboratórios de prestação de serviços tecnológicos focados em indústria 4.0, agro 4.0 e TICs, estruturação de um HUB para a geração de conexões e negócios, espaço de coworking para abrigar empresas, um calendário de eventos de alcance nacional, capacitações, treinamentos e muitas outras.

O projeto foi elaborado por professores do Uniaraxá e especialistas em captação de recursos, contratados pelo Uniaraxá. Após a etapa de habilitação preliminar, a próxima etapa é a avaliação de mérito, cujo resultado sairá ao final de julho.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano César da Silva, o projeto é uma construção de inovação tecnológica de toda a cidade.

“Pela primeira vez, temos todas as principais entidades da cidade unidas em torno de um projeto tão importante para o desenvolvimento tecnológico de toda a região. É um enorme avanço para as cidades da microrregião é que trará benefícios inovadores para os setores industriais, do agronegócio, social e educacional”, destaca Juliano.

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Colégio São Domingos apoia estudantes no lançamento do Clube do Livro

Colégio São Domingos apoia estudantes no lançamento do Clube do Livro

Portal Araxá 18/06/2025
MEC apoiará 393 cursinhos populares em 2025

MEC apoiará 393 cursinhos populares em 2025

Portal Araxá 11/06/2025
A 5 meses do Enem, especialista dá 5 orientações para obter um bom desempenho na redação

A 5 meses do Enem, especialista dá 5 orientações para obter um bom desempenho na redação

Portal Araxá 04/06/2025
Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Portal Araxá 27/05/2025
Inep divulga resultados de recursos de atendimento para o Encceja

Inep divulga resultados de recursos de atendimento para o Encceja

Portal Araxá 21/05/2025
MEC prorroga até sexta inscrições de cursinhos populares

MEC prorroga até sexta inscrições de cursinhos populares

Portal Araxá 15/05/2025