CRESOL – 2 – JUNHO/2026
Araxá sedia maior encontro de grupos de apoio à adoção do Brasil
Cidade

Araxá sedia maior encontro de grupos de apoio à adoção do Brasil

Araxá sedia maior encontro de grupos de apoio à adoção do Brasil

Araxá é palco do maior evento nacional voltado ao tema da adoção. O Município se tornou referência na área com a estruturação da rede de proteção à criança e do adolescente com a implantação de importantes projetos e recebe, até este sábado (11), a 25ª edição do Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa). O evento foi aberto na última quinta-feira (9) e conta com a participação de vários Estados brasileiros.

A cerimônia de abertura contou também com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e organizações de apoio à adoção de todo o país.

O Enapa 2022 é gratuito e voltado para pretendentes à adoção, magistrados, servidores, promotores, comunidade acadêmica, pais, mães e filhos e interessados no assunto. O Enapa 2022 ocorre em formato híbrido, com possibilidade de participação online e presencial, mediante inscrição.

Para o prefeito Robson Magela, a Administração Municipal tem como prioridade fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, como, por exemplo, a recente transformação do “Programa Refazendo Sonhos – Família Acolhedora” em política pública no município.

“A causa da Infância e Juventude é primordial para nós enquanto Administração Pública, e esse evento é oportunidade para trocar experiências e consequentemente trazer ideias, projetos e soluções para a nossa realidade local. Um evento muito importante e também muito emocionante”, destacou o prefeito durante o seu pronunciamento na abertura do evento.

A emoção tomou conta de todos os presentes. Ao som de Super Fantásticos – música do grupo Balão Mágico – Cristiane Mirza, presidente do Grupo de Apoio à Adoção Aquecendo Vidas de Araxá e que conduziu a abertura do evento, foi interrompida por crianças que percorreram as mesas e entregaram balões em formato de coração aos convidados. Em tom descontraído, o coral e dança de alunos dos anos iniciais das Escolas Municipais Romália Porfírio de Azevedo Leite e Alice Moura intimaram público presente ao entrar no ritmo da música e acompanhar o coro.

Os momentos culturais também aconteceram ao longo de três dias, entre debates, mesas-redondas e palestras sobre o tema da adoção, além da apresentação de trabalhos. Segundo a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA), Taciana Almeida, o evento reúne grupos de apoio à adoção de todo o Brasil. “É uma oportunidade de troca de conhecimentos e estratégias para lidar com os desafios enfrentados no dia a dia”, enfatizou.

Segundo a promotora da Vara da Infância e Juventude em Araxá, Mara Lúcia Silva Dourado, a escolha de Araxá para sediar o evento é reflexo de como o município vem atuando junto à rede de proteção.

“Se Araxá conseguiu ser eleita sede de um evento dessa magnitude, é porque a rede de proteção à infância aqui está devidamente estruturada e tem capacidade de fazer um evento dessa qualidade. Outro ponto é o reflexo, o resultado que esse evento vai trazer para nossa rede”, destaca.

Enapa

A realização do Enapa é da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e do Grupo de Apoio à Adoção Aquecendo Vidas, de Araxá, e conta com recursos do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Araxá (FMDCA) e apoio da Prefeitura de Araxá. Mais informações: ( www.araxa.enapa.org.br ).

Move – Pilates
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Semana do Meio Ambiente 2026 convida população a plantar o futuro e fortalecer ações pelo clima em Araxá

Semana do Meio Ambiente 2026 convida população a plantar o futuro e fortalecer ações pelo clima em Araxá

Portal Araxá 29/05/2026
Prefeitura de Araxá vai realizar leilão de 14 terrenos no Distrito Industrial para estimular novos investimentos

Prefeitura de Araxá vai realizar leilão de 14 terrenos no Distrito Industrial para estimular novos investimentos

Portal Araxá 22/05/2026
Álbuns da Copa devolvem convívio social à “geração do quarto”

Álbuns da Copa devolvem convívio social à “geração do quarto”

Portal Araxá 13/05/2026
CBMM realizará teste de sirenes no dia 19 de maio

CBMM realizará teste de sirenes no dia 19 de maio

Portal Araxá 13/05/2026
Maio Amarelo: Câmara de Araxá recebe simulado com foco na prevenção de acidentes no trânsito

Maio Amarelo: Câmara de Araxá recebe simulado com foco na prevenção de acidentes no trânsito

Portal Araxá 06/05/2026
Prefeitura inicia recuperação de mais de 20 mil metros de sinalização viária em Araxá

Prefeitura inicia recuperação de mais de 20 mil metros de sinalização viária em Araxá

Portal Araxá 04/05/2026