INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados
Brasil

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados
Medida entra em vigor a partir do próximo dia 23
Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Versão em áudio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários.

Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DO) nesta segunda-feira, a medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23.

“Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal”, diz despacho assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior.

Além de se identificar, o interessado pode usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.

De acordo com a medida, a identificação biométrica feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.

A concessão de novas autorizações automáticas para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em junho do ano passado, depois de identificar irregularidades em descontos de mensalidades associativas – lançadas diretamente na folha de pagamento de aposentados – o TCU determinou ao INSS que só permitisse as cobranças em folha em favor de organizações sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.

Na mesma decisão, o tribunal determinou ao INSS que ressarcisse os valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas, e ainda que o instituto e a Dataprev implementassem, em 90 dias, “ferramentas tecnológicas que possibilitem a assinatura eletrônica avançada e biometria para todos os termos de filiação e autorizações de descontos vigentes, bem como um sistema que permita o bloqueio e desbloqueio automático e específico para cada averbação de desconto nos benefícios pagos”.

O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras coisas, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. Contudo, em maio deste ano – um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados – o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.

Brasil

Mais notícias da Categoria Brasil

EUA anunciam suspensão do processamento de vistos para o Brasil e mais 74 países

EUA anunciam suspensão do processamento de vistos para o Brasil e mais 74 países

Portal Araxá 14/01/2026
Vendas de automóveis e comerciais leves devem crescer 3% em 2026

Vendas de automóveis e comerciais leves devem crescer 3% em 2026

Portal Araxá 13/01/2026
Anvisa proibe vendas de fórmulas infantis com risco de contaminação

Anvisa proibe vendas de fórmulas infantis com risco de contaminação

Portal Araxá 08/01/2026
INSS reforça prazo de 14 de fevereiro para aposentados e pensionistas buscarem ressarcimentos

INSS reforça prazo de 14 de fevereiro para aposentados e pensionistas buscarem ressarcimentos

Portal Araxá 08/01/2026
EPR Triângulo faz mais de 1.200 atendimentos na primeira fase da Operação Fim de Ano

EPR Triângulo faz mais de 1.200 atendimentos na primeira fase da Operação Fim de Ano

Portal Araxá 29/12/2025
Recorde: Caixa atualiza prêmio da Mega da Virada para R$1 bilhão

Recorde: Caixa atualiza prêmio da Mega da Virada para R$1 bilhão

Portal Araxá 23/12/2025