Romeu Zema anuncia a entrega de 500 respiradores
Minas Gerais

Romeu Zema anuncia a entrega de 500 respiradores

Romeu Zema anuncia a entrega de 500 respiradores

Equipamentos fazem parte de uma primeira remessa de um total de 1.047 ventiladores hospitalares

O governador Romeu Zema anunciou nesta terça-feira (16/6), na Cidade Administrativa, durante coletiva de imprensa virtual, a entrega de 500 respiradores. Deste total, 420 foram adquiridos com recursos da Ação Civil Pública movida contra a Samarco e suas controladoras (Vale e BHP), a título de garantia do rompimento da barragem da mineradora em 2015, em Mariana. Os 80 restantes foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Romeu Zema explicou que cerca de 320 são considerados não invasivos (beira de leito). Até o final do mês, o Estado receberá mais 100 respiradores, que estavam previstos para chegar em julho. Somados aos 80 do governo federal, 500 ventiladores passarão a equipar o sistema de Saúde do Estado.

De acordo com Zema, dez respiradores já serão destinados para Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e mais dez para Diamantina (Central).

Os critérios para distribuição são o déficit de leitos de UTI para enfrentamento da covid-19, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, o percentual da população SUS dependente, a situação epidemiológica da região (velocidade de transmissão da doença e número de casos novos) e a disponibilidade de ampliação de leitos apontado pela região no plano de contingência macrorregional.

Justiça

O advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, destacou a orientação do governador junto à Advocacia-Geral do Estado (AGE) no propósito de se articular e buscar no ambiente jurídico a possibilidade de adquirir insumos para o momento difícil que o Estado e o país atravessam no combate à pandemia.

Já o juiz federal Mário de Paula Franco Júnior, responsável pelo processo do desastre de Mariana, destacou a integração entre a Justiça Federal e o Governo do Estado de Minas Gerais neste momento tumultuado que o país vem enfrentando.

“O Governo de Minas tem sido um porto seguro para que, no âmbito do processo da Samarco e do desastre de Mariana, nós consigamos fazer com que isso, que tanto sofrimento e tanta dor trouxe aos mineiros, possa se reverter em alguma medida no atendimento ao interesse público”, avaliou.

Leitos

Na ocasião, o governador também anunciou mais 79 novos leitos de UTI nos seguintes municípios: Lavras, Itaúna, Ipatinga, Patrocínio, São Sebastião do Paraíso, Divinópolis, Ouro Preto, João Monlevade, Governador Valadares, Unaí, Teófilo Otoni, Salinas, Taiobeiras, Lagoa da Prata e Conselheiro Lafaiete.

Desta forma, o Estado passa a contar com 2.964 novos leitos de UTI. “Hoje, a situação da estrutura do Estado é muito superior à situação de 90 dias atrás, no início da pandemia”, lembrou o governador.

Zema destacou, ainda, que a estrutura de Saúde de Minas Gerais, principalmente os hospitais da Rede Fhemig, está concentrada em Belo Horizonte. Com isso, é natural e explicado historicamente que pacientes do interior venham para a capital em busca de tratamentos de maior complexidade.

“A alegação de que a capital está sobrecarregada devido a vinda desses pacientes do interior não procede. Essa demanda é histórica. O SUS é muito anterior ao meu governo. Aliás, os hospitais foram construídos aqui com essa finalidade”, explicou.

Fotos dos respiradores: André Cruz/Imprensa MG

Fotos do pronunciamento: Gil Leonardi/Imprensa MG

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Com feriado da Páscoa chegando, Way-262 reforça operação para garantir segurança e tranquilidade na rodovia

Com feriado da Páscoa chegando, Way-262 reforça operação para garantir segurança e tranquilidade na rodovia

Portal Araxá 16/04/2025
Cemig alerta sobre segurança elétrica em eventos religiosos e montagem de estruturas durante a Semana Santa

Cemig alerta sobre segurança elétrica em eventos religiosos e montagem de estruturas durante a Semana Santa

Portal Araxá 14/04/2025
Vice-governador de Minas participa da posse da nova diretoria do Instituto de Formação de Líderes BH

Vice-governador de Minas participa da posse da nova diretoria do Instituto de Formação de Líderes BH

Portal Araxá 11/04/2025
Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos em Minas Gerais

Acidente de ônibus deixa ao menos 10 mortos em Minas Gerais

Portal Araxá 08/04/2025
Governo de Minas participa da abertura do evento Mercado em Conexão

Governo de Minas participa da abertura do evento Mercado em Conexão

Portal Araxá 08/04/2025
Governador acompanha a posse do prefeito de Belo Horizonte

Governador acompanha a posse do prefeito de Belo Horizonte

Portal Araxá 03/04/2025