ALMG – Campanha: ATITUDE /Junho.Agosto2025
Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações
Cidade

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

Procon Araxá soluciona mais de 80% das reclamações

De acordo com o relatório das atividades do primeiro semestre, das 7.479 pessoas atendidas, 6.278 tiveram as reclamações resolvidas

O Procon Araxá que está funcionando em novo endereço na Rua Perdizes, 280, no Centro, divulgou o relatório das atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2018. Foram atendidas 7.479 pessoas, sendo que 6.278 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, o que representa um índice de resolução de 84%. As reclamações foram solucionadas com a utilização de ligações telefônicas ou com a ida de um atendente do órgão ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências.

A secretária executiva, Belma Nolli, informa que o número de atendimentos aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2017, foram feitos 7.029 atendimentos com índice de resolução de 76%. “O relatório reforça o compromisso do Procon em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”, afirma.

De acordo com o Procon, outras 1.153 pessoas receberam orientações sobre os problemas apresentados e muitos consumidores procuraram o órgão preventivamente, para se informar e evitar problemas. No período, foram abertos 48 processos administrativos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa apenas 0,64% no número total de atendimentos.

Belma ressalta que os principais motivos de reclamação continuam sendo telefonia (13,28%), seguido de produtos com defeito (9,27%), renegociação de dívida (8,46%) e cartão de crédito (6%). Ela explica que houve alteração na lei de parcelamento das faturas de cartão de crédito e por isso muitos atendimentos relacionados ao tema foram feitos pelo Procon. “Os problemas com cartão não estavam entre as principais reclamações e com a mudança, vários consumidores procuram o serviço em busca de informações”, destaca.

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade (material escolar e ovos de páscoa), Procon nos Bairros, Procon Mirim, lançamento do site do órgão (www.procon.araxa.mg.gov.br) e da Cartilha Cidadã, Encontro do Procon Estadual com Fornecedores, treinamento e capacitação dos servidores do órgão.

 

CDK – Permuta
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde promove ações educativas durante a Campanha Agosto Dourado

A Secretaria Municipal de Saúde promove ações educativas durante a Campanha Agosto Dourado

Portal Araxá 01/08/2025
Araxá avança na modernização de processos e se destaca como município promissor para investimentos

Araxá avança na modernização de processos e se destaca como município promissor para investimentos

Portal Araxá 30/07/2025
Unidades de ensino de Araxá recebem pequenas reformas e obras de manutenção durante o recesso escolar

Unidades de ensino de Araxá recebem pequenas reformas e obras de manutenção durante o recesso escolar

Portal Araxá 30/07/2025
Jornal coloca Araxá entre os maiores tesouros minerais do planeta

Jornal coloca Araxá entre os maiores tesouros minerais do planeta

Portal Araxá 30/07/2025
Prefeitura realiza mais uma etapa do mutirão de castração, totalizando 500 esterilizações em 2025

Prefeitura realiza mais uma etapa do mutirão de castração, totalizando 500 esterilizações em 2025

Portal Araxá 29/07/2025
Farmácia municipal passa a oferecer dois novos anticoncepcionais injetáveis

Farmácia municipal passa a oferecer dois novos anticoncepcionais injetáveis

Portal Araxá 29/07/2025