Move – Pilates
Oficinas do Araxá Festival levam jazz a escolas públicas
Cultura

Oficinas do Araxá Festival levam jazz a escolas públicas

Oficinas do Araxá Festival levam jazz a escolas públicas

Atividades de formação de plateia acontecem nesta quarta (27), véspera da abertura oficial do evento

O Araxá Festival – Jazz e Blues, que acontece no próximo fim de semana – de 28 a 30 de março – terá uma abertura especial em escolas públicas da cidade. Nesta quarta (27), duas oficinas gratuitas serão realizadas com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Nelson Gomes e da Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo. A proposta é desmistificar o jazz e apresentar o gênero como algo acessível e próximo da realidade das crianças.

As oficinas “Brincadeiras Percussivas – Jazz no Cotidiano” terão uma hora de duração e serão ministradas pelos músicos Jack Will, percussionista de Uberlândia, e Tiago Martins, guitarrista araxaense. Haverá intérprete de libras e material em braille para garantir a inclusão de todos os estudantes.

O objetivo, segundo os organizadores, é ampliar a percepção das crianças sobre a música instrumental e o jazz, muitas vezes vistos como um gênero distante e elitizado. A metodologia se baseia em práticas de escuta, reprodução de ritmos corporais e improvisação, a partir de elementos que fazem parte do dia a dia dos estudantes.

Tiago Martins, guitarrista araxaense

“Nosso desafio é mostrar para essas crianças que o jazz não é uma música distante, difícil, feita só para quem entende muito de teoria. O jazz nasceu da improvisação, da mistura de culturas, de ritmos populares. Queremos mostrar que essa música também é delas”, afirma Tiago Martins, que destaca a importância de trabalhar a formação de público desde cedo.

Jack Will também acredita que o contato direto com a música ajuda a romper barreiras. “A percussão tem um papel fundamental nessa aproximação. Quando as crianças batem palmas, estalam os dedos ou produzem sons com o corpo, elas estão fazendo música. A gente só mostra o caminho e, quando elas percebem, já estão no ritmo do jazz”, explica o músico.

Participação ativa

As oficinas terão atividades lúdicas que passam por noções básicas de ritmo, acentuação musical e improvisação, além de um breve passeio pela história do jazz e suas influências africanas. Os alunos serão convidados a improvisar sons com objetos, instrumentos de percussão corporal e com a própria voz. “O jazz não tem uma fórmula fechada. Ele permite experimentação e liberdade. Isso é o que vamos estimular nas oficinas”, diz Jack Will.

As atividades de formação de plateia antecedem os shows do Araxá Festival – Jazz e Blues, que reunirá artistas nacionais e internacionais em três dias de apresentações no Parque do Barreiro.

Jack Will, percussionista de Uberlândia

Sobre o Araxá Festival

Esta é a segunda edição do Araxá Festival – Jazz e Blues. Em 2023, o evento também levou música de qualidade à Copa Internacional de Mountain Bike e foi um sucesso. Segundo a organização, a iniciativa de incluir o Araxá Festival Jazz e Blues dentro da programação da CiMTB reforça a vocação da cidade para sediar grandes eventos culturais e esportivos. “O festival trará uma seleção de músicos talentosos, proporcionando uma experiência sonora diferenciada para os visitantes e atletas da competição. Um evento imperdível”, destaca o coordenador do projeto, Marcelo Mamede (Moinho Cultural).

O festival é realizado pela Moinho Cultural e conta com o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, além do apoio da CiMTB. A entrada em ambos os eventos é gratuita.

Araxá Festival Jazz e Blues

Local: Parque do Barreiro, Araxá – dentro da programação da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB)

Datas: 28 e 29 de março de 2024

Horário: a partir das 17h.

Evento gratuito, acessível e livre para todos os públicos

Atrações: Shows de jazz e blues

Bem Brasil – Julho/Agosto
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Rock no Metal atraiu quase 4 mil pessoas em 12 horas de programação

Rock no Metal atraiu quase 4 mil pessoas em 12 horas de programação

Portal Araxá 08/07/2025
Fundação Cultural Calmon Barreto apresenta balanço da realização da Lei Paulo Gustavo em Araxá

Fundação Cultural Calmon Barreto apresenta balanço da realização da Lei Paulo Gustavo em Araxá

Portal Araxá 07/07/2025
Segunda escuta pública para construção do plano aplicação da Lei Aldir Blanc será realizada na próxima quinta (10)

Segunda escuta pública para construção do plano aplicação da Lei Aldir Blanc será realizada na próxima quinta (10)

Portal Araxá 07/07/2025
MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL APRESENTA A O ROCK NO METAL – CBMM | NIOBIUM – 2ª EDIÇÃO  

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL APRESENTA A O ROCK NO METAL – CBMM | NIOBIUM – 2ª EDIÇÃO  

Portal Araxá 03/07/2025
ExpoQueijo Brasil 2025 movimenta Araxá e consagra o queijo artesanal brasileiro no cenário internacional

ExpoQueijo Brasil 2025 movimenta Araxá e consagra o queijo artesanal brasileiro no cenário internacional

Portal Araxá 30/06/2025
Quatro países conquistam troféus “Ouro” na ExpoQueijo Brasil 2025

Quatro países conquistam troféus “Ouro” na ExpoQueijo Brasil 2025

Portal Araxá 30/06/2025