Oficinas do Projeta Cultura impulsionam agentes culturais

Cultura Acessível

Oficinas do Projeta Cultura impulsionam agentes culturais
Oficinas do Projeta Cultura impulsionam agentes culturais

Graduada em Artes Visuais – Ênfase em Bidimensional, Literatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, experiências na área de ensino Arte-Educação em instituições culturais, escolas da rede municipal/rural, estadual, particular e federal profissionalizante.

Oficinas do Projeta Cultura impulsionam agentes culturais em Divinópolis, Juiz de Fora, Araguari e Uberaba

Iniciativa fomenta a formação no campo da cultura em cidades do interior mineiro com atividades gratuitas

Até 6 de fevereiro, o Projeta Cultura mobiliza as cidades de Divinópolis, Juiz de Fora, Araguari e Uberaba em formações gratuitas para quem deseja ampliar seus conhecimentos na elaboração de projetos culturais. A iniciativa, que já passou por outras cinco cidades mineiras, busca estimular a economia criativa em Minas Gerais, impulsionando agentes da cultura. Três Marias e Pirapora são os próximos municípios a receberem as ações.

Realizado pelo Instituto Vivas e pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o Projeta Cultura oferece duas oficinas: “Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais” e “Elaboração de Projetos Culturais”. A primeira explora as possibilidades e as limitações da utilização da IA na escrita criativa de projetos. A segunda apresenta conhecimentos e ferramentas essenciais para a criação e inscrição de projetos nos principais editais de fomento à cultura.

Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, destaca a relevância do projeto, ampliando o alcance da arte em Minas. “Como a maior incentivadora da cultura no estado, a Cemig busca, para além de patrocinar a realização das atrações culturais, promover a capacitação de quem pensa e faz a cultura, de maneira a fortalecer ainda mais o setor. Ao proporcionar oficinas como as executadas pela iniciativa, queremos contribuir para a profissionalização dos agentes culturais, reforçando essa rede de atuação”, explicou.

Em Araguari, a oficina de Elaboração de Projetos Culturais é conduzida por Sinara Teles, que já atuou em diversos espetáculos, é pesquisadora, curadora em festivais e cofundadora da Cia. Cóccix. “Nada melhor do que esses encontros para que a gente possa, com os pares, ir trocando, exercitando a escrita, conhecendo o nosso próprio projeto, além de outras áreas e outros profissionais. Quanto mais informações e contatos o gestor cultural tem, mais ele amplia o arcabouço de ideias, de possibilidades e de conexões que ele pode fazer nos seus projetos individuais e coletivos”, afirma.

Em Juiz de Fora e Uberaba, quem guia esta oficina é Felipe Amado, especializado em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (Espanha). A gestora cultural e atriz, Cris Moreira, ficou por conta da atividade em Divinópolis. Além dos conhecimentos, os profissionais compartilham aprendizados e experiências de suas próprias jornadas na economia criativa.

Doutora com dupla titulação em Mídia e Comunicação pela UFMG, Ana Carolina Souza, conduziu a oficina “Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais” em Juiz de Fora, enquanto em Divinópolis e Araguari, o professor foi Guilherme Lessa. Dramaturgo, roteirista, redator, tradutor e revisor, Lessa comenta sobre o potencial transformador da atividade: “A experiência contribui para um crescimento pessoal e profissional significativo, abrindo portas para novas formas de expressão e de interação com a tecnologia. Ao término da oficina, os participantes saem preparados para utilizar essas ferramentas de maneira criativa e estratégica em suas próprias produções e projetos”.

As aulas do Projeta Cultura serão realizadas em 11 cidades mineiras. O projeto já passou por Nova Lima, Santa Luzia, Sabará, Lagoa Santa e Betim, chegou em Juiz de Fora, Divinópolis, Uberaba e Araguari, e, por fim, estará em Três Marias e Pirapora.

Divulgação

A idealizadora do projeto, Solanda Steckelberg, acrescenta que a circulação do Projeta Cultura pelo interior mineiro é um caminho para uma efetiva oportunidade de desenvolvimento local. “A realização de oficinas formativas para pessoas que atuam no campo da cultura é uma possibilidade real de transformações positivas e necessárias diante dos diversos desafios que precisamos enfrentar, exigindo de nós uma formação mais qualificada e profissional no campo da cultura”, comenta.

Além das oficinas, o projeto prevê uma websérie educativa composta por 10 episódios sobre a elaboração de projetos culturais, complementada por uma apostila que aprofunda as discussões sobre a proposição de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O material servirá como apoio contínuo para os participantes e outros interessados no tema.

Trajetória do projeto

Na primeira etapa do Projeta, que aconteceu em maio e junho de 2024, em Belo Horizonte, foram realizadas seis oficinas gratuitas nas áreas de Fotografia, Poesia e Design, Dança e Audiovisual. Ao final, 52 participantes foram certificados e a iniciativa promoveu um evento para prestigiar as obras produzidas pelos alunos que concluíram a atividade formativa.

Projeta Cultura é uma ação formativa que conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente.

Sobre as oficinas

Oficina Inteligência Artificial para a Elaboração de Projetos Culturais

A oficina explora as aplicações da Inteligência Artificial na escrita criativa. Os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos básicos de IA e como utilizar ferramentas para impulsionar sua criatividade na elaboração de projetos culturais, desde a geração de ideias até a forma final, passando pela estruturação, revisão e tradução de textos. A oficina também discutirá as limitações do ChatGPT e as estratégias para criar comandos eficazes a partir de dicas e exemplos simples e acessíveis.

Carga horária: 12 horas/aula 

Elaboração de Projetos Culturais 

Apresentação de técnicas para elaboração, planejamento e desenvolvimento de projetos culturais, abordando suas fases e despesas. Pretende-se trabalhar de forma a permitir inscrição de projetos culturais em diferentes editais de fomento, tais como Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Editais Funarte, Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.

Carga horária: 12h/aula

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus mais de 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

Acesse: instagram.com/projeta.cultura

Tira-dúvidas via WhatsApp: (31) 98610-1195

  • Divinópolis:

Oficina Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais, com Guilherme Lessa: 20 a 23 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, no Centro Universitário UNA (Rua Cel. João Notini, 151 – Centro)

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Cris Moreira: 27 a 30 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, no Centro Universitário UNA (Rua Cel. João Notini, 151 – Centro)

  • Juiz de Fora:

Oficina Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais, com Ana Carolina Souza: 20 a 23 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, no Anfiteatro João Carriço (Avenida Barão do Rio Branco, 2234 – Centro)

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Felipe Amado: 27 a 30 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, no Anfiteatro João Carriço (Avenida Barão do Rio Branco, 2234 – Centro)

  • Araguari:

Oficina Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais, com Guilherme Lessa: 27 a 30 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, na Casa da Cultura Abdalla Mameri (Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 – Centro)

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Sinara Teles: 3 a 6 de fevereiro de 2025, das 19h às 22h, na Casa da Cultura Abdalla Mameri (Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 – Centro)

  • Uberaba:

Oficina Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais, com Ana Carolina Souza: 27 a 30 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, no Teatro Experimental de Uberaba Augusto Cesar Vanucci (Rua Padre Zeferino, 988, Bairro Fabrício)

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Felipe Amado: 3 a 6 de fevereiro de 2025, das 19h às 22h, Teatro Experimental de Uberaba Augusto Cesar Vanucci (Rua Padre Zeferino, 988, Bairro Fabrício)

Cultura Acessível

Graduada em Artes Visuais – Ênfase em Bidimensional, Literatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, experiências na área de ensino Arte-Educação em instituições culturais, escolas da rede municipal/rural, estadual, particular e federal profissionalizante.

Mais postagens da coluna - Cultura Acessível

Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas com tradição, folia e opções de tranquilidade

Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas com tradição, folia e opções de tranquilidade

Cynthia Verçosa 09/02/2026
Tiradentes é apresentada na série Minas Cidades Históricas, pela Rede Minas, neste domingo (1)

Tiradentes é apresentada na série Minas Cidades Históricas, pela Rede Minas, neste domingo (1)

Cynthia Verçosa 30/01/2026
Apoiados pelo Governo de Minas, artesãos faturam mais de R$ 1,4 milhão na 36ª Feira Nacional do Artesanato

Apoiados pelo Governo de Minas, artesãos faturam mais de R$ 1,4 milhão na 36ª Feira Nacional do Artesanato

Cynthia Verçosa 22/12/2025
Obras de arte de alunos da Fundação Bradesco ganham destaque na exposição ‘CeleBRAções’, em Belo Horizonte 

Obras de arte de alunos da Fundação Bradesco ganham destaque na exposição ‘CeleBRAções’, em Belo Horizonte 

Cynthia Verçosa 05/12/2025
Mostra CineOLHAR 2025 celebrará produções audiovisuais de crianças e adolescentes de Uberlândia

Mostra CineOLHAR 2025 celebrará produções audiovisuais de crianças e adolescentes de Uberlândia

Cynthia Verçosa 17/11/2025
Festa da Luz chega pela primeira vez a Uberlândia, entre 16 e 19 de outubro 

Festa da Luz chega pela primeira vez a Uberlândia, entre 16 e 19 de outubro 

Cynthia Verçosa 13/10/2025
Inhotim apresenta primeira grande exposição individual sobre Edgar Calel no Brasil

Inhotim apresenta primeira grande exposição individual sobre Edgar Calel no Brasil

Cynthia Verçosa 06/10/2025
Academia Mineira de Letras celebra Dalton Trevisan no “Livro do Mês” de setembro

Academia Mineira de Letras celebra Dalton Trevisan no “Livro do Mês” de setembro

Cynthia Verçosa 24/09/2025
Museu Casa Guignard apresenta exposição inédita que recupera desenhos invisíveis de Guignard 

Museu Casa Guignard apresenta exposição inédita que recupera desenhos invisíveis de Guignard 

Cynthia Verçosa 17/09/2025
Circuito Literário do Cerrado transforma Araxá com dois dias de encantamento e descobertas

Circuito Literário do Cerrado transforma Araxá com dois dias de encantamento e descobertas

Cynthia Verçosa 28/08/2025
Governo de Minas investe R$ 22,5 milhões no setor cultural por meio do Fundo Estadual de Cultura

Governo de Minas investe R$ 22,5 milhões no setor cultural por meio do Fundo Estadual de Cultura

Cynthia Verçosa 22/07/2025
TJMG determina devolução de imagem sacra

TJMG determina devolução de imagem sacra

Cynthia Verçosa 07/07/2025