Dançaraxá – 2025 (veicular até 17/08).
Mitos e verdades sobre o consumo de leite: o que é fato e o que é exagero?
Saúde

Mitos e verdades sobre o consumo de leite: o que é fato e o que é exagero?

Mitos e verdades sobre o consumo de leite: o que é fato e o que é exagero?

O médico Danilo Almeida explica o que a ciência diz sobre essa bebida que divide opiniões

Celebrado em 24 de junho, o Dia Internacional do Leite foi criado para valorizar o papel dos laticínios na nutrição e combater a desinformação sobre o alimento. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mais de 6 bilhões de pessoas consomem leite e outros produtos lácteos em todo o mundo, a maioria vivendo em países em desenvolvimento. Mesmo tão popular, o consumo do leite de vaca costuma ser alvo de dúvidas sobre os seus efeitos positivos ou negativos para a saúde, principalmente daqueles que brigam com a balança.

Para esclarecer essas dúvidas, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban) divulgaram, no final de 2023, um consenso técnico-científico com base na análise de 114 estudos publicados sobre o tema. O resultado é claro: não há evidências científicas de que o leite seja inflamatório ou prejudicial para a maioria das pessoas. Ao contrário, diversos trabalhos apontam propriedades anti-inflamatórias e os diversos benefícios da bebida.

“Existe uma polêmica envolvendo o leite por falarem que ele é inflamatório, atrapalha a perda de peso, aumenta a produção de muco, entre outros mitos. Mas o que a sociedade médica sabe é que o leite é um alimento completo, repleto de benefícios e seguro para o consumo de pessoas saudáveis”, afirma o médico Danilo Almeida, pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN e fundador da Clínica Versio, em Vitória (ES). “O que acontece é que algumas pessoas têm intolerância à lactose, uma deficiência na produção da enzima lactase, responsável pela digestão da lactose, e que pode gerar fermentação e sintomas desagradáveis no intestino. Em outros casos, a pessoa pode apresentar a APLV ou Alergia à Proteína do Leite de Vaca, o que ativa o sistema imunológico e pode provocar inflamação. Mas isso não se aplica à maioria da população”, explica.

Segundo o Dr. Danilo, generalizar que o leite causa inflamação do organismo ou outros malefícios em todos é um equívoco. “O leite pode ser inflamatório para alguns, mas, na verdade, para a maioria das pessoas, ele terá mais efeitos benéficos”, completa.

Além de ser uma excelente fonte de cálcio, proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais, o leite de vaca está presente em praticamente todos os guias alimentares nacionais e internacionais, assegura o médico. A American Heart Association (AHA), por exemplo, recomenda o consumo de até três porções de laticínios com baixo teor de gordura por dia. “Alguns pacientes chegam ao consultório e comentam: ‘Ah, doutor, mas eu sinto diferença quando tiro o leite da dieta’. Se for esse o caso, é preciso investigar. Pode ser intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou até mesmo um desequilíbrio da microbiota intestinal. Nada que um bom diagnóstico não resolva”, relata o médico.

A verdade, de acordo com os estudos científicos, é que o leite é seguro, nutritivo e funcional — e merece espaço na mesa da maioria das pessoas. E para quem apresenta sintomas após o consumo, a recomendação é sempre buscar orientação médica antes de restringir o alimento, especialmente considerando seus benefícios amplamente documentados.

Crédito: Freepik

Para ajudar a sanar as principais dúvidas, o médico pós-graduado em nutrologia Danilo Almeida listou alguns mitos e verdades sobre o leite de vaca e o seu consumo. Confira:

7 verdades sobre o leite

1. É uma fonte importante de cálcio e proteínas

O leite contém cálcio em alta biodisponibilidade, o que significa que o corpo o absorve com eficiência. Além disso, fornece proteínas de alto valor biológico.

2. Pode ser consumido por adultos saudáveis

Não há contraindicação generalizada para o consumo de leite por adultos. Exceto em casos de intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou hipersensibilidade ao alimento, ele pode fazer parte de uma dieta equilibrada.

3. Leite ajuda na manutenção da saúde óssea

Por ser fonte de cálcio, fósforo e vitamina D (em versões enriquecidas), o leite contribui para a saúde dos ossos, especialmente em idosos e mulheres na menopausa.

4. É possível consumir leite mesmo com intolerância à lactose

Hoje existem várias alternativas, como o leite zero lactose ou bebidas vegetais enriquecidas. Em alguns casos, o acompanhamento profissional permite reintroduzir o alimento com segurança.

5. Leite não causa mucosidade em pessoas saudáveis

Não há comprovação científica de que o leite aumente a produção de muco em pessoas que não tenham alergia. Esse é um mito comum, especialmente entre quem evita a bebida durante resfriados.

6. “O ser humano é o único animal adulto que consome leite”

É verdade. Mas também é o único que lê, constrói aviões e compõe sinfonias. A singularidade humana não invalida o consumo. Temos autonomia para escolher e adaptar a alimentação conforme necessidades e contexto.

7. O leite fortalece o sistema imunológico das crianças

As proteínas e vitaminas do leite auxiliam na construção e no funcionamento das defesas do corpo, combatendo infecções e prevenindo doenças. Lembrando, que a melhor opção para recém-nascidos sempre será o aleitamento materno.

7 mitos sobre o leite

1. “O leite inflama o organismo”

Esse é um dos mitos mais difundidos. Não há evidência de que o leite seja inflamatório em pessoas saudáveis. O que pode causar inflamação é a hipersensibilidade individual — que precisa ser diagnosticada.

2. “Leite causa acne”

Estudos não são conclusivos. Em alguns casos, o consumo excessivo de derivados pode influenciar desequilíbrios hormonais, mas isso não acontece com todos. Personalização é a chave.

3. “Todo leite é cheio de hormônios”

No Brasil, o uso de hormônios para estimular a produção de leite em vacas é proibido por lei. O leite vendido passa por fiscalização rigorosa da Anvisa.

4. “É melhor evitar leite para emagrecer”

O leite pode ser incluído tranquilamente em dietas para perda de peso, inclusive como fonte de saciedade. Retirá-lo sem orientação pode até prejudicar o equilíbrio nutricional.

5. “Leite aumenta o risco de doenças cardiovasculares”

Não há comprovação científica de que o leite, especialmente com baixo teor de gordura, aumente esse risco.

6. “Leite vegetal é sempre mais saudável”

Nem sempre. Muitos leites vegetais têm adição de açúcares e poucos nutrientes.

7. “Leite prejudica os rins”

Falso. O leite é fonte de fósforo e cálcio, essenciais para a saúde óssea e renal, quando consumido com equilíbrio.

Danilo Nunes Almeida (CRM/ES 17592) é médico pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e pós-graduando em Metabolômica pela Academia Brasileira de Medicina Funcional Integrativa. Atua com foco em emagrecimento, saúde hormonal, saúde intestinal e medicina de precisão. Fundador da Clínica Versio, localizada em Vitória (ES), é especialista em transformar dados clínicos, como genética, microbiota e hipersensibilidades alimentares, em estratégias de tratamento personalizadas, com foco em resultados reais e sustentáveis.

Bem Brasil – Julho/Agosto
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Unidades de Saúde de Araxá ampliam atendimentos de atenção primária com horários estendidos em agosto

Unidades de Saúde de Araxá ampliam atendimentos de atenção primária com horários estendidos em agosto

Portal Araxá 13/08/2025
Prefeitura de Araxá estabelece novas regras para emissão de atestados médicos na UPA 24h e nas AMEs UniNorte e Unileste

Prefeitura de Araxá estabelece novas regras para emissão de atestados médicos na UPA 24h e nas AMEs UniNorte e Unileste

Portal Araxá 12/08/2025
Pessoas idosas exigem atenção redobrada no frio

Pessoas idosas exigem atenção redobrada no frio

Portal Araxá 12/08/2025
Agosto Dourado: vacinação para gestantes reforça proteção dos bebês por meio da amamentação

Agosto Dourado: vacinação para gestantes reforça proteção dos bebês por meio da amamentação

Portal Araxá 07/08/2025
Nova lei reconhece fibromialgia como deficiência e demanda adaptações nas empresas 

Nova lei reconhece fibromialgia como deficiência e demanda adaptações nas empresas 

Portal Araxá 01/08/2025
Você faz lavagem nasal em casa? Veja os erros mais comuns e como evitá-los

Você faz lavagem nasal em casa? Veja os erros mais comuns e como evitá-los

Portal Araxá 30/07/2025