Fecomércio MG aponta otimismo do comércio na Black Friday
Economia

Fecomércio MG aponta otimismo do comércio na Black Friday

Fecomércio MG aponta otimismo do comércio na Black Friday

Fecomércio MG aponta otimismo do comércio na Black Friday: Comerciantes investem e esperam aumento de vendas de até 40% na data

Pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, mostra que a data é conhecida por 94,9% das empresas de comércio do estado. Destas, 39,2% participarão das ações de vendas na data; no ano passado 37,9% participaram. A Black Friday acontece no dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês.

Na opinião da maioria dos empresários do comércio varejista (63,3%), o período de ofertas da Black Friday não interfere nas vendas de Natal e 22,9% notam interferência positiva. Um percentual de 13,7% afirma que há impacto negativo sobre as vendas de Natal. Essa percepção negativa é atribuída principalmente à antecipação das vendas de Natal e à ideia de o cliente estar sem dinheiro por ter comprado na Black Friday.

A pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday foi realizada entre os dias 15 e 24/10. Foram avaliadas 413 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.

Até o momento de realização da pesquisa, mais de 15% das empresas indicavam que darão descontos acima de 50%, sendo que 35,7% ainda não haviam definido o percentual que irão praticar. Para 63,3% dos empresários, o aumento do volume de vendas esperado deve ser de até 40,0%; para 10,8%, o aumento nas vendas deve superar 50%. Os descontos da Black Friday devem ocorrer em 38,4% das lojas físicas e em 21,9% das lojas virtuais. No ano passado, 22,2% das empresas deram descontos acima de 50% resultando em incremento de até 40% de aumento nas vendas para 59,7% das empresas participantes. Em 2025, os descontos foram apontados por 41,1% das empresas como uma ação a ser aplicada no período, assim como promoções e propagandas/divulgações foram bastante citados pelos empresários entrevistados.

Divulgação

A maior parte (58,3%) dos empresários acredita que nada poderá atrapalhar as vendas no período de ofertas. Contudo, 16,6% apontaram para crise econômica/baixo fluxo de vendas e 13,2% disseram que a concorrência pode atrapalhar suas vendas na Black Friday. As razões citadas pelas empresas para não aderirem à data de promoções foram, nesta ordem: não querem: 70,6%; data não gera lucro: 15,0%; fluxo baixo de vendas: 14,5%; falta de dinheiro para investir: 14,0%.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, explica que em um cenário marcado por juros elevados e pelo alto nível de endividamento das famílias, a Black Friday se apresenta como uma oportunidade estratégica para o comércio varejista mineiro. “A data permite ao consumidor antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo, aumentando as vendas do varejo. Neste sentido, para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez. Acrescido a isso, a pesquisa mostra que a adesão à Black Friday tem crescido, e a percepção majoritária é de que ela não compromete as vendas de Natal, o que reforça ainda mais a importância da data como parte do calendário promocional do varejo”, descreve Martins.

Divulgação

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Economia

Mais notícias da Categoria Economia

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

Portal Araxá 01/12/2025
Consórcio imobiliário cresce 294% em seis anos e já representa quase 25% dos financiamentos de imóveis no país, mostra pesquisa

Consórcio imobiliário cresce 294% em seis anos e já representa quase 25% dos financiamentos de imóveis no país, mostra pesquisa

Portal Araxá 31/10/2025
Condenação de Bolsonaro reacende temor de sanções e pressiona economia brasileira

Condenação de Bolsonaro reacende temor de sanções e pressiona economia brasileira

Portal Araxá 16/09/2025
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,07%

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,07%

Portal Araxá 04/08/2025
Oscilação no Dólar e seus reflexos no planejamento das viagens internacionais: como realizar seus sonhos com segurança financeira

Oscilação no Dólar e seus reflexos no planejamento das viagens internacionais: como realizar seus sonhos com segurança financeira

Portal Araxá 30/07/2025
XP reforça estratégia multicanal e amplia oferta de consultoria para clientes de alta renda   

XP reforça estratégia multicanal e amplia oferta de consultoria para clientes de alta renda   

Portal Araxá 16/07/2025