Expoqueijo 2026
Prefeitura reúne secretários regionais e apresenta a reestruturação da saúde no município
Saúde

Prefeitura reúne secretários regionais e apresenta a reestruturação da saúde no município

Prefeitura reúne secretários regionais e apresenta a reestruturação da saúde no município

Foi elaborado um plano de ação para melhorar os vazios assistenciais nos atendimentos de média e alta complexidade

Uma reunião para mostrar o trabalho reestruturado de Araxá e com as cidades da microrregião. Nesta terça-feira, 29 de outubro, a Administração Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu um encontro que contou com a participação da promotora Curadora da Saúde, Mara Lúcia Silva Dourado; com representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba e dos municípios que integram a microrregional: Pedrinópolis, Santa Juliana, Pratinha, Campos Altos e Ibiá. Foram discutidos a revisão do fluxo e da assistência da microrregião de Araxá e macrorregião nos procedimentos de média e alta complexidade. A iniciativa da reunião foi do município de Araxá e da microrregião, que vêm enfrentando muitos problemas assistenciais de média e alta complexidade, principalmente no acesso de pacientes aos serviços de alta complexidade no município de referência, que é Uberaba.

A secretária de Saúde, Diane Dutra, vendo a necessidade urgente de discutir tais fluxos, solicitou a presença do Superintendente Regional de Saúde no município, porém o mesmo não pode estar presente, mas foi muito bem representado através do médico responsável pelo SusFácil, José Natal; e da responsável pela Coordenação do Núcleo de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Luana Terada. Diane ressalta, que a participação deles foi essencial para o esclarecimento de dúvidas e apoio na construção do plano de ação para enfrentamento, sugerido por Araxá e pelos municípios da microrregião. “A situação é complexa, mas a reunião foi produtiva e transparente. Foi tão importante que saímos com plano de ação imediato para maior resolutividade dos problemas enfrentados pelos municípios”, completou a secretária.

A promotora Mara Lúcia, comentou que pensando no SUS como um complexo sistema de saúde pública, há uma necessidade permanente de articulação entre os municípios e o Estado. O encontro teve a tônica de estreitar o relacionamento entre os representantes dos municípios que integram a microrregião de Araxá com a Gerência Regional de Saúde. “Araxá e os demais municípios receberam elogios da GRS pela forma técnica e organizacional com que vem trabalhando. Os representantes das cidades expuseram o trabalho que estão fazendo em prol da organização dos serviços, bem como as dificuldades que enfrentam. O que se espera é que a Gerência Regional de Saúde, agora ciente da realidade, possa contribuir na busca de solução para os vários problemas apresentados”, finalizou a promotora.

CDK – Permuta
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Portal Araxá 17/06/2026
Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Portal Araxá 10/06/2026
Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Portal Araxá 08/06/2026
Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Portal Araxá 02/06/2026
Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Portal Araxá 02/06/2026
CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

Portal Araxá 29/05/2026