Iniciativa já contribuiu para o crescimento do faturamento de negócios participantes e impactou mais de 240 empreendimentos locais; nova turma contará com capacitação, consultorias, mentorias e apoio financeiro.
A CBMM anuncia as empresas selecionadas para a terceira turma do Vai que dá Araxá, programa que incentiva o empreendedorismo e valoriza as vocações locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. De outubro de 2026 a junho de 2027, os 10 negócios selecionados, dos segmentos de Artesanato, Gastronomia e Turismo, participarão de uma jornada de capacitação técnica, consultorias em gestão empresarial e mentorias. Cada empreendimento também receberá um aporte financeiro de R$ 50 mil para apoiar o desenvolvimento de suas atividades.
Os selecionados são:
· Mana Mel Confeitarias, especializada em doces e confeitaria;
· Mami’s Sabor, que produz salgados e quitandas artesanais por encomenda;
· Uai Cookies, dedicada à produção de cookies e outros produtos de confeitaria;
· Segredos Caseiros, que oferece quitandas tradicionais, como pães de queijo, bolos, broas e roscas;
· Expo Espetos, voltado à comercialização de espetos e alimentos preparados;
· Grão Café Cafeteria, combina cafés especiais, produção artesanal de alimentos e experiências gastronômicas;
· Cozinha da Elis, especializada na produção de massas artesanais;
· Formato, que desenvolve caixas, embalagens e kits personalizados em cartonagem artesanal;
· Dalilia Curto Cerâmica Artesanal, dedicada à criação de peças autorais produzidas manualmente;
· Vellux Viagens, agência que oferece consultoria personalizada e planejamento de viagens nacionais e internacionais, com atendimento totalmente online.
Apoio ao desenvolvimento dos negócios locais
O Vai que dá Araxá é direcionado a iniciativas relacionadas às vocações e aos potenciais da região. O programa contempla empreendimentos que valorizam a produção artesanal, a gastronomia e o turismo, contribuindo para fortalecer a atividade econômica e ampliar as oportunidades para pequenos negócios do município.
Ao longo do ciclo, os participantes terão acesso a conhecimentos e ferramentas de gestão, além de oportunidades de troca de experiências e acompanhamento especializado para aprimorar seus negócios. O aporte financeiro complementa essa jornada, apoiando a implementação de projetos e investimentos relacionados às necessidades de cada empreendimento.
A nova turma dá continuidade aos resultados alcançados nas duas primeiras edições do programa. Na primeira, os dez empreendedores participantes registraram aumento de 27% no faturamento após a conclusão da jornada e impactaram outros 115 negócios de Araxá por meio de suas atividades. Já a segunda turma, concluída em julho de 2026, registrou crescimento de 31% no faturamento dos empreendimentos participantes e impactou outros 128 negócios locais.
“Como parte do compromisso da CBMM com a comunidade e com o desenvolvimento local, o Vai que dá Araxá foi criado para incentivar o empreendedorismo e valorizar as vocações da região. Nesta nova edição, vamos acompanhar mais dez empreendedores ao longo de uma jornada voltada ao fortalecimento de seus negócios, à troca de conhecimentos e à criação de novas oportunidades”, destaca Chris Canavero, Head de Sustentabilidade da CBMM.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM atende mais de 500 clientes em 50 países. Com sede no Brasil e escritórios regionais na Holanda, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece tecnologia aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Desde a sua fundação, há mais de sete décadas, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa tem uma atuação focada na pesquisa e no desenvolvimento de novas aplicações, seja na siderurgia ou em novos materiais, atuando através de parcerias com clientes, instituições de pesquisas e investimentos estratégicos em empresas e startups.








Facebook
Twitter
Google+
YouTube