PMA – 2025 (ABRIL)
Robson Magela reapresenta dois projetos de Lei na Câmara Municipal
Política

Robson Magela reapresenta dois projetos de Lei na Câmara Municipal

Robson Magela reapresenta dois projetos de Lei na Câmara Municipal

O vereador Robson Magela (PRB) reapresentou dois projetos de lei na reunião ordinária da Câmara Municipal realizada no último dia 12 de fevereiro. Um dos projetos prioriza vagas para crianças vítimas ou filhas de vítimas de violência doméstica nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e nas creches e escolas conveniadas. O outro autoriza a Prefeitura de Araxá a efetuar a limpeza de terrenos particulares que estejam sujos ou servindo de depósitos de lixo e cobrar dos proprietários os serviços executados.

De acordo com o primeiro projeto, a prioridade na matrícula das crianças vítimas ou filhas de vítimas de violência doméstica de natureza física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial será observada mediante a apresentação de cópia do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) ou de qualquer outro documento expedido pela Delegacia da Mulher; do exame de corpo de delito; e da queixa-crime ou do pedido de medida protetiva. Esses documentos permanecerão em sigilo, com acesso restrito à direção do estabelecimento de ensino e ao Ministério Público, caso requeira.

O projeto também prevê que será concedida e garantida às crianças vítimas ou filhas de vítimas de violência doméstica a transferência de uma creche ou escola para outra, na esfera da rede municipal de ensino, de acordo com a necessidade de mudança de endereço da mãe com vistas à garantia da segurança da mulher e das crianças.

“Este projeto foi apreciado pela Câmara Municipal em 2018. Ele teve sete votos favoráveis e quatro contrários. Porém, o projeto não foi aprovado porque era necessária a maioria absoluta, ou seja, oito votos. Estou apresentando esta matéria novamente porque é importante para a segurança de crianças e mulheres que são obrigadas a deixar o lar em busca de um local seguro e longe de seu agressor”, diz Robson.

Limpeza de terrenos

Já o segundo projeto reapresentado pelo vereador Robson Magela trata da limpeza de terrenos sujos. Os proprietários desses lotes terão o prazo de quinze dias, a partir da notificação que já é realizada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), para limparem os seus terrenos e, quando for o caso, removerem o lixo neles depositado.

Expirado esse prazo, a Prefeitura poderá executar os serviços de limpeza e remoção do lixo nos terrenos, exigindo dos proprietários, além da multa aplicada, o pagamento das despesas efetuadas. O projeto prevê que para a capina manual o município cobrará 35% do valor da Unidade Fiscal da Prefeitura de Araxá (UFPA) para cada 20 metros quadrados. Para a retirada do lixo com uso de pá carregadeira e caminhão basculante será cobrado dos proprietários o pagamento de 4 UFPA por hora trabalhada. O valor atual da UFPA é de R$ 51,85.

“A Câmara aprovou este projeto em 2017, mas o prefeito vetou. O veto foi mantido pelo placar apertado de oito votos a sete e o projeto não se tornou lei. Volto a apresentar a matéria agora devido ao aumento do número de terrenos sujos em Araxá. É uma maneira de fazer com que cada um cuide do que é seu. E a Prefeitura também tem que manter as áreas institucionais limpas para dar o exemplo”, afirma Robson.

Praça da Juventude

Ainda na reunião ordinária do dia 12 de fevereiro, Robson Magela apresentou indicação solicitando que a Prefeitura de Araxá providencie a reforma completa da Praça João Amâncio, conhecida também como Praça da Juventude, que está localizada no bairro Urciano Lemos. O vereador afirmou que a praça está completamente abandonada.

“É lamentável que uma praça localizada no coração do setor Norte de Araxá esteja em estado deplorável. Essa praça tem que ser completamente reformada para que volte a ser uma opção de lazer para os moradores daquela importante região da cidade. E além da reforma é preciso cercar o local, com o foi feito na Praça dos Salesianos, e manter uma vigilância constante, como acontece no Parque do Cristo”, cobrou o vereador.

CDK – Permuta
Política

Mais notícias da Categoria Política

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 é debatida em Audiência Pública

Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 é debatida em Audiência Pública

Portal Araxá 23/06/2025
Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores

Reunião da Câmara aprova recursos para ExpoQueijo e Associações de Catadores

Portal Araxá 18/06/2025
Sessão Legislativa da Câmara aprova convênios com a Associação dos Estudantes e AMPARA

Sessão Legislativa da Câmara aprova convênios com a Associação dos Estudantes e AMPARA

Portal Araxá 12/06/2025
Lei de Governança e Compliance é tema de Fórum Comunitário na Câmara de Araxá

Lei de Governança e Compliance é tema de Fórum Comunitário na Câmara de Araxá

Portal Araxá 12/06/2025
Cidadania, segurança, saúde e transparência marcam a 19ª Reunião Ordinária da Câmara de Araxá

Cidadania, segurança, saúde e transparência marcam a 19ª Reunião Ordinária da Câmara de Araxá

Portal Araxá 09/06/2025
O suposto uso político da camisa da Seleção Brasileira

O suposto uso político da camisa da Seleção Brasileira

Portal Araxá 08/05/2025