PMA – 2025 (ABRIL)
Robson Magela relata problema enfrentado por servidores da Secretaria Municipal de Educação
Política

Robson Magela relata problema enfrentado por servidores da Secretaria Municipal de Educação

Robson Magela relata problema enfrentado por servidores da Secretaria Municipal de Educação

Ao usar a tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 15 de maio, o vereador Robson Magela (PRB) falou do problema enfrentando pelos servidores da Secretaria Municipal de Educação que ingressaram na Prefeitura de Araxá depois de 2009. Esses servidores não têm direito ao recebimento do quinquênio e não tiveram a progressão prevista na lei municipal que criou o Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação.

Robson explicou que, de acordo com esta lei, os servidores que ingressaram nos quadros da carreira da Secretaria Municipal de Educação a partir da data da sua publicação, que foi no final de 2009, não receberiam o adicional de quinquênio porque teriam direito à progressão horizontal. Já os servidores da Secretaria de Educação que estavam sob o regime de recebimento de quinquênios quando a lei foi publicada tiveram 90 dias para escolher entre o quinquênio e a progressão.

“O problema é que os servidores da Educação que entraram na Prefeitura depois de 2009 não tiveram nenhuma progressão, pois o Plano de Carreira até hoje não foi colocado em prática. Os servidores das outras áreas que ingressaram na Prefeitura junto com os da Educação já começaram a receber os seus quinquênios. Enquanto isso os servidores da Educação estão no prejuízo, pois ficaram sem quinquênio e sem progressão”, disse o parlamentar.

O vereador lembrou que a progressão é um direito líquido e certo dos servidores da Educação. Ele lembrou que a Prefeitura tem registrado seguidos superávits financeiros nos últimos anos e por isto não pode alegar dificuldade financeira para tentar justificar o não cumprimento da progressão.

“A alternativa para que o Plano de Carreira da Educação seja cumprido é a Justiça. Os servidores prejudicados têm que procurar o sindicato e exigir que ele acione a Justiça, por meio de um mandado de segurança, para tenham a progressão prevista na legislação municipal”, salientou Robson.

Limpeza da avenida Dâmaso Drummond

Robson ainda apresentou uma indicação solicitando que a Prefeitura de Araxá realize a limpeza do canteiro central de toda a extensão da avenida Dâmaso Drummond e das rotatórias existentes ao longo da via.

Ele informou que o canteiro central dessa avenida é bastante utilizado por pessoas que fazem caminhada ou que apenas passam por ali a caminho de casa, da escola ou do trabalho e que convivem diariamente com o mato alto no local.

“Já o mato alto nas rotatórias dessa mesma avenida prejudica a visibilidade de motoristas e pedestres, o que pode causar acidentes. Além disso, uma das rotatórias com mato alto está localizada bem em frente à escadaria do Parque do Cristo, que é um dos cartões postais de Araxá”, destacou Robson

Indicações

– Que a Prefeitura de Araxá tome providências em relação à erosão existente no final da rua Irinéia Luzia Dudasch (antiga rua 4) no bairro Boa Vista.

– Implantação de uma faixa de pedestres na avenida Prefeito Aracely de Paula, na altura do posto de saúde do bairro João Ribeiro, antes do cruzamento da via com a rua João Batista Fernandes.

– Construção de uma praça com equipamentos para a prática de exercícios físicos na área institucional existente ao lado do posto de saúde do bairro João Ribeiro, entre a avenida Prefeito Aracely de Paula e a rua Zeca do Alfredo.

Move – Pilates
Política

Mais notícias da Categoria Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 é debatida em Audiência Pública

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 é debatida em Audiência Pública

Portal Araxá 23/06/2025
Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores

Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores

Portal Araxá 18/06/2025
Sessão Legislativa da Câmara aprova convênios com a Associação dos Estudantes e AMPARA

Sessão Legislativa da Câmara aprova convênios com a Associação dos Estudantes e AMPARA

Portal Araxá 12/06/2025
Lei de Governança e Compliance é tema de Fórum Comunitário na Câmara de Araxá

Lei de Governança e Compliance é tema de Fórum Comunitário na Câmara de Araxá

Portal Araxá 12/06/2025
Cidadania, segurança, saúde e transparência marcam a 19ª Reunião Ordinária da Câmara de Araxá

Cidadania, segurança, saúde e transparência marcam a 19ª Reunião Ordinária da Câmara de Araxá

Portal Araxá 09/06/2025
O suposto uso político da camisa da Seleção Brasileira

O suposto uso político da camisa da Seleção Brasileira

Portal Araxá 08/05/2025