Expoqueijo 2026
Prefeitura conclui reforma geral da Unisa
Saúde

Prefeitura conclui reforma geral da Unisa

Prefeitura conclui reforma geral da Unisa

Após o término da reforma do prédio, os serviços serão oferecidos até às 21h, investimento que reduzirá a demanda para a UPA, priorizando os atendimentos de urgência e emergência

As obras de reforma da Unidade de Saúde do Setor Oeste, a Unisa, estão sendo concluídas, mais um investimento pela melhoria dos serviços de saúde em Araxá. O Prefeito Aracely de Paula, visitou o prédio nesta segunda-feira, 25, conhecendo de perto as melhorias que estão sendo feitas no local. Acompanhado da secretária de governo Lucimary Ávila e da Secretária de Saúde, Diane Dutra, o Prefeito ressaltou que continua fazendo na saúde investimento superior aos 15% exigidos por lei. “Quando percorremos ruas e bairros de Araxá, estabelecemos a saúde como prioridade. A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a reforma da Unisa, a reforma de todas as outras unidades de todos os bairros, dá a Araxá uma caraterística bem diferenciada daquilo que acontece a nível estadual e nacional. A saúde é prioritária não apenas como força de expressão, mas força de um direito que o cidadão tem”.

A Secretária Diane explica que a reforma começou em junho, o prédio foi todo reestruturado e remodelado para receber os atendimentos que serão ampliados. A Unisa vai oferecer atenção básica, 17 especialidades, atendimento odontológico especializado, fisioterapia, Centro Material de Esterilização (CME), pequenas cirurgias e espaço para o Setor de Controle de Zoonoses, são quase cem profissionais trabalhando no local. Quando as obras forem concluídas, a Unisa terá o horário de funcionamento estendido até às 21h. “Estamos preocupados com o trabalhador que chega em casa, não está passando bem e vai para a UPA. Muitas vezes tem que investigar, pesquisar o problema para fazer o diagnóstico, é nas Unidades que os médicos fazem triagem. Na UPA os atendimentos são de urgência e emergência, o paciente é liberado, por isso adotaremos do horário estendido, para que a população use o serviço da forma adequada, tendo melhor assistência e resolutividade”.

Segundo a secretária, quando são necessárias internações a Prefeitura compra serviços dos hospitais. Repassa em média, por mês, para a Casa do Caminho (R$ 436.157,83) e Santa Casa (R$ 532.789,27). “Os hospitais entram com atendimentos via SUS e nós compramos os serviços deles, nós somos gestão plena, se não seria contratos com o Estado. Estamos com os pagamentos regulares pela prestação de serviços em dia. Araxá está privilegiada com uma resolutividade diferenciada no estado de Minas Gerais, também estamos ampliando os atendimentos, quanto maior a oferta, maior a demanda”, destacou.

CRESOL – JUNHO
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Portal Araxá 17/06/2026
Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Portal Araxá 10/06/2026
Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Portal Araxá 08/06/2026
Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Portal Araxá 02/06/2026
Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Portal Araxá 02/06/2026
CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

CBMM e Prefeitura de Araxá firmam parceria para ampliar castrações de cães e fortalecer a saúde pública no município

Portal Araxá 29/05/2026