Expoqueijo 2026
Projeto “Produzindo e Aprendendo” leva educação ambiental e alimentação saudável às escolas municipais
Cidade

Projeto “Produzindo e Aprendendo” leva educação ambiental e alimentação saudável às escolas municipais

Projeto “Produzindo e Aprendendo” leva educação ambiental e alimentação saudável às escolas municipais
Uma iniciativa que une educação, sustentabilidade e alimentação saudável em um só espaço: a horta escolar. Com o objetivo de ensinar na prática o ciclo de vida das plantas, estimular hábitos saudáveis e desenvolver valores como responsabilidade e cooperação, a Prefeitura de Araxá, por meio das Secretarias de Agricultura e Pecuária e de Educação, lançou o projeto “Produzindo e Aprendendo”.

Desenvolvido em dez escolas da rede municipal, o projeto busca transformar a rotina pedagógica por meio de atividades práticas, incentivando o contato direto dos alunos com a natureza e com o processo de produção de alimentos.

Entre os principais objetivos da ação estão permitir que os estudantes compreendam, de forma prática, o ciclo de vida das plantas, desenvolvendo consciência sobre a importância de uma alimentação balanceada, além de habilidades como trabalho em equipe, disciplina e cuidado com o meio ambiente.

A proposta também visa integrar os conteúdos das salas de aula à vivência da horta, criando um ambiente rico para observação, pesquisa e reflexão contínua entre educadores e alunos. A área será preparada com oficinas práticas de compostagem, adubação e delimitação dos canteiros.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Osmar Gonçalves, o projeto tem potencial para mudar a relação dos alunos com o alimento e com o ambiente escolar:

“O ‘Produzindo e Aprendendo’ é muito mais do que uma horta. É uma ferramenta pedagógica viva, que envolve os alunos no processo de aprender fazendo. Eles passam a entender de onde vem o alimento, como é produzido, e isso traz uma consciência que vai além da escola. É um projeto que cultiva valores,” destacou o secretário.

O projeto será implementado nas seguintes unidades de ensino: Cemei Conceição Velasco, Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (CAIC), Cemei Francisco Braga, Cemei Vicente Pereira da Silva, Escola Municipal Professora Auxiliadora Paiva, Escola Padre João Botelho, Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, Escola Municipal Lia Salgado, CEMEI Querobina Gomes Borges e Escola Municipal Agar de Affonseca e Silva. A participação dos alunos será definida conforme a realidade e organização pedagógica de cada escola.

CRESOL – JUNHO
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Quem leva o Super Ouro? Começa hoje, em Minas, a maior disputa do queijo artesanal das Américas

Quem leva o Super Ouro? Começa hoje, em Minas, a maior disputa do queijo artesanal das Américas

Portal Araxá 26/06/2026
Mais de 8 toneladas de queijo e 19 países: Minas abre a maior vitrine do queijo artesanal nas Américas

Mais de 8 toneladas de queijo e 19 países: Minas abre a maior vitrine do queijo artesanal nas Américas

Portal Araxá 25/06/2026
Prefeitura de Araxá implantará cartão magnético para garantir o valor integral do auxílio-alimentação dos servidores

Prefeitura de Araxá implantará cartão magnético para garantir o valor integral do auxílio-alimentação dos servidores

Portal Araxá 25/06/2026
Mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior vão cobrir presencialmente a ExpoQueijo Brasil

Mais de 60 jornalistas do Brasil e do exterior vão cobrir presencialmente a ExpoQueijo Brasil

Portal Araxá 24/06/2026
Minha Casa, Minha Vida: veja os erros que mais têm causado pendências nas inscrições em Araxá

Minha Casa, Minha Vida: veja os erros que mais têm causado pendências nas inscrições em Araxá

Portal Araxá 23/06/2026
ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

Portal Araxá 22/06/2026