Expoqueijo 2026
Estudos vão apontar caminhos para reduzir o uso de agrotóxicos no campo
Cidade

Estudos vão apontar caminhos para reduzir o uso de agrotóxicos no campo

Estudos vão apontar caminhos para reduzir o uso de agrotóxicos no campo

Decreto governamental prevê a criação de grupo de trabalho que vai sugerir ações para incentivar a agroecologia e a produção orgânica em Minas Gerais

O Diário Oficial Minas Gerais publicou nesta quinta-feira (27/7) o decreto nº 47.233, assinado pelo governador Fernando Pimentel, que autoriza a criação do Grupo Intersetorial de Redução de Uso de Agrotóxicos e Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica.

De caráter permanente, o grupo vai coordenar estudos e propor ações que visam reduzir, de forma gradual e contínua, a disponibilidade, o acesso e o uso de agrotóxicos no campo. Em paralelo, o grupo também vai trabalhar para incentivar a produção de alimentos orgânicos e a alimentação saudável no dia a dia dos mineiros.

“Com a publicação do decreto o Governo de Minas Gerais dá um passo importante para a construção de um Programa Estadual de Redução do Uso de Agrotóxicos, fato pioneiro e inédito no país dado a carência de legislação que prevê ações para a redução do uso de agrotóxicos. Por outro lado, valoriza a agroecologia para garantir alimentação cada dia mais saudável para a população”, esclarece o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo.

A ideia é de que estudos voltados à disponibilização de tecnologias de baixo perigo toxicológico e ecotoxicológico apontem para alternativas aos agrotóxicos.

Com isso, o Estado quer promover a saúde humana, tanto da população consumidora quanto das populações expostas aos agrotóxicos – em especial trabalhadores rurais assalariados e temporários –, incluindo ações de assistência e vigilância em saúde, bem como modelos sustentáveis de produção.

Para incentivar a agroecologia e a produção orgânica, o decreto prevê ainda a intensificação da qualificação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Uso controlado

Atualmente, por meio do Instituto Mineiro e Agropecuária (IMA), Minas Gerais já desenvolve ações para identificação e fiscalização do uso de agrotóxicos. Somente de janeiro até a junho deste ano foram fiscalizados 2.323 estabelecimentos comerciais, sendo interditados 4.268 quilos e 9.639 litros de produtos.

Também foram fiscalizadas 2.732 propriedades rurais, sendo interditados 456 quilos e 3.958 litros de agrotóxicos.

“Fiscalizamos, por exemplo, em estabelecimentos comerciais e propriedades rurais o armazenamento, o receituário e as notas fiscais. São vários itens que precisam ser seguidos à risca. Tudo isso para garantir a segurança alimentar da população, evitando que alimentos contaminados cheguem à mesa das pessoas”, destaca a engenheira agrônoma e fiscal agropecuária do IMA, Marcela Ferreira Rocha Lage.

Outro trabalho realizado pelo IMA, e que vai ser aprimorado a partir do decreto, é o controle rígido da logística reversa de embalagens e dos processos de coleta, transporte, armazenamento e reciclagem de embalagens de agrotóxicos. “Atualmente, para facilitar ao produtor a devolução destas embalagens, fazemos o recebimento itinerante. Verificamos se a embalagem está vazia, lavada e inutilizada. Tudo é devidamente fiscalizado”, explica a fiscal do IMA.

Agora, a partir do decreto, o grupo de trabalho vai ser constituído e o primeiro plano de ação será apresentado no prazo previsto. Para mais detalhes, clique aqui para ler o decreto na íntegra.
Foto: Divulgação/IMA

CDK – Permuta
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Mais de 8 toneladas de queijo e 19 países: Minas abre a maior vitrine do queijo artesanal nas Américas

Mais de 8 toneladas de queijo e 19 países: Minas abre a maior vitrine do queijo artesanal nas Américas

Portal Araxá 25/06/2026
Prefeitura de Araxá implantará cartão magnético para garantir o valor integral do auxílio-alimentação dos servidores

Prefeitura de Araxá implantará cartão magnético para garantir o valor integral do auxílio-alimentação dos servidores

Portal Araxá 25/06/2026
Mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior vão cobrir presencialmente a ExpoQueijo Brasil

Mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior vão cobrir presencialmente a ExpoQueijo Brasil

Portal Araxá 24/06/2026
Minha Casa, Minha Vida: veja os erros que mais têm causado pendências nas inscrições em Araxá

Minha Casa, Minha Vida: veja os erros que mais têm causado pendências nas inscrições em Araxá

Portal Araxá 23/06/2026
ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

Portal Araxá 22/06/2026
A Copa dos Queijos: Minas Gerais reúne seleções de 19 países em Araxá

A Copa dos Queijos: Minas Gerais reúne seleções de 19 países em Araxá

Portal Araxá 19/06/2026