Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue
Brasil

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

Até o momento, há 682 óbitos confirmados por conta da doença

O Ministério da Saúde contabiliza mais de 2 milhões de casos de dengue no Brasil em 2024. Do total de 2.010.896 casos prováveis, 682 resultaram em morte – número que pode aumentar, uma vez que há ainda 1.042 óbitos em investigação. De acordo com balanço divulgado pelo ministério, o coeficiente de incidência da doença está em 990,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Com 161.299 casos prováveis, o Distrito Federal é a unidade federativa com maior coeficiente de incidência (5.725,8). Em segundo lugar, está Minas Gerais, com coeficiente de incidência em 3.295; e 676.758 casos prováveis. Na sequência estão Espírito Santo (coeficiente em 1.982,5 e 75.997 casos prováveis; Paraná (coeficiente em 1.653,2 e 189.179 casos prováveis); e Goiás (coeficiente em 1.565,3 e 110.433 casos prováveis).

No Rio de Janeiro, o coeficiente de incidência está em 933,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Lá, já são 149.797 casos prováveis.

A unidade da federação com maior número de casos prováveis é São Paulo (379.222). O coeficiente registrado no estado, segundo o levantamento, é de 853,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Na quarta-feira (20), a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, destacou que os três primeiros meses de 2024 registram mais casos graves de dengue do que em todo o ano de 2023, quando foram contabilizados pouco mais de 1,6 milhão de casos. Naquele ano, a doença matou 1.094 pessoas. Há ainda 218 óbitos sob investigação.

“Estamos tendo muito mais casos graves que no ano anterior”, disse, ao lembrar que, até então, na série histórica, 2023 havia sido o ano com maior número de casos graves da doença. “Temos muito mais pessoas chegando [com quadro] grave aos serviços de saúde. Esse é um importante ponto de alerta para nós”, acrescentou a secretária.

Na oportunidade, ela informou que o tempo médio entre o início dos sintomas e a notificação de caso de dengue é de quatro dias. O tempo médio entre o início dos sintomas e a internação também é de quatro dias. Já o tempo médio entre o início dos sintomas e o óbito é de seis dias, enquanto o tempo médio entre o início dos sintomas e os sinais de gravidade é de cinco dias.

“O quarto dia tem sido um alerta de que as pessoas podem agravar [o quadro de saúde]. Então, um monitoramento que faça com que essa pessoa volte no quarto dia da doença pode salvar muitas vidas”, destacou Ethel Maciel.

Brasil

Mais notícias da Categoria Brasil

Álbum de figurinhas estimula habilidades importantes para o desenvolvimento infantil 

Álbum de figurinhas estimula habilidades importantes para o desenvolvimento infantil 

Portal Araxá 16/06/2026
O fim da escala 6×1 foi vendido como vitória social. Mas o Congresso transformou um debate sério em palanque eleitoral.

O fim da escala 6×1 foi vendido como vitória social. Mas o Congresso transformou um debate sério em palanque eleitoral.

Portal Araxá 28/05/2026
Araxá participa de encontro nacional para discutir recursos e melhorias para os municípios

Araxá participa de encontro nacional para discutir recursos e melhorias para os municípios

Portal Araxá 22/05/2026
Álbum da Copa do Mundo 2026 terá pacote de atualização com Neymar, Endrick e novos convocados

Álbum da Copa do Mundo 2026 terá pacote de atualização com Neymar, Endrick e novos convocados

Portal Araxá 20/05/2026
Febre das figurinhas: o que o hábito de colecionar pode estimular no cérebro de crianças e adolescentes?

Febre das figurinhas: o que o hábito de colecionar pode estimular no cérebro de crianças e adolescentes?

Portal Araxá 18/05/2026
Álbuns e Figurinhas da Copa do Mundo 2026 serão vendidas na rede Lotéricas da Caixa

Álbuns e Figurinhas da Copa do Mundo 2026 serão vendidas na rede Lotéricas da Caixa

Portal Araxá 28/04/2026