Devem realizar o cadastramento os concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental que irão ingressar no 6º ano em escolas que não oferecem continuidade até o 9º ano. Também devem se cadastrar os concluintes do 9º ano que ingressarão no Ensino Médio, os alunos da rede particular que pretendem estudar na rede pública municipal ou estadual e os estudantes provenientes de outros municípios que residirão em Araxá em 2026.
O cadastramento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e garante a organização do processo de matrícula para o próximo ano letivo. A distribuição das vagas seguirá critérios como prioridade para alunos com deficiência, zoneamento e presença de irmãos matriculados na mesma escola, buscando sempre a unidade mais próxima da residência do estudante.
Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet podem procurar as escolas públicas, a Inspetoria Escolar ou a Secretaria Municipal de Educação para receberem suporte e realizarem o procedimento dentro do prazo.
O resultado da alocação de vagas será divulgado no dia 10 de dezembro. O período de matrículas ocorrerá entre 26 de dezembro e 9 de janeiro, e as vagas remanescentes estarão disponíveis a partir de 27 de janeiro de 2026.
A coordenadora da Comissão de Cadastramento e Matrícula, Jaqueline Batista Guimarães, reforça a importância de não deixar para a última hora.
“Este é o momento de garantir que nenhum aluno fique sem acesso à rede pública no próximo ano. Pedimos que todos os responsáveis realizem o cadastro até esta sexta-feira, para que o processo de matrículas aconteça de forma organizada e justa”, destaca.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube