Sensação de urgência para ir ao banheiro pode indicar problemas de saúde
O calor intenso requer hidratação constante, porém alta frequências de micções não é normal
Com o clima quente do verão, a hidratação constante é necessária para manter o funcionamento ideal do organismo e, com isso, a vontade de ir ao banheiro se torna frequente, porém, especialistas alertam: o normal é urinar de cinco a oito vezes por dia. De acordo com a professora do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, Isadora Gonçalves Severino Cecilio, a regularidade entre as micções interfere na qualidade de vida e está relacionada a quantidade de líquidos ingeridos durante o dia.
“É normal ir ao banheiro mais vezes hoje do que ontem ou anteontem, por exemplo, mas se uma pessoa bebe menos de 2 litros de água e precisa fazer xixi a cada hora, então há algo de errado”, explica a docente. Uma frequência maior do que essa pode indicar problemas de saúde como incontinência urinária, hiperplasia da próstata ou até mesmo doenças relacionadas ao diabetes.
A sensação de urgência para urinar pode representar algum dos sintomas do trato urinário inferior (STUI), que segundo estudo apresentado pela Sociedade Brasileira de Urologia, são a reclamação de 40% dos homens e 59% das mulheres com mais de 40 anos. Grávidas e parturientes também vivenciam esse quadro de sensibilidade por conta de alterações na musculatura pélvica.
Os sinais de descontrole são indicativos de condições como a Bexiga Hiperativa, quando o desejo de ir ao banheiro é súbito e constante durante o dia e a noite, e como a hiperplasia prostática benigna (HPB), quando há um aumento benigno da próstata, que pressiona a bexiga do paciente e causa vontade frequente para urinar. “Esses distúrbios geram impacto na vida do indivíduo e é baixo o número de pessoas que procuram por tratamento com especialista”, afirma.
Qual a ligação com a diabetes?
Um dos possíveis quadros de diabetes impede a capacidade dos rins de absorver toda a glicose filtrada pelo corpo, o que faz com que esse tipo de açúcar seja eliminado junto a uma grande quantidade de água. Essa situação é denominada de poliúria, um aumento na frequência de micção que provoca desidratação no indivíduo. “Com mais sede, é gerado um ciclo entre beber mais líquidos e expeli-los rapidamente. Sem acompanhamento médico, é possível desenvolver infecções urinárias frequentes”, aponta.
E os cuidados?
A coordenadora recomenda que o paciente não deve, em hipótese alguma, deixar de se hidratar ou segurar a vontade de fazer xixi. “A quantidade de água necessária para o corpo varia de acordo com o peso de cada um, mas o ideal é beber pelo menos 2 litros por dia, além de ir ao banheiro sempre que julgar necessário”, complementa.
Para manter a saúde do trato urinário, é importante ter atenção a bebidas alcoólicas, com adoçantes artificiais e sucos ácidos. “Essas substâncias podem provocar irritações e prejudicam o funcionamento dos órgãos”, alerta. “Para limpar os rins e proteger a bexiga, é interessante reservar um dia na semana para não ingerir café, álcool ou refrigerantes. É um hábito simples que garante o bem-estar”, completa.
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube