Expoqueijo 2026
Prefeitura proporciona amplo debate sobre as melhorias no Setor de Saúde
Saúde

Prefeitura proporciona amplo debate sobre as melhorias no Setor de Saúde

Prefeitura proporciona amplo debate sobre as melhorias no Setor de Saúde

Mais de 300 pessoas – usuários do SUS e trabalhadores do setor – compareceram na 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada no salão do Clube Araxá

Democracia e Saúde – Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. Esse foi o tema tratado na 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada durante toda sexta-feira, 5 de abril, no salão do Clube Araxá. O evento promovido pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde é um momento democrático que tem por finalidade promover a discussão de ações que contribuam para a solução de problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da conferência a promotora de Justiça, Mara Lúcia Silva Dourado, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiane dos Santos Andrade, a secretária de Saúde, Diane Dutra, a vice-prefeita Lídia Jordão, representando o prefeito Aracely de Paula, usuários do SUS, trabalhadores do setor e comunidade de um modo geral. Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento.

Apesar de mais de 30 anos de atuação, o SUS ainda encontra-se em construção, é considerado uma política pública de enfrentamento das desigualdades do país e uma das principais políticas de direitos universais. De acordo com a secretária Diane Dutra, o debate é importante para unir maior número de sugestões em prol do melhor funcionamento do Sistema SUS. “É esse momento que a população pode participar, procurando entender melhor como funciona e dando as suas sugestões”, destaca.

Cristiane acrescenta que quando há um trabalho em conjunto entre o conselho e a secretaria para beneficiar a comunidade em geral. “Nosso objetivo é proporcionar o melhor atendimento para o usuário de saúde de Araxá ou do Estado”. Lídia Jordão enfatiza que a conferência levar até a população como funciona o Sistema de Saúde. “Hoje existe grande dificuldade na Saúde, um subfinanciamento dos procedimentos que são mal pagos pelo SUS. Estamos aqui para fazer propostas que minimizem esses problemas, não só dos municípios, mas do Estado e da União”, comenta a vice-prefeita.

Na ocasião, a conferência elegeu 12 delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde que será realizada em junho, na cidade de Belo Horizonte.

CDK – Permuta
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde

Dia D de multivacinação aplica 528 doses em Araxá; procura é considerada baixa

Dia D de multivacinação aplica 528 doses em Araxá; procura é considerada baixa

Portal Araxá 23/06/2026
Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Frio e dores na coluna: como o Método Pilates pode ser um grande aliado na prevenção e no tratamento

Portal Araxá 17/06/2026
Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Credenciamento da UPA de Araxá entra na fase final junto ao Ministério da Saúde

Portal Araxá 10/06/2026
Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Frio e Dor Crônica: Por que as baixas temperaturas aumentam sua dor?

Portal Araxá 08/06/2026
Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Endometriose afeta milhões de mulheres e pode dificultar a gravidez 

Portal Araxá 02/06/2026
Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (3) em diferentes regiões de Araxá

Portal Araxá 02/06/2026