Expoqueijo 2026
FCCB promove mais de 30 eventos no primeiro semestre de 2025 e reúne milhares de pessoas em Araxá
Cultura

FCCB promove mais de 30 eventos no primeiro semestre de 2025 e reúne milhares de pessoas em Araxá

FCCB promove mais de 30 eventos no primeiro semestre de 2025 e reúne milhares de pessoas em Araxá
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma diversificada com eventos promovidos ou realizados com apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Entre janeiro e junho, a instituição realizou mais de 30 eventos que atraíram milhares de pessoas, oferecendo atividades voltadas à música, literatura, artes visuais, cinema, rodas de conversa, exposições e à valorização da cultura local.

Segundo a presidente da FCCB, Madalena Aguiar, as ações culturais promovidas são essenciais para fortalecer o cenário artístico da cidade e ampliar o acesso da população às diversas manifestações culturais. “Foi um semestre de muito trabalho e celebração da nossa arte, da nossa história e da nossa gente. Cada evento contribuiu para aproximar o público da cultura, criando espaços de diálogo, troca de experiências e vivência artística”, destacou.

A programação começou em janeiro com a participação da Associação das Doceiras de Araxá, que trouxe suas tradicionais iguarias para a sede da Fundação. Em fevereiro, o destaque foi o espetáculo “Triciclo”, seguido pelo Carnaval, celebrado nos dias 2 e 3 de março.

Abril trouxe uma Feira de Artesanato e a edição anual da Noite do Chorinho. Já em maio, a FCCB promoveu uma agenda intensa com exposições, atividades formativas e exibições audiovisuais. Entre os destaques do mês estão a Semana dos Museus e a Exposição de Máscaras Africanas, que seguiu em cartaz até julho.

A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo teve participação ativa ao longo do semestre, com recitais, ensaios abertos e apresentações dos alunos do curso técnico. A literatura também ganhou espaço, com leituras de poemas, além de rodas de conversa e lançamentos de publicações que aproximaram o público da produção local.

O audiovisual teve forte presença na programação, com exibições de filmes e documentários, incluindo produções realizadas por meio da Lei Paulo Gustavo.

A Galeria Dona Beja, localizada no Museu Dona Beja, recebeu cinco exposições ao longo do semestre, promovendo a arte contemporânea e regional ao público de Araxá.

Encerrando o semestre, a Fundação realizou eventos que reforçaram o diálogo com a comunidade e a valorização da diversidade cultural, como a escuta pública e rodas de conversa, promovendo a participação ativa dos cidadãos nas construções culturais da cidade.

Ainda de acordo com Madalena Aguiar, a agenda do segundo semestre já está em fase de planejamento e promete novidades. “Nosso compromisso é seguir promovendo arte e cultura com qualidade, inclusão e respeito à diversidade”, afirma a presidente.

Move – Pilates

Mais notícias da Categoria Cultura

ExpoQueijo Brasil terá 25 horas de shows gratuitos com Leo Jaime, Vinny e atrações para toda a família

ExpoQueijo Brasil terá 25 horas de shows gratuitos com Leo Jaime, Vinny e atrações para toda a família

Portal Araxá 23/06/2026
Rock no Metal leva experiências que conectam música,  minerais e geociências a Araxá e Belo Horizonte

Rock no Metal leva experiências que conectam música, minerais e geociências a Araxá e Belo Horizonte

Portal Araxá 23/06/2026
Escola Municipal de Música realiza o evento Noite da Seresta nesta segunda (15)

Escola Municipal de Música realiza o evento Noite da Seresta nesta segunda (15)

Portal Araxá 15/06/2026
Fenadoces abre inscrições para concurso que celebra a tradição e a criatividade da doçaria araxaense

Fenadoces abre inscrições para concurso que celebra a tradição e a criatividade da doçaria araxaense

Portal Araxá 10/06/2026
Fenadoces inicia troca solidária de ingressos para show do Biquini Cavadão em parceria com o Sesc Mesa Brasil

Fenadoces inicia troca solidária de ingressos para show do Biquini Cavadão em parceria com o Sesc Mesa Brasil

Portal Araxá 10/06/2026
Uma aventura no Xingu. Escritora de Araxá lança livros em aldeia indigena no Mato Grosso

Uma aventura no Xingu. Escritora de Araxá lança livros em aldeia indigena no Mato Grosso

Portal Araxá 10/06/2026