Festival valoriza artistas locais, regionais e tem ainda atrações reconhecidas nacionalmente
O FestNatal – Araxá 160 anos inicia, nesta sexta-feira (12), seu segundo fim de semana de atrações com uma agenda que movimentará o estacionamento do Estádio Fausto Alvim entre música, teatro, contação de histórias e um domingo temático do samba.
A programação valoriza artistas locais, regionais e atrações reconhecidas nacionalmente. “Será mais um fim de semana muito animado na nossa arena, com foco no samba, mas com toda a pluralidade que marca o festival”, conta Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).
Sexta multicultural
A noite de sexta-feira começa às 19h com a abertura da Vila do Noel e o espetáculo “Cadê o Natal?”, da Copas Produções Artísticas, que reúne personagens de mais de 20 espetáculos infantis da companhia. Criada como um “grande pot-pourri natalino”, a montagem revisita histórias e personagens queridos do público infantil. “A peça apresenta um menino que perdeu a magia do Natal e a reencontra quando figuras clássicas se unem para trazer de volta esse encanto — uma proposta pensada para emocionar crianças e adultos ao falar de união, amor e imaginação”, explica o produtor Diego Benica.
Às 20h, começa a apresentação da Bêjazz Street Band, que levará ao festival uma combinação de jazz, blues, bossa nova e forró. “Esperamos o público para curtir uma apresentação com vários ritmos, sempre com uma musicalidade acessível e festiva”, destaca Osvaldo Afonso Rezende, integrante do grupo.
Em seguida, às 20h45, sobe ao palco a banda araxaense 100% Chinelinho, tradicional na cena regional. “Estamos preparando um show bem dançante, com pagode dos anos 90, axé, pagonejo e aquele clima de resenha que o público adora. Queremos lotar o evento e levar alegria para todos”, afirma o vocalista Cássio Murilo.
A sexta será encerrada com o show do grupo Samba Quente, que há mais de 15 anos se apresenta pelo país mantendo vivas tradições familiares ligadas ao samba.
Sábado de repertório internacional
O sábado começa às 19h com o Diego França Quarteto, projeto instrumental que transita pelo jazz clássico, fusion, blues rock e música mineira, incluindo composições autorais. “Depois de rodarmos festivais nacionais e internacionais, chegamos ao FestNatal com alegria e com um repertório que mistura nossas influências com o sotaque da música brasileira”, afirma o músico Diego França.
Às 20h, é a vez da jovem banda araxaense BR 034, dedicada ao rock nacional. “Nosso show será um compilado dos maiores hits do rock brasileiro, de músicas feitas para cantar junto. Participar do FestNatal é especial, porque é nossa primeira vez com este projeto e voltar aqui traz lembranças de quando vencemos o festival de novos talentos anos atrás”, destaca Dedé, vocalista do grupo.
Às 21h15, sobe ao palco Douglas Oliveira & The Red Dogs, que apresenta releituras de clássicos do blues e do rock em uma formação organ trio. “Tocamos BB King, Eric Clapton, Creedence, Amy Winehouse, Michael Jackson e muito mais, sempre com pegada grooveada. O FestNatal é um lugar com estrutura excelente de som e produção, e o público de Araxá sempre abraça shows de qualidade”, comenta Douglas Oliveira.
A noite termina às 22h30 com a banda Blues Beatles, atração que já passou por palcos dos Estados Unidos, Canadá e Europa. O espetáculo mistura melodias dos Beatles com arranjos tradicionais de blues, soul e funk.
Domingo do samba
O domingo será o ponto alto do fim de semana, com uma programação completamente estruturada em torno do samba e do choro.
A abertura da programação musical será às 15h com o grupo Chorando na Praça, criado na Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. “É sempre um prazer levar ao público o chorinho, um estilo brasileiro de grande riqueza. Será uma apresentação leve e muito agradável”, destaca o músico Paulo Maneira.
Às 16h começa a grande Roda de Samba, reunindo os grupos Rezenha e Dukintal. Serão seis horas de samba tradicional, pagode e sucessos contemporâneos interpretados de forma coletiva, criando um clima de confraternização que deverá atrair grande público.
O domingo segue com programação infantil às 19h na Vila do Noel e a contação de histórias da Cia Deu Na Telha às 20h.
Programação
12/12 – SEXTA-FEIRA
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Espetáculo Cadê o Natal? Copas Produções Artísticas (Lei de Incentivo à Cultura)
19h30 – Oficina Cultural Tecendo Histórias (Lei de Incentivo à Cultura)
20h – Contação de Histórias Cia Deu Na Telha (Lei de Incentivo à Cultura)
20h – Bêjazz (Lei de Incentivo à Cultura)
20h45 – 100% Chinelinho (Programação Extra)
22h30 – Samba Quente (Programação Extra)
13/12 – SÁBADO
19h – Abertura Vila do Noel
19h – Diego França Quarteto
19h30 – Oficina Cultural Cia Deu Na Telha
20h – Contação de Histórias Tecendo Histórias
20h – BR 034
21h15 – Douglas Oliveira e Banda The Red Dogs
22h30 – Blues Beatles
14/12 – DOMINGO
15h Chorando Na Praça
16h Roda de Samba – Rezenha / Dukintal
19h Abertura Vila do Noel
20h Contação de Histórias Cia Deu Na Telha
A quinta no FestNatal
A quinta-feira (11) do FestNatal – Araxá 160 anos foi marcada por uma programação musical variada, reunindo artistas da cidade na arena montada em frente ao Estádio Fausto Alvim. A noite começou às 19h, com a abertura da Vila do Noel e o show da Incruziada Blues Band, que apresentou um repertório de blues e atraiu o público logo no início das atividades.
Às 20h, a Contação de Histórias Sambanguinhas – Histórias e Cantigas trouxe o livro “Leo, Vagalume do Papai Noel”, que é parte do projeto FestNatal Araxá. Em seguida, às 20h15, a Caravana Soul assumiu o palco com releituras de clássicos que passaram pelo pop, soul e funk, imprimindo identidade própria às canções.
O encerramento da noite ficou por conta da Peixe Piloto, às 21h30, com um show de pop rock que combinou nostalgia e forte presença do público fiel à banda desde a década de 90.
FestNatal Araxá
O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano, o evento comemora 16 anos e ocorre entre os dias 4 e 21 de dezembro no estacionamento do Estádio Fausto Alvim com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais. O evento também conta com toda a estrutura de acessibilidade, como banheiros adaptados, vagas reservadas, rampas, tradução simultânea em libras, audiodescrição e presença diária de uma psicóloga especialista em manejo comportamental.
O FestNatal – Araxá 160 anos é realizado pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CBMM, Bem Brasil, Rio Banco, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Algar, Zema, Prefeitura de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e Tv Integração. Uma realização da Fundação Cultural Acia (Facia) e Ministério da Cultura, Governo do Brasil, ao lado do povo brasileiro.
FestNatal – Araxá 160 anos
Data: de 4 a 21/12
Local: Estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim.
Entrada gratuita






Facebook
Twitter
Google+
YouTube