PMA – 2025 (ABRIL)
Projeto Vereadores no Comando é realizado em Araxá
Política

Projeto Vereadores no Comando é realizado em Araxá

Projeto Vereadores no Comando é realizado em Araxá

Parlamentares de dez cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba participaram do Encontro

Na tarde de quinta-feira (07), o Plenário da Câmara Municipal de Araxá recebeu uma Reunião do Projeto Vereadores no Comando, realizado pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam). O evento está percorrendo diversas cidades do Estado para a realização de debates relacionados a assuntos como o Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e Novos Desafios do Mandato de Vereador.

Participaram do evento, Presidentes de Câmaras e Vereadores representando as cidades de Araxá, Campos Altos, Indianópolis, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, São Gotardo, Tapira, Uberaba e Uberlândia. A Mesa de honra foi composta por John Wercollis – Prefeito de Pratinha, Alexandre Nogueira – Presidente da Câmara de Uberlândia e Luiz Dutra – Presidente da Câmara de Uberaba e Vice-Presidente da Abracam.

O Presidente do Legislativo Araxaense, Vereador Fabiano Santos Cunha, conduziu os trabalhos do encontro destacando a presença de um grande número de Parlamentares representando dez cidades da região.

Rogério Rodrigues, Presidente da Abracam, abriu o encontro destacando que o objetivo do Projeto é valorizar o vereador, que é o principal ator da política brasileira, inserindo a categoria no contexto da política Estadual. Ele esclareceu o objetivo final das visitas: “Será elaborado um plano de desenvolvimento integrado para ser apresentado aos pré-candidatos do Governo de Minas Gerais. Esse documento será um instrumento para que os Vereadores participem da discussão”.

Em sua palestra o Presidente da Abracam defendeu a atuação dos Vereadores que, na opinião dele, não podem ser responsabilizados pelas mazelas do Brasil. Ele chamou a atenção para números que comprovam que o gasto com um vereador é muito pequeno quando comparado ao de um Deputado Estadual ou Federal, e por isso, ele luta contra projetos que pretendem acabar com o subsídio dos Vereadores.

Luiz Henrique Kirchner, Diretor Nacional de Assuntos Estratégicos da Abracam, Cientista Político e Especialista em Gestão Pública, foi o segundo Palestrante da tarde. Ele esclareceu que o Projeto pretende capacitar vereadores, servidores e assessores, trabalhar para melhorar a infraestrutura, dando ferramentas para o trabalho parlamentar e provocar a população para participar ativamente da política.

Ele apresentou 12 propostas da iniciativa, dentre elas destacam-se: aumentar a autonomia dos municípios, viabilizar a criação do Espaço do Vereador em Brasília, da Casa do Vereador em Belo Horizonte e na capital federal. O objetivo é apoiar os parlamentares nas Capitais. Ainda, lutar pela criação de mecanismos de participação dos vereadores no Processo Legislativo Nacional e representar e ouvir os vereadores de Minas nas decisões do Senado.

Os Vereadores presentes puderam participar dando depoimentos sobre o trabalho parlamentar e sobre as dificuldades enfrentadas por eles, em cada um dos Municípios. As próximas reuniões do Projeto irão ocorrer nas cidades de São Francisco (12/06), Porteirinha (14/06), São João do Paraíso (15/06) e Grão Mogol (16/06).

GIGA+ Janeiro 2025
Política

Mais notícias da Categoria Política

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei em Reunião Extraordinária

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei em Reunião Extraordinária

Portal Araxá 03/04/2025
Vereadores aprovam recomposição de servidores e agentes políticos do Poder Executivo

Vereadores aprovam recomposição de servidores e agentes políticos do Poder Executivo

Portal Araxá 02/04/2025
Câmara Municipal realiza Audiência Pública e cobra investimentos da Cemig para melhoria no fornecimento de energia em Araxá

Câmara Municipal realiza Audiência Pública e cobra investimentos da Cemig para melhoria no fornecimento de energia em Araxá

Portal Araxá 27/03/2025
Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza cessão temporária de servidores a organizações de utilidade pública

Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza cessão temporária de servidores a organizações de utilidade pública

Portal Araxá 07/03/2025
A denúncia de Bolsonaro; a delação de Mauro Cid; e as nulidades do processo

A denúncia de Bolsonaro; a delação de Mauro Cid; e as nulidades do processo

Portal Araxá 24/02/2025
Vereadores visitam McCain e conhecem linha de produção da empresa canadense

Vereadores visitam McCain e conhecem linha de produção da empresa canadense

Portal Araxá 20/02/2025