Move – Pilates
Seminário de Câmaras é aberto em Araxá com presenças de autoridades estaduais e nacionais
Política

Seminário de Câmaras é aberto em Araxá com presenças de autoridades estaduais e nacionais

Seminário de Câmaras é aberto em Araxá com presenças de autoridades estaduais e nacionais

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi um dos presentes na noite especial

Foi aberto na noite dessa quinta-feira (14), no Teatro Municipal de Araxá, o 1º Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, evento coorganizado pelos Poderes Legislativos das cidades de Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. Representantes dos 66 municípios que compõe a macrorregião do Triângulo e Alto Paranaíba participam por dois dias de palestras e debates, além da troca de experiencias entre cerca de 300 parlamentares dessas cidades.

A solenidade de abertura do evento, aconteceu com a presença de diversas autoridades, regionais, estaduais e nacionais, como os Prefeitos de Araxá, Aracely de Paula, de Uberaba, Paulo Piau, de Pedrinópolis, Antônio José Gundin, de Patinha, John Wercollis de Moraes, além dos Deputados Federais Marcos Montes e Mário Heringer, o Deputado Estadual Bosco, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Presidente da Câmara Federal, o Deputado Rodrigo Maia. Ainda, presidentes de Câmaras e Vereadores das cidades da região e de outras localidades de Minas Gerais

União das forças políticas, interação entre as Casas Legislativas, fortalecimento e capacitação dos agentes públicos. Esses são alguns dos objetivos do 1º Seminário de Câmaras Municipais. São cinco palestras nos dois dias, que tratam, por exemplo, da judicialização, orçamento impositivo, desafios da gestão pública, direito digital, redes sociais e internet e improbidade por ato legislativo.

Na cerimônia de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha, como anfitrião da noite, cumprimentou e agradeceu cada um dos parceiros que ajudaram a viabilizar o evento, que acontece de forma gratuita a todos os participantes, o que é um dos diferenciais do Seminário. “Queremos desejar as boas-vindas a cada um dos colegas vereadores que aqui estão. Araxá está orgulhosa em receber cada um de vocês aqui para bons momentos de aprendizado e debates sobre nossas necessidades e prioridades”, disse.

Francisco Frechiani, Presidente da Câmara de Patos de Minas, afirmou que a ideia do Seminário não é pensar apenas no bem de um ou outra cidade, mas no Triângulo e Alto Paranaíba como um todo, mostrando a força que a macrorregião tem em Minas e no Brasil. “Se pretendíamos que nossa voz chegasse a Brasília, nosso grito chegou muito antes. Temos na nossa região, inúmeras demandas que não conseguiremos resolver separadamente. A nós, interessa o desenvolvimento de todos. Somos nós, os vereadores, aqueles que somos a tábua de salvação de muitas de nossas comunidades”.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, destacou que o Seminário do Triângulo pode se tornar um exemplo e ser copiado em outras localidades brasileiras. “Essa possibilidade da troca de experiências, de palestras com áreas específicas, com profissionais e técnicos específicos. Acho que é um aprendizado para cada uma das Câmaras de Vereadores e essas Câmaras se ajudam uma a outra. Acho que é uma ideia muito boa esse encontro e isso pode expandir para o Brasil, ter a participação da Câmara dos Deputados, que tem experiência e pode colaborar com as Câmaras de Vereadores do país”, destacou Maia.

O Presidente da Câmara de Uberlândia, Alexandre Nogueira, ressaltou, em seu discurso, que o Seminário vai ser ainda um momento de reflexão para todos os vereadores e demais envolvidos. “Temos que pensar na maneira de fazer política, na maneira de agir e nos novos tempos. Toda riqueza é produzida nos municípios e a grande parte vai para os governos estadual e federal. Os municípios sofrem muito, porque quando precisam receber aquilo que lhe é devido, o governo federal demora e o estadual nunca paga. São os vereadores que ouvem a população de perto e essa mesma população está carente de serviços”.

Em sua fala, o Prefeito Aracely de Paula também desejou boas vindas aos participantes e os votos de sucesso nos debates e construção de ideias que com certeza surgirão com as palestras que serão promovidas. “Estamos todos lutando por esse país, para que aquilo que está acontecendo nesse momento seja página virada. Compete a nós essa arrancada. Como uma semente lançada num solo fértil, esse seminário acontece num momento importante para a brasilidade. Aqui se planta a árvore da esperança, a arvore do futuro. Esse seminário será o embrião de outros em várias cidades, onde pulsa o sentimento da mudança”, lembrou.

Em razão do avançar da hora e o prolongamento da solenidade de abertura, a palestra de Romeu Zema Neto, que aconteceria após a cerimônia, foi transferida para a sexta-feira, visando ainda atender parlamentares que não conseguiram chegar na quinta para a abertura do evento. Nessa sexta (15), a partir de 8h, começa a maratona de palestras e debates do 1º Seminário, ainda nas dependências do Teatro Municipal. Ao final do dia, as demandas levantadas farão parte de um documento que será enviado aos governos estadual e federal.

CDK – Permuta
Política

Mais notícias da Categoria Política

Município apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 em Audiência Pública

Município apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 em Audiência Pública

Portal Araxá 26/02/2026
Saúde, infraestrutura e políticas sociais marcam a 48ª Reunião Ordinária da Câmara

Saúde, infraestrutura e políticas sociais marcam a 48ª Reunião Ordinária da Câmara

Portal Araxá 25/02/2026
Câmara de Araxá debate fiscalização de aplicativos de mobilidade urbana

Câmara de Araxá debate fiscalização de aplicativos de mobilidade urbana

Portal Araxá 12/02/2026
Câmara de Araxá realiza primeira sessão do ano com uso da tribuna e aprova projetos de fomento a entidades

Câmara de Araxá realiza primeira sessão do ano com uso da tribuna e aprova projetos de fomento a entidades

Portal Araxá 12/02/2026
Caminhada pela Justiça e Liberdade expõe reação da direita aos excessos institucionais e ao desgaste do governo

Caminhada pela Justiça e Liberdade expõe reação da direita aos excessos institucionais e ao desgaste do governo

Portal Araxá 21/01/2026
Brasil encerra 2025 com maior dívida pública da história em meio a turbulência política e desafios sociais

Brasil encerra 2025 com maior dívida pública da história em meio a turbulência política e desafios sociais

Portal Araxá 13/01/2026