ALMG – Campanha: ATITUDE /Junho.Agosto2025
Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores
Política

Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores

Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá foi realizada na tarde desta terça-feira (17). Durante o Grande Expediente, respeitando o revezamento semanal entre os parlamentares, seis vereadores usaram a tribuna: Rodrigo do Comercial Aeroporto, Investigador Rodrigo, João Veras, Maristela Dutra, Marciony Sucesso, e Kaká da Mercearia.

Os vereadores apresentaram diversas propostas voltadas à saúde, infraestrutura, transparência, educação e inclusão. Rodrigo do Comercial Aeroporto solicitou o reajuste do auxílio para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e cobrou providências sobre contratos e pagamentos de servidores. Investigador Rodrigo apresentou projetos voltados à assistência social, esporte e saúde, solicitando a ampliação do propôs a ampliação da equipe do Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar (PIID). João Veras propôs melhorias na infraestrutura e homenagens à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), além de apoiar ações de saúde e regularização fundiária. Maristela Dutra defendeu mais transparência na saúde, além de propor a criação do Fundo Municipal de Apoio ao Estudante Universitário e da Educação Técnica e Tecnológica (FUMAE). Marciony Sucesso propôs exigências para novos empreendimentos, a criação de um aplicativo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e livros em braille nas escolas. Já Kaká da Mercearia focou em mobilidade, acessibilidade e relatou visitas institucionais que destacaram boas práticas em saúde e esportes.

Projetos Aprovados:

Durante a Ordem do Dia foram aprovados seis projetos de lei e dois projetos de emenda à Lei Orgânica. Dentre as matérias aprovadas destacam-se a celebração de termos de fomento com três Associações de Catadores de Materiais Recicláveis e um termo de fomento com a Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá, concedendo contribuição no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), em apoio à realização do evento “ExpoQueijo Brasil 2025- Internacional Cheese Awards”, que será realizado entre os dias 26 e 29 de junho de 2025, no complexo do Grande Hotel do Barreiro.

Confira a lista completa dos projetos aprovados:

Projeto de Lei 59/2025: Declara de Utilidade Pública Municipal e dá outras providências – Associação Abamas – Associação Batista Manancial de Assistência Social. Autores: Vereadores  Kaká da Mercearia, João Paulo da Filomena e Chicão Jesus Te Ama.

Projeto de Lei 121/2025: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação Amigos Catadores de Materiais Recicláveis de Araxá e Região – Reciclagem Dona Beja. Autor: Executivo.

Projeto de Lei 122/2025: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araxá – RECICLARA. Autor: Executivo.

Projeto de Lei 123/2025: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá. Autor: Executivo.

Projeto de Lei 124/2025: Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com a Associação de Catadores de Papel, Plástico, Metal e Vidro de Araxá – Foco Ambiental. Autor: Executivo.

Projeto de Lei 125/2025: Dispões sobre denominação de logradouro público, Avenida Francisco Matias Oliveira a atual Avenida A do loteamento Parque dos Bem-Te-Vis, situado nesta urbe. Autor: Executivo.

Projeto de Emenda à Lei Orgância 01/2025: Revoga o § 1º do artigo 35 da Lei Orgânica do Município de Araxá. Autores: Vereador Roberto do Sindicato, João Paulo da Filomena, Maristela, Alexandre, Garrado e Chicão Jesus te Ama

Projeto de Emenda Lei Orgânica 02/2025: Altera-se a redação do artigo 42 da Lei Orgânica do Município de Araxá. Autores: Vereador Roberto do Sindicato, João Paulo da Filomena, Maristela, Alexandre, Garrado e Chicão Jesus te Ama

A íntegra das matérias pode ser acessada no site da Câmara: araxa.mg.leg.br.

Tribuna:

Rodrigo do Comercial Aeroporto

O vereador Rodrigo do Comercial Aeroporto foi o primeiro orador da tarde. Ele apresentou uma série de iniciativas com foco em saúde, infraestrutura e transparência administrativa. Destaque para o Projeto de Lei que propõe o reajuste dos valores do auxílio TFD (Tratamento Fora de Domicílio), com o objetivo de garantir condições dignas a pacientes que precisam se deslocar para outros municípios em busca de tratamento.

O parlamentar cobrou do Executivo mais transparência no contrato com a empresa Vera Cruz e a regularização do pagamento das férias-prêmio de 385 servidores municipais, cujos processos estão paralisados. Rodrigo destacou que a justificativa da Prefeitura, que alega falta de recursos, precisa ser comprovada com documentos, e cobrou providências.

O vereador também apresentou solicitação formal para que o terreno público abandonado na Rua Arlete Soares, no Residencial Max Newman, seja destinado à construção de uma praça pública ou de um Ambulatório Médico Especializado (AME), garantindo benefícios diretos à comunidade local. Rodrigo cobrou ações emergenciais para a Rua Creusa Luiza de Oliveira, no Bairro Jardim América, solicitando a realização imediata de operação tapa-buracos e a inclusão da via no cronograma de recapeamento e melhorias estruturais.

Investigador Rodrigo

O vereador Investigador Rodrigo apresentou diversas iniciativas de cunho social e incentivo ao esporte. Um dos principais destaques foi o Projeto “Mãos que Cuidam”. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social com recursos do Fundo Municipal do Idoso, oferece cuidado domiciliar humanizado a idosos em situação de vulnerabilidade, além de formar profissionais e transformar a realidade de muitas famílias.

O vereador também celebrou o trabalho do Grupo Black Ops (GBO), equipe oficial de Airsoft da cidade, por meio de uma Moção de Aplauso. A homenagem reconhece o papel da prática esportiva na promoção da disciplina, inclusão social e cultura da paz. Em complemento, Rodrigo apresentou indicação sugerindo a cessão de um espaço adequado a fim de garantir melhores condições para treinamentos e demais atividades desenvolvidas pelo grupo.

Na área da saúde, o vereador propôs a ampliação da equipe do Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar (PIID), com a contratação de mais fisioterapeutas. Também foram apresentadas indicações solicitando a criação de vagas de estacionamento no entorno do Viaduto Lúcia Ignez M. de Paula, e o Projeto de Lei que denomina a Rua R, no Loteamento Las Brisas II, como Rua Pâmela Flávia da Trindade, uma homenagem à jovem araxaense falecida em 2020.

João Veras

Entre os destaques dos assuntos abordados em tribuna pelo vereador João Veras, está o Projeto de Lei que propõe denominar uma via pública como Rua Itamar dos Reis. O parlamentar também protocolou uma Moção de Congratulações à 183ª Companhia do 37º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, reconhecendo os relevantes serviços prestados à segurança pública da cidade e os índices positivos alcançados em 2024, como a redução de furtos, roubos e crimes na zona rural.

Na área de infraestrutura urbana, o vereador solicitou a repintura da sinalização horizontal de trânsito no Bairro Serra Morena, destacando o risco de acidentes causado pela pintura desgastada. João Veras também cobrou o recapeamento asfáltico das ruas Sebastião Marcelino e Ramiro Moreira, no Bairro Domingos Zema.

Outras ações de destaque incluem o apoio à instalação de uma unidade do Hospital Hélio Angotti no Bairro Urciano Lemos, com previsão de entrega do projeto arquitetônico em 30 dias, e o trabalho contínuo para emissão de escrituras definitivas para moradores dos bairros Alvorada e Urciano Lemos. Em uma iniciativa solidária, o vereador também viabilizou, junto ao Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary, a entrega de duas cadeiras de rodas à Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ana Pinto de Almeida, atendendo diretamente a uma demanda dos moradores da região.

Maristela Dutra

A vereadora Maristela apresentou importantes iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação, da saúde e da transparência pública em Araxá. Ela apresentou Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Apoio ao Estudante Universitário e da Educação Técnica e Tecnológica – FUMAE, no âmbito do Município de Araxá. Maristela também propôs a denominação de uma via pública como Rua Valdenir Amaral Neiva.

No campo da transparência e da saúde, apresentou requerimentos solicitando documentos detalhados sobre os pagamentos de plantões médicos realizados entre outubro de 2024 e maio de 2025, além de questionamentos sobre o repasse do incentivo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), referente ao ano de 2020. A parlamentar também cobrou maior respeito à liberdade de expressão nas redes sociais da Prefeitura. Por meio de indicação, pediu que os comentários deixem de ser bloqueados nas publicações oficiais.

Na área da segurança pública, Maristela solicitou a instalação de um sistema de videomonitoramento e o reforço da presença da Guarda Municipal nas proximidades da Escola Estadual Dom José Gaspar, no bairro São Pedro. Além disso, protocolou requerimento à COPASA exigindo informações e providências sobre o funcionamento do reservatório de água que está sendo instalado no bairro Guilhermina Vieira Chaer. Por fim, a vereadora indicou que a verba de R$ 100 mil, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Fred Costa, seja destinada integralmente à Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (FAMA).

Marciony Sucesso

O vereador Marciony Sucesso apresentou propostas voltadas ao crescimento urbano planejado e à valorização dos espaços públicos. Entre os destaques está o Projeto de Lei que obriga novos empreendimentos imobiliários de médio e grande porte a reservarem áreas para a instalação de equipamentos públicos como praças, escolas, creches e unidades de saúde.

O parlamentar também indicou a construção de uma nova praça no entorno da “Matinha”, no Bairro Novo São Geraldo, com estrutura completa para lazer e bem-estar, e solicitou a instalação de iluminação pública na Rua Horizontina Pena Cruz, visando proporcionar mais segurança aos moradores. Na área da segurança pública, Marciony reforçou a necessidade de instalação do sistema de videomonitoramento “Olho Vivo” na Praça José Batista Alves, localizada na Avenida Pedro de Paula Lemos.

O vereador também apresentou iniciativas nas áreas de saúde, inovação e inclusão. Marciony propôs a criação de um aplicativo municipal para o agendamento de consultas e exames pelo SUS, com recursos como notificações, histórico médico e acessibilidade para deficientes visuais. Já no campo da educação inclusiva, apresentou um Projeto de Lei que determina a oferta de livros em braille nas bibliotecas das escolas públicas municipais, promovendo o direito à leitura e ao aprendizado para alunos com deficiência visual.

Kaká da Mercearia

O primeiro secretário da mesa diretora apresentou diversas indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade em Araxá. Dentre as principais demandas, está o pedido urgente de um estudo de trânsito na Rua Primavera, no Bairro Parque das Flores, devido ao aumento do fluxo de veículos em alta velocidade após recentes mudanças viárias. O vereador também solicitou o recapeamento asfáltico das ruas Lara Jacqueline Alves (Novo Horizonte) e Maria Guimarães Faria (Alvorada), ambas com pavimentos deteriorados, comprometendo a segurança de pedestres e motoristas.

Com foco na acessibilidade, Kaká indicou a construção de uma rampa de acesso no ponto de ônibus da Rua Dedé Palhares, no Bairro Alvorada, além da instalação de sinalização adequada no local. Ainda pensando na segurança dos pedestres, o parlamentar sugeriu a implantação de uma faixa de pedestres na Avenida Amazonas, no Bairro São Geraldo, para facilitar a travessia da população entre os pontos mais movimentados da via. Também foi apresentado um Projeto de Lei que denomina a Rua 8 do loteamento Monte Carlo III como Rua Luiz Carlos Vicente.

Além das proposições legislativas, o vereador relatou duas visitas institucionais realizadas. Em Uberaba, esteve na Casa de Apoio aos pacientes de Araxá, onde destacou o atendimento humanizado prestado pelas servidoras e elogiou as melhorias no local. Já em Sacramento, visitou a Secretaria de Esportes e se impressionou com a estrutura oferecida gratuitamente à população, incluindo modalidades diversas e quadras cobertas, inclusive na zona rural.

Move – Pilates
Política

Mais notícias da Categoria Política

Câmara Aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 e mais 22 Projetos de Lei

Câmara Aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 e mais 22 Projetos de Lei

Portal Araxá 16/07/2025
LDO 2026: Vereadores analisam projeto e aprovam pedido de vistas

LDO 2026: Vereadores analisam projeto e aprovam pedido de vistas

Portal Araxá 11/07/2025
Infraestrutura, acessibilidade e cultura marcam pronunciamentos na Câmara de Araxá

Infraestrutura, acessibilidade e cultura marcam pronunciamentos na Câmara de Araxá

Portal Araxá 11/07/2025
Tribuna da Câmara destaca demandas por saúde, cultura e acessibilidade urbana

Tribuna da Câmara destaca demandas por saúde, cultura e acessibilidade urbana

Portal Araxá 04/07/2025
Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 é debatida em Audiência Pública

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 é debatida em Audiência Pública

Portal Araxá 23/06/2025
Sessão Legislativa da Câmara aprova convênios com a Associação dos Estudantes e AMPARA

Sessão Legislativa da Câmara aprova convênios com a Associação dos Estudantes e AMPARA

Portal Araxá 12/06/2025