CRESOL – JUNHO
Vacinação de reforço contra covid-19 deve começar por idosos
Saúde

Vacinação de reforço contra covid-19 deve começar por idosos

Vacinação de reforço contra covid-19 deve começar por idosos

Ministro diz que profissionais da saúde também terão prioridade

A aplicação da terceira dose de vacinas contra a covid-19 deverá começar por idosos e profissionais de saúde. A informação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista à imprensa, nesta quarta-feira (18), para explicar a metodologia para harmonizar a distribuição de imunizantes para os estados e o Distrito Federal.

O ministro, no entanto, destacou que para iniciar a dose de reforço ainda são necessários mais dados científicos para que o Ministério da Saúde possa organizar a sua aplicação. “Planejamos, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacinação. Isso vale para todos os imunizantes”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva sobre a metodologia de distribuição de doses da vacina Covid-19.

Distribuição de vacinas

Ao explicar a metodologia de distribuição de imunizantes, Queiroga disse que cabe ao ministério equilibrar a distribuição de vacinas entre os estados e o Distrito Federal. O ministro ressaltou a importância dos entes federados observarem o intervalo entre as doses, que varia de acordo com o cada imunizante.

“É fundamental que se observe o intervalo de vacinação entre as doses, para que possamos entregar as vacinas com a pontualidade desejada. Porque, se cada estado, cada município, resolver fazer a sua própria regra, o Ministério da Saúde não consegue entregar as vacinas com a tempestividade devida e isso atrasará a nossa campanha nacional de imunização”, disse.

De acordo com o ministério, as doses são enviadas aos estados levando em consideração a população, acima de 18 anos, que ainda não foi vacinada em cada unidade da Federação.

“Vamos fazer o possível para que essa distribuição ajustada garanta uma maior homogeneidade na vacinação em todas as unidades da Federação. O compromisso que o governo federal tem é com cada um dos 210 milhões de brasileiros. Se imunizarmos a população vacinável, todos vão se beneficiar com a imunidade que será proporcionada”, afirmou o ministro da Saúde.

Critérios

Para enviar as doses nesse formato, o Ministério da Saúde informou que fez um levantamento com base em dois critérios: as vacinas para a primeira dose já enviadas para cada estado, desde o começo da campanha de vacinação, e a estimativa da população acima de 18 anos de cada unidade da federação.

“O Ministério da Saúde, em momento nenhum, mudou a metodologia. A diferença é que temos que obedecer um princípio maior, que rege toda a gestão do SUS [Sistema Único de Saúde], que se chama equidade. Ela tem que ser sempre buscada e preservada. O Ministério da Saúde tem a obrigação de olhar para todos os brasileiros da mesma forma, independentemente da unidade federativa”, disse a secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo.

De acordo com o ministério, a medida foi acordada entre representantes da União, estados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e municípios pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), após a conclusão do envio de vacinas para imunizar todos os 29 grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

O ministério informou ainda que o ajuste na distribuição não impactará na distribuição das vacinas para a segunda dose, já que todos os estados continuarão recebendo o quantitativo necessário para completar todos os esquemas vacinais.

Fonte: Agência Brasil – Por Aécio Amado – Repórter

Edição: Kelly Oliveira

Move – Pilates
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Simplificar o skincare pode ser o melhor cuidado para a pele

Simplificar o skincare pode ser o melhor cuidado para a pele

Portal Araxá 17/07/2026
CBMM realiza doação de equipamentos elétricos para Santa Casa de Araxá 

CBMM realiza doação de equipamentos elétricos para Santa Casa de Araxá 

Portal Araxá 17/07/2026
Prefeitura de Araxá e CBMM realizam mais de 400 castrações em nova etapa do programa

Prefeitura de Araxá e CBMM realizam mais de 400 castrações em nova etapa do programa

Portal Araxá 17/07/2026
Pilates combate os efeitos do sedentarismo na terceira idade

Pilates combate os efeitos do sedentarismo na terceira idade

Portal Araxá 16/07/2026
Secretaria de Saúde realiza ações em horário estendido voltadas à saúde do homem nesta quarta (15)

Secretaria de Saúde realiza ações em horário estendido voltadas à saúde do homem nesta quarta (15)

Portal Araxá 14/07/2026
Prefeitura de Araxá e Hospital do Coração amplia excelência em atendimentos de infarto, AVC

Prefeitura de Araxá e Hospital do Coração amplia excelência em atendimentos de infarto, AVC

Portal Araxá 06/07/2026