CDK – Permuta
Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações
Cidade

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

De acordo com o relatório das atividades do primeiro semestre, das 7.479 pessoas atendidas, 6.278 tiveram as reclamações resolvidas

O Procon Araxá que está funcionando em novo endereço na Rua Perdizes, 280, no Centro, divulgou o relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2018. Foram atendidas 7.479 pessoas, sendo que 6.278 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, o que representa um índice de resolução de 84%. As reclamações foram solucionadas com a utilização de ligações telefônicas ou com a ida de um atendente do órgão ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências.

A secretária executiva, Belma Nolli, informa que o número de atendimentos aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2017, foram feitos 7.029 atendimentos com índice de resolução de 76%. “O relatório reforça o compromisso do Procon em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”, afirma.

De acordo com o Procon, outras 1.153 pessoas receberam orientações sobre os problemas apresentados e muitos consumidores procuraram o órgão preventivamente, para se informar e evitar problemas. No período, foram abertos 48 processos administrativos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa apenas 0,64% no número total de atendimentos.

Belma ressalta que os principais motivos de reclamação continuam sendo telefonia (13,28%), seguido de produtos com defeito (9,27%), renegociação de dívida (8,46%) e cartão de crédito (6%). Ela explica que houve alteração na lei de parcelamento das faturas de cartão de crédito e por isso muitos atendimentos relacionados ao tema foram feitos pelo Procon. “Os problemas com cartão não estavam entre as principais reclamações e com a mudança, vários consumidores procuram o serviço em busca de informações”, destaca.

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade (material escolar e ovos de páscoa), Procon nos Bairros, Procon Mirim, lançamento do site do órgão (www.procon.araxa.mg.gov.br) e da Cartilha Cidadã, Encontro do Procon Estadual com Fornecedores, treinamento e capacitação dos servidores do órgão.

 

Move – Pilates
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Araxá fecha primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de 1.384 empregos e crescimento de 33,72%

Araxá fecha primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de 1.384 empregos e crescimento de 33,72%

Portal Araxá 17/09/2025
Workshop mapeia prioridades do Plano de Ação Climática de Araxá; audiência pública será em outubro

Workshop mapeia prioridades do Plano de Ação Climática de Araxá; audiência pública será em outubro

Portal Araxá 17/09/2025
VAGAS SINE 15/09/25 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 821

VAGAS SINE 15/09/25 – TOTAL DE VAGAS OFERTADAS = 821

Portal Araxá 15/09/2025
Abono Natalino em Araxá: Ministério Público questiona benefício e audiência discute continuidade

Abono Natalino em Araxá: Ministério Público questiona benefício e audiência discute continuidade

Portal Araxá 12/09/2025
Programa Família Acolhedora completa 4 anos em Araxá e transforma a vida de crianças e adolescentes

Programa Família Acolhedora completa 4 anos em Araxá e transforma a vida de crianças e adolescentes

Portal Araxá 12/09/2025
Obras da Praça da Banheira entra na reta final

Obras da Praça da Banheira entra na reta final

Portal Araxá 12/09/2025