Começam hoje inscrições para o Sisu
Educação

Começam hoje inscrições para o Sisu

Começam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, serão ofertadas vagas na modalidade a distância

A partir de hoje (7), estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Até sexta-feira (10) serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país. 

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.

Como se inscrever?

Por meio do site do Ministério da Educação (MEC), na tela “Minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “Escolher este curso” para continuar.

Nesta fase, o candidato deverá indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupo, conforme renda familiar e raça. Clique em “Escolher esta modalidade” para continuar.

Critérios

De acordo com o edital do Sisu, a ordem dos critérios para a classificação de candidatos é a seguinte: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Lista de Espera

Segundo cronograma divulgado pelo MEC, o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

Fonte: Agência Brasil – Por Karine Melo – Repórter

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Governo de Minas aplica segundo simulado do Enem para 420 mil estudantes

Governo de Minas aplica segundo simulado do Enem para 420 mil estudantes

Portal Araxá 20/08/2025
UAB Polo Araxá está com inscrições para curso gratuito de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação

UAB Polo Araxá está com inscrições para curso gratuito de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação

Portal Araxá 07/08/2025
Estudante de escola estadual de Minas conquista ouro em olimpíada de matemática nos EUA

Estudante de escola estadual de Minas conquista ouro em olimpíada de matemática nos EUA

Portal Araxá 04/08/2025
 Em parceria com o Senai, Mills oferece 62 vagas em cursos profissionalizantes

 Em parceria com o Senai, Mills oferece 62 vagas em cursos profissionalizantes

Portal Araxá 01/08/2025
Secretaria de Educação disponibiliza acesso ao sistema de triagem do Programa Miguilim

Secretaria de Educação disponibiliza acesso ao sistema de triagem do Programa Miguilim

Portal Araxá 31/07/2025
Fies 2025: estudantes devem complementar cadastro até sexta

Fies 2025: estudantes devem complementar cadastro até sexta

Portal Araxá 30/07/2025