por Gabriel Pinheiro
Tino Freitas e Ricardo Ramos Filho encantaram a criançada da rede de ensino de Araxá
A programação infanto-juvenil do 13.º Fliaraxá – Festival Literário Internacional de Araxá segue a todo vapor no Teatro CBMM. Nesta sexta-feira, o escritor Tino Freitas recebeu alunos da rede de ensino araxaense para um encontro de muita música, cantoria e histórias fantásticas ao lado do autor Ricardo Ramos Filho.
Tino Freitas abriu a tarde pedindo para as crianças fecharem os olhos, cantando e brincando com os pequenos leitores presentes no Teatro. “Levanta e anda, que o dia chegou. Chegou o dia da gente se encontrar”. A música permeou todo o encontro, em contações de histórias melódicas e poéticas. Tino Freitas convidou o curador Leo Cunha para lerem juntos uma obra que escreveram juntos, “Puxa-puxa”: “Venha brincar de adivinha no nosso cabo-de-guerra/ Aqui estão personagens dos quatro cantos da terra”. De projeto gráfico especial, o livro foi se abrindo aos olhos da criançada, enquanto cada escritor puxava de um lado,como se puxa um cabo-de-guerra.
Antes de chamar o convidado principal desta tarde, a cantoria de Tino Freitas prosseguiu com “Canto um conto , é claro que canto. Conto um canto, claro que conto. Conto um, dois, três, era uma vez. Claro, vai ser genial pra vocês”.
“Por falar em ‘era uma vez’… eu gostaria que vocês recebessem com uma salva de palmas o Ricardo Ramos Filho, um craque do ‘era uma vez’”. Ricardo, então, subiu ao palco. “Quem aí já ouviu uma história que começa com ‘era uma vez’ levanta os dois braços!”, perguntou Tino. Ricardo Ramos Filho, então, contou a história de seu livro “O gato que cantava de galo”, uma história que começa e termina com ‘era uma vez’. Era uma vez um gato vaidoso e independente chamado Alemão que dominava a paisagem do alto dos telhados. Loiro de olhos verdes, Alemão se achava irresistível e fazia o maior sucesso com as gatinhas.
Sobre o 13.º Fliaraxá
O 13.º Fliaraxá ocorre de 1.º a 5 de outubro, no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento acontece em mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades para as crianças, apresentações musicais, entre outras. Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Há 13 anos, a CBMM apresenta o Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá –, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e o apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, da TV Integração e da Academia Araxaense de Letras.
Serviço:
13.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 1.º a 5 de outubro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo), e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita
Facebook
Twitter
Google+
YouTube