Governo de Minas avança na expansão do programa Leite pela Primeira Infância
Minas Gerais

Governo de Minas avança na expansão do programa Leite pela Primeira Infância

Governo de Minas avança na expansão do programa Leite pela Primeira Infância

Iniciativa que já beneficia 16 mil famílias no Norte e Nordeste do estado chega em fase piloto na Região Metropolitana de BH

imagem de destaque

Governo de Minas segue ampliando o alcance do programa Leite pela Primeira Infância, que agora chega à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Edital lançado neste sábado (25/10) pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) vai credenciar municípios interessados em implementar a iniciativa, que fortalece a alimentação de crianças em vulnerabilidade.

Atualmente, o programa é executado com sucesso em 63 municípios da região de abrangência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais,  onde já foram distribuídos mais de 400 mil litros de leite, atendendo cerca de 17 mil famílias. Agora, a iniciativa chega em formato piloto à RMBH. Para saber mais detalhes, acesse o edital.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, a expansão reforça o impacto do programa na vida das famílias.

“O Programa Leite pela Primeira Infância é uma política que protege o presente e constrói o futuro, garantindo que nenhuma criança mineira tenha seu desenvolvimento comprometido por falta desse alimento saudável e adequado. O balanço positivo no interior nos deu a segurança para avançar aqui, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com este novo edital, vamos levar cuidado para mais famílias, promovendo saúde, oportunidades e prosperidade para Minas Gerais”, destaca Alê Portela.

Como participar

As inscrições dos municípios ficam abertas até 10/11 e devem ser formalizadas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MG), com o envio da documentação prevista no edital. As informações completas podem ser consultadas no site da Sedese.

O modelo de execução não prevê repasse financeiro, mas divide responsabilidades entre Estado e municípios. A Sedese dará apoio durante o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com vigência inicial de 12 meses e possibilidade de prorrogação por até 60 meses.

A Sedese vai adquirir e disponibilizar o leite, garantindo a qualidade e o transporte até o ponto de recepção indicado pelo município. Já as prefeituras deverão receber e armazenar o produto, realizar a distribuição gratuita às famílias, manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, disponibilizar equipes de execução e prestar contas.

Projeto piloto

Na RMBH, o projeto piloto prevê a entrega semanal de três litros de leite UHT integral por criança, de 2 a 6 anos, pertencente a famílias chefiadas por mães solo e inscritas no CadÚnico. O objetivo é assegurar o acesso a proteínas, cálcio e vitaminas essenciais, prevenindo a desnutrição e contribuindo para o desenvolvimento infantil. O programa atua como um complemento nutricional fundamental, ressaltando que o leite materno segue como o alimento prioritário nos primeiros meses de vida.

A diretora Estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes, Eliane Quaresma, destacou o papel social do programa. “O Leite pela Primeira Infância representa um cuidado concreto com o desenvolvimento das nossas crianças. Ele chega às famílias que mais precisam e ajuda a garantir que a infância seja um tempo de crescimento saudável”, afirma.

Além do impacto nutricional, o programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para a erradicação da pobreza e o combate à fome.

A assessora-chefe de Segurança Alimentar da Sedese, Joana Brant, reforça o convite aos municípios. “A adesão representa uma oportunidade de ampliar o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade na RMBH. Juntos, Governo de Minas e prefeituras podem fortalecer a rede de proteção social, garantir mais equidade e construir um futuro de prosperidade para as crianças”, completa Joana.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Governo de Minas entrega prêmio da Nota Fiscal Mineira a ganhador de Ipatinga

Governo de Minas entrega prêmio da Nota Fiscal Mineira a ganhador de Ipatinga

Portal Araxá 07/11/2025
Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil

Comissão do Senado aprova isenção do IR para quem ganha até RS 5 mil

Portal Araxá 05/11/2025
Secretaria de Educação e Undime anunciam Calendário Escolar 2026

Secretaria de Educação e Undime anunciam Calendário Escolar 2026

Portal Araxá 05/11/2025
Com obras até o próximo domingo (2), EPR Triângulo reforça segurança viária em 5 rodovias da região  

Com obras até o próximo domingo (2), EPR Triângulo reforça segurança viária em 5 rodovias da região  

Portal Araxá 29/10/2025
Encontro com representantes da Way e da ANTT cobra melhorias na BR-262

Encontro com representantes da Way e da ANTT cobra melhorias na BR-262

Portal Araxá 28/10/2025
Governo de Minas implementa instrumento para liberação automática de atividades econômicas

Governo de Minas implementa instrumento para liberação automática de atividades econômicas

Portal Araxá 27/10/2025