GIGA+ Janeiro 2025
Vem aí o 29º Encontro de Folia de Reis da Capela Mártir Filomena
Cultura

Vem aí o 29º Encontro de Folia de Reis da Capela Mártir Filomena

Vem aí o 29º Encontro de Folia de Reis da Capela Mártir Filomena

A valorização da cultura e do folclóre popular

De 02 a 05 de maio, Araxá vai sediar a edição 2019 do tradicional Encontro de Folia de Reis da Capela Mártir Filomena. Um evento popular que mistura cultura, arte, música, folclore e devoção; tudo reunido em um único espaço. Este ano a 29ª edição do Encontro de Folias de Reis da Capela Mártir Filomena, vai estar recheada de atrações culturais e artísticas voltadas para toda a comunidade, com acessibilidade, conforto e segurança. O evento terá como palco o espaço cultura da Capela da Mártir Filomena, situada à Rua Honório de Paiva Abreu, 505, bairro Bela Vista.

O Encontro cultural, popular e gratuito é promovido pela Associação da Capela Mártir Filomena e realizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do governo federal, com o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e parceiros – Pronac 183730.

Este ano, a festa que já ficou famosa pelo resgate de uma tradição cultural e folclórica que ainda sobrevive em algumas cidades do interior do Brasil, deve receber em torno de 15 mil pessoas de Araxá, região e até de outros Estados. Segundo o presidente da Associação da Capela Mártir Filomena, Elcimar Gilberto da Silva, o Beto, é grande a expectativa da organização em relação ao sucesso da festa. “Nós conseguimos um apoio cultural muito importante, que com certeza vai nos ajudar na promoção de um evento de melhor qualidade e segurança para todos”. Beto acrescenta ainda que a festa já virou tradição em toda região, “porque é um evento popular que divulga as raízes culturais mantendo vivo o resgate do rico folclore regional do interior de Minas Gerais”. Segundo ele, a festa recebe pessoas de várias cidades de Minas e até de outros Estados. “Gente que vem atraída pela riqueza cultural e genuína da verdadeira arte que se expressa na tradição regional do rico folclore das Folias de Reis, que nas pequenas cidades do interior ainda resistem ao tempo e é símbolo de fé, devoção e promoção social”, ressalta. O presdiente Beto destaca que este ano a festa deverá bater o recorde no número de grupos de folias participantes. “Estamos contando com a presença em torno de 50 grupos de Folias de Reis de Araxá, Ibiá, Sacramento, Uberaba, Perdizes, Uberlândia, Tapira, Campos Altos, Indianópolis, Três Marias, João Pinheiro e São Gotardo”, informa.

Durante os quatro dias do Encontro, o público terá várias atrações e atividades artísticas e culturais, como os shows musicais com artistas locais voltados para a valorização dos talentos regionais com destaque para as apresentações de artistas instrumentais, como: Shows Instrumentais com Patrício e Gustavo, Dalila Severo e Leandro Sanfoneiro, Comitiva Magalhães e Zé Floresta e Silverinha Paraguai, além das apresentação dos ternos de reis, além exposição de artesanato sacro.

Finalizando Beto contou que, “e como sempre acontece no encerramento do nosso encontro cultural, no domingo, 05, a partir das 11hs, nós vamos ofertar de graça para os visitantes um farto e delicioso café da manhã e, ao meio dia, será servido um almoço especial, feito no capricho por voluntários e amigos da associação. Toda a comunidade de Araxá e região está convidada para nos ajudar a fazer uma grande festa e, acima de tudo, conhecer e valorizar a arte verdadeira que resgata e preserva a nossa história cultural”, convida Beto.

Move – Pilates
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

24º DANÇARAXÁ 2025 CHEGA AO FIM REAFIRMANDO SUA RELEVÂNCIA NACIONAL

24º DANÇARAXÁ 2025 CHEGA AO FIM REAFIRMANDO SUA RELEVÂNCIA NACIONAL

Portal Araxá 20/08/2025
Araxá recebe o Circuito Literário do Cerrado, que teve abertura oficial com Leila Ferreira

Araxá recebe o Circuito Literário do Cerrado, que teve abertura oficial com Leila Ferreira

Portal Araxá 18/08/2025
Prefeitura de Araxá e ACIA iniciam preparativos para iluminação e decoração natalina de 2025

Prefeitura de Araxá e ACIA iniciam preparativos para iluminação e decoração natalina de 2025

Portal Araxá 13/08/2025
Grupo de dança de Araxá, CDK, participa do 24º Dançaraxá — um dos maiores festivais competitivos do Brasil

Grupo de dança de Araxá, CDK, participa do 24º Dançaraxá — um dos maiores festivais competitivos do Brasil

Portal Araxá 13/08/2025
UBERABA: Feijoada do Jockey 2025 já é no dia 23 de agosto

UBERABA: Feijoada do Jockey 2025 já é no dia 23 de agosto

Portal Araxá 13/08/2025
Araxá Beer Fest será realizado nos dias 14 a 16 de agosto na Fundação Cultural Calmon Barreto

Araxá Beer Fest será realizado nos dias 14 a 16 de agosto na Fundação Cultural Calmon Barreto

Portal Araxá 13/08/2025