GIGA+ Janeiro 2025
Romeu Zema participa de seminário sobre gestão pública municipal
Política

Romeu Zema participa de seminário sobre gestão pública municipal

Romeu Zema participa de seminário sobre gestão pública municipal

No evento, governador reforçou a importância da aprovação de reformas estruturais que incluam as cidades mineiras

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (12/2), do “Seminário Gestão Pública Municipal: novas legislações aplicáveis aos municípios e eleições 2020”, realizado pelo Instituto Plenum Brasil, no auditório do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.

Belo_Horizonte_MG, 12 de Janeiro de 2020
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema participou do Seminário gestão pública: eficiência e legislações aplicáveis aos municípios
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Com o objetivo de capacitar prefeitos e gestores municipais, o evento é composto por painéis com autoridades e expoentes do direito público, trabalhando temas como as mudanças nas cobranças de taxas nos municípios e a nova dinâmica para receber emendas parlamentares dos deputados federais.

Diante da plateia composta por gestores públicos, o governador voltou a defender a necessidade da aprovação, pelo Legislativo mineiro, de reformas estruturais para que o Estado volte a ter capacidade de investimento e avance no desenvolvimento econômico e social.

“Temos que repensar o Estado. Vamos encaminhar para a Assembleia Legislativa a reforma da Previdência, na qual queremos incluir os municípios. O setor público vai ter de se reinventar para poder contribuir com a população, que já paga tantos impostos. Então, os deputados estaduais vão ter um ano de grandes desafios, como eu: votar a reforma da Previdência estadual e municipal, votar o Regime de Recuperação Fiscal e votar privatizações”, afirmou Romeu Zema.

Ele destacou ainda a necessidade de reestruturação completa do Estado, para que a corrupção seja erradicada e o ônus financeiro deixe de recair somente sobre a população, por meio do pagamento de impostos.

“Nós vamos precisar conduzir essas mudanças. Nós sabemos que o Brasil passou por uma crise moral, um período em que a corrupção parecia ser a normalidade e a eleição de 2018, talvez, tenha sido um basta nesse sistema que privilegiou o que era errado”, enfatizou.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Carlos Arantes, também frisou que o compromisso de salvar o Estado deve estar em todas as esferas, inclusive no Legislativo.

“Romeu Zema realmente assumiu o Estado em situação muito difícil, mas já conseguiu subir vários degraus. Porém, existem alguns degraus pesados ainda, como o Plano de Recuperação Fiscal. Eu tenho dito que, hoje, o principal papel do agente político é contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, para que o Estado saia desse buraco. Posso dizer que o governador está fazendo a sua parte, mas ele sozinho não consegue. E é hora de cada vereador, cada prefeito, ter diálogo com o seu deputado, porque as ações de contribuição serão penosas, terão desgaste. Salvar Minas Gerais não vai ser na alegria, vai ser na dor”, disse.

O fundador e diretor do Instituto Plenum Brasil, André Azevedo, ressaltou a importância da renovação política para alcançar as mudanças necessárias.

“Hoje, neste evento, a palavra que define é desafio. O nosso governador pegou um Estado com muitas dificuldades financeiras, e isso é um ato de coragem. Essa gestão tem dado uma cara de dinamismo para uma estrutura tão arcaica. Política não é um lugar de pessoas acomodadas”, afirmou.

O deputado Guilherme da Cunha lembrou que novas formas de fazer política também podem evitar que os municípios fiquem tão sobrecarregados com a busca por recursos.

“A constituição federal coloca um mundo de atribuições em cima de prefeitos e gestores municipais, mas entrega muito pouco suas receitas próprias aos municípios. E isso é ruim, porque faz com que o precioso tempo em que cada gestor poderia estar olhando para a sua cidade seja gasto fazendo contato com o poder público em Brasília e em Belo Horizonte”, defendeu.

Também participaram da cerimônia o membro do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais, Lucas Bessoni; o reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Luciano Sathler; entre outras autoridades.

Crédito (fotos): Pedro Gontijo/Imprensa MG

Bem Brasil – fevereiro

Mais notícias da Categoria Política

Parlamentares aprovam projetos para apoio à realização da Copa do Mundo de Mountain Bike 2025 e da 45ª Expoaraxá

Parlamentares aprovam projetos para apoio à realização da Copa do Mundo de Mountain Bike 2025 e da 45ª Expoaraxá

Portal Araxá 09/04/2025
Vereadores aprovam dois Projetos de Lei em Reunião Extraordinária

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei em Reunião Extraordinária

Portal Araxá 03/04/2025
Vereadores aprovam recomposição de servidores e agentes políticos do Poder Executivo

Vereadores aprovam recomposição de servidores e agentes políticos do Poder Executivo

Portal Araxá 02/04/2025
Câmara Municipal realiza Audiência Pública e cobra investimentos da Cemig para melhoria no fornecimento de energia em Araxá

Câmara Municipal realiza Audiência Pública e cobra investimentos da Cemig para melhoria no fornecimento de energia em Araxá

Portal Araxá 27/03/2025
Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza cessão temporária de servidores a organizações de utilidade pública

Vereadores aprovam Projeto de Lei que autoriza cessão temporária de servidores a organizações de utilidade pública

Portal Araxá 07/03/2025
A denúncia de Bolsonaro; a delação de Mauro Cid; e as nulidades do processo

A denúncia de Bolsonaro; a delação de Mauro Cid; e as nulidades do processo

Portal Araxá 24/02/2025