INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?

O mundo é digital

INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?
INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR?

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

INOVAÇÃO: VOCÊ TEM MEDO DE ARRISCAR

O grande risco está em temer os riscos, afirma especialista

Com o mundo e, consequentemente, os mercados se transformando numa velocidade nunca antes vista, a palavra inovação tem sido repetida como um mantra em todas as empresas. Será que todas as companhias, entretanto, já se deram conta de qual o papel do “fazer diferente” para o crescimento de um negócio?

O norte-americano Mark W. Johnson, co-autor do livro “Inovação para o crescimento”, explica, em entrevista ao Administradores.com.br, que “as mudanças se dão num ritmo cada vez mais rápido e, portanto, as empresas precisam estar preparadas para se reinventar. As novas tecnologias estão ocupando os espaços de tal modo que uma hora podem se tornar uma ameaça”, caso você não as acompanhe.

“Veja o que está acontecendo com os e-books no mercado de livros. Não se trata simplesmente de criar novos produtos, mas sim de entrar em novos mercados e conquistar novos clientes através de novas práticas”, afirma Johnson.

Riscos

Inovar, no entanto, envolve riscos, certo? Sim, mas Johnson chama atenção justamente para os riscos de não inovar. “As empresas precisam inovar para crescer em outros mercados, em vez de simplesmente sustentarem-se nos nichos já conquistados”, ressalta.

Um exemplo que ele dá é o da IBM, que apostou nos computadores pessoais quando ninguém acreditava que aquilo poderia dar certo. O resultado todos já sabemos: você se imagina sem seu computador?

Ouvir os clientes: eles estabelecem as regras

Hoje, mais do que nunca, os clientes determinam como o mercado deve agir (ou, pelo menos, deixam escapar algumas dicas sobre o que querem). “Você tem que perguntar aos clientes o que eles querem, em vez de ficar simplesmente falando sobre os atributos dos seus produtos. E você tem que entender as respostas de todos os pontos de vista, incluindo suas emoções”, destaca Johnson.

Fonte: Administradores

O mundo é digital

Analista de Sistemas no UNIARAXÁ, Analista de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Sites e Aplicações Web e Empreendedor na Agência Digital WebCódigo. Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Banco de dados e Gestão de Projetos. contato@webcodigo.com

Mais postagens da coluna - O mundo é digital

IA já acerta até 90% dos casos de câncer silencioso e reforça urgência do diagnóstico precoce

IA já acerta até 90% dos casos de câncer silencioso e reforça urgência do diagnóstico precoce

Alexsandro Luiz de Assis 25/07/2025
Pesquisa mostra quais são os golpes em compras digitais mais comuns e os estados mais afetados

Pesquisa mostra quais são os golpes em compras digitais mais comuns e os estados mais afetados

Alexsandro Luiz de Assis 21/07/2025
As soft skills e o mercado automatizado: o que sobra para os humanos quando as máquinas fazem (quase) tudo

As soft skills e o mercado automatizado: o que sobra para os humanos quando as máquinas fazem (quase) tudo

Alexsandro Luiz de Assis 07/07/2025
IA no setor bancário: o futuro dos bancos é inteligente

IA no setor bancário: o futuro dos bancos é inteligente

Alexsandro Luiz de Assis 03/07/2025
Brasil tem mais de 700 milhões de ataques cibernéticos em um ano

Brasil tem mais de 700 milhões de ataques cibernéticos em um ano

Alexsandro Luiz de Assis 25/06/2025
Inteligência artificial revoluciona o exercício do Direito e capacita advogados para o futuro

Inteligência artificial revoluciona o exercício do Direito e capacita advogados para o futuro

Alexsandro Luiz de Assis 18/06/2025
IA não conseguirá substituir mão de obra humana no cotidiano das empresas, diz especialista em RH

IA não conseguirá substituir mão de obra humana no cotidiano das empresas, diz especialista em RH

Alexsandro Luiz de Assis 16/06/2025
O celular está destruindo sua paz mental? Psicanalista explica como fazer o detox digital

O celular está destruindo sua paz mental? Psicanalista explica como fazer o detox digital

Alexsandro Luiz de Assis 30/05/2025
Fabricante brasileira aposta em nova demanda por baterias para atender crescimento da conectividade e serviços de telecom e data centers

Fabricante brasileira aposta em nova demanda por baterias para atender crescimento da conectividade e serviços de telecom e data centers

Alexsandro Luiz de Assis 02/05/2025
74% das empresas que adotaram a IA Gen já estão obtendo retornos consideráveis ​​sobre o investimento

74% das empresas que adotaram a IA Gen já estão obtendo retornos consideráveis ​​sobre o investimento

Alexsandro Luiz de Assis 23/04/2025
Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel: o novo abismo do mercado de trabalho

Empresas pedem IA, mas profissionais ainda lutam com Excel: o novo abismo do mercado de trabalho

Alexsandro Luiz de Assis 31/03/2025
Inteligência artificial revoluciona cuidados geriátricos no Brasil

Inteligência artificial revoluciona cuidados geriátricos no Brasil

Alexsandro Luiz de Assis 25/02/2025