ALMG – Campanha: ATITUDE /Junho.Agosto2025
St George avança com o Projeto Araxá e reforça compromisso   com o desenvolvimento sustentável no município
Empresarial

St George avança com o Projeto Araxá e reforça compromisso  com o desenvolvimento sustentável no município

St George avança com o Projeto Araxá e reforça compromisso  com o desenvolvimento sustentável no município

A St George iniciou as próximas etapas de implantação do Projeto Araxá, que irá produzir nióbio e terras-raras na cidade. Com sede em Perth, na Austrália, e capital aberto na bolsa do país (ASX), a empresa concluiu a aquisição do projeto em fevereiro e agora dá início às fases de licenciamento, testes metalúrgicos, aprofundamento dos estudos técnicos e ampliação do diálogo com o município, com foco em iniciativas em parceria com a cidade.

Como marco dessa nova fase, o diretor-presidente, John Prineas, e o integrante do conselho de administração da St George Mining, John Dawson, estiveram no Brasil, com destaque para a visita à Araxá (10/06). Na ocasião, reuniram-se com representantes do poder público, das principais instituições e da sociedade local. Segundo Prineas, essa foi a primeira de uma série de visitas que pretende realizar à cidade, colocando em prática o compromisso institucional de manter um relacionamento próximo e aberto com a comunidade.

“Temos um compromisso de longo prazo com Araxá. Nosso objetivo é construir, desde o início, uma relação aberta ao diálogo, transparente, respeitosa e de mão dupla com a cidade e com as pessoas que vivem aqui. O Projeto Araxá nasce de forma integrada ao município e tem a missão de contribuir de maneira concreta para o desenvolvimento, com responsabilidade ambiental, social e econômica”, afirma John Prineas.

O Projeto Araxá, destaca o executivo, integra uma estratégia global voltada à produção de minerais estratégicos, essenciais para a transição energética, fundamental no enfrentamento dos desafios climáticos. “É uma operação de extrema importância internacional, na qual o Brasil, Minas Gerais e Araxá têm um papel relevante”, explica.

A operação da St George em Araxá também contribui para posicionar a cidade no cenário internacional de negócios. “Por meio dessa operação, o nome da cidade tem sido levado aos principais fóruns de negócios do mundo, o que tem potencial para atrair novos investimentos para o município”, acrescenta John Dawson, conselheiro com vasta experiência no setor de mineração e investimentos globais, incluindo passagens por Goldman Sachs e Dresdner Kleinwort Wasserstein. St George conta com a participação de investidores internacionais, por meio da captação de recursos na bolsa australiana.

Divulgação

Produção inovadora

Com início das obras previsto para 2026 e operação a partir de 2027, o projeto estima uma capacidade de produção de até 20 mil toneladas por ano de produtos de nióbio e terras-raras, com investimento total estimado em R$ 2 bilhões. Essa nova geração de empresas do setor mineral, que faz parte da estratégia global de atender à demanda para a transição energética, já nasce comprometida com as melhores práticas de ESG (ambiental, social e de governança).

A produção do Projeto Araxá está sendo estruturada com tecnologias inovadoras, voltadas à otimização de recursos, redução de impactos e geração de benefícios concretos para o desenvolvimento local. “Conciliamos a inovação internacional com o alto nível de conhecimento técnico local”, afirma Thiago Amaral, diretor de ESG e desenvolvimento técnico no Brasil. “Além disso, incluímos a valorização da cultura e da identidade local na rotina de trabalho da nossa empresa em Araxá”, completa.

Essa integração já se manifesta nesta fase inicial do projeto. A alta liderança do Projeto Araxá, no Brasil, é composta exclusivamente por profissionais de Araxá, com fortes vínculos com a cidade. “Nosso time tem amplo conhecimento acumulado sobre os processos de mineração na região, o que faz com que o projeto já nasça com um grau de maturidade que o torna mais ágil”, explica Adriano Rios, diretor de operações.

Os traços da cultura local estão presentes em todos os detalhes do escritório: infraestrutura, fornecedores, uniformes, decoração, arte e até no cafezinho. “Somos uma multinacional com sotaque araxaense”, resume Thiago Amaral. Atualmente, 90% dos fornecedores da empresa são da própria cidade.

Iniciativas regionais e locais

Reconhecido como prioritário pelo Governo de Minas Gerais, por meio de protocolo assinado com a Invest Minas (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais), o Projeto Araxá prevê a geração de cerca de 200 empregos diretos, além dos indiretos e da mobilização de fornecedores locais. A empresa mantém parcerias com instituições como EMBRAPII e SENAI para o desenvolvimento de rotas tecnológicas e processos produtivos inovadores. Também conduz, com instituições nacionais e internacionais, um programa contínuo de desenvolvimento tecnológico, visando deixar um legado para Araxá.

Alinhada ao seu compromisso com o desenvolvimento local, a St George lançará ainda neste mês um edital de apoio a projetos socioambientais voltado exclusivamente ao município. O programa foi estruturado com base em diálogos com lideranças locais e na escuta ativa das demandas da população. A iniciativa busca apoiar propostas com impacto positivo no território, mesmo antes do início da operação da empresa na cidade.

Principais marcos do Projeto Araxá
• Ago/2024: Início das negociações
• Out/2024: MoU com InvestMinas (projeto prioritário)
• Nov/2024: Contratação da consultoria socioambiental Alger
• Dez/2024: Parceria com o CIT SENAI ITR
• Jan/2025: Projeto tecnológico com EMBRAPII e SENAI
• Fev/2025: Conclusão da aquisição e captação de recursos na ASX
• Mar/2025: Início dos testes metalúrgicos e elaboração do relatório JORC
• Abr/2025: Apresentação à Câmara de Araxá
• Mai/2025: Reunião com o Conselho Municipal do Patrimônio
• Jun/2025: Apresentação à Prefeitura e atualização à Câmara
• 2026: Previsão de início das obras
• 2027: Previsão de início da operação

GIGA+ Janeiro 2025
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Araxá já registra aumento no número de novas empresas abertas em 2025

Araxá já registra aumento no número de novas empresas abertas em 2025

Portal Araxá 25/07/2025
Cresol participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito na Suécia

Cresol participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito na Suécia

Portal Araxá 25/07/2025
Primeiro emprego na era da inteligência artificial: como se destacar no mercado atual?

Primeiro emprego na era da inteligência artificial: como se destacar no mercado atual?

Portal Araxá 21/07/2025
CBMM e Universidade de Birmingham firmam parceria para impulsionar inovação disruptiva em reciclagem de carbono

CBMM e Universidade de Birmingham firmam parceria para impulsionar inovação disruptiva em reciclagem de carbono

Portal Araxá 16/07/2025
Cemig triplica remuneração de parceiros no Ambiente Contratação Livre

Cemig triplica remuneração de parceiros no Ambiente Contratação Livre

Portal Araxá 15/07/2025
Correios mudam números da central de atendimento

Correios mudam números da central de atendimento

Portal Araxá 14/07/2025