Estado e Ministério Público pactuam expansão do sistema socioeducativo
Minas Gerais

Estado e Ministério Público pactuam expansão do sistema socioeducativo

Estado e Ministério Público pactuam expansão do sistema socioeducativo

Ação prevê criação de 3.160 novas vagas de internação e semiliberdade até 2025

O Governo de Minas firmou, junto ao Ministério Público de Minas Gerais, a 2ª Pactuação para a Expansão do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, nesta segunda-feira (13/7), em cerimônia virtual. O plano consiste na criação de 3.160 novas vagas de internação e semiliberdade para adolescentes em conflito com a lei, na Região Metropolitana e no interior do estado, até 2025. A data escolhida para assinatura do ato é simbólica: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa hoje 30 anos de vigência.

O compromisso foi acordado pelas secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e de Planejamento e Gestão (Seplag). O secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, destaca que a pasta reconhece a necessidade de efetuar ampliações no sistema socioeducativo. “É importante ressaltar que a Sejusp tem se feito presente em todas as regiões do estado, conhecendo os equipamentos, promovendo a integração entre as forças de Segurança e buscando soluções”, afirma.

Vagas imediatas

O acordo estabelece o cumprimento da primeira, de três etapas de ampliação do sistema socioeducativo, que se encerra em dezembro de 2022. O objetivo é viabilizar 18 terrenos e projetos arquitetônicos de unidades por Minas Gerais.

Além disso, até o fim de 2020, está prevista a implementação de 40 vagas de internação em Tupaciguara e outras 60 em Frutal, sendo 40 de internação e 20 de semiliberdade. Outras 80 vagas devem ser abertas no Centro Socioeducativo de Alfenas, no Sul de Minas, até 2021, prazo que também inclui a definição de terrenos e a elaboração de projetos em Itabira, na região Central, e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

O primeiro pacto estabelecido entre os poderes Executivo e Judiciário de Minas, em 2017, já previa a divisão do plano em fases. No entanto, a primeira delas não chegou a ser consolidada pelo governo anterior. Tendo em vista a crise fiscal em que o Estado se encontra, agravada pela tragédia de Brumadinho, em 2019, e pela pandemia do coronavírus, em 2020, as partes acordaram a repactuação de objetos e prazos. Vale ainda ressaltar que, no ano passado, foram inauguradas as casas de semiliberdade de Teófilo Otoni e Ipatinga e iniciada a obra do centro de internação de Alfenas.

Esforços conjuntos

O promotor da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Márcio Rogério de Oliveira, destaca os esforços conjuntos empreendidos. “É um passo extremamente importante para que nós possamos, de forma estruturada, razoável e equilibrada, manter a implementação final e plena do sistema socioeducativo em Minas Gerais”.

Já o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, reforça o caráter prioritário do tema. “Estamos cuidando de todas as urgências, a tempo e modo, na medida do possível. E a infância e juventude, nesse contexto, são prioridades e envolvem diversos interesses transversais, como Saúde, Educação e Segurança, dando dignidade a esses meninos e meninas que se encontram em grandes dificuldades sociais”.

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Way-262 alerta sobre golpes em sites falsos para cobrança do pedágio eletrônico

Way-262 alerta sobre golpes em sites falsos para cobrança do pedágio eletrônico

Portal Araxá 13/01/2026
Contas de luz terão novo número de identificação a partir de 2026

Contas de luz terão novo número de identificação a partir de 2026

Portal Araxá 12/01/2026
Movimento na BR-262 foi tranquilo durante período de festas de fim de ano

Movimento na BR-262 foi tranquilo durante período de festas de fim de ano

Portal Araxá 08/01/2026
Prêmio de R$ 1 milhão da Nota Fiscal Mineira sai para moradora de Uberlândia

Prêmio de R$ 1 milhão da Nota Fiscal Mineira sai para moradora de Uberlândia

Portal Araxá 30/12/2025
Exames médicos e psicológicos para CNH terão valor reduzido Minas Gerais a partir desta quarta-feira (31/12)

Exames médicos e psicológicos para CNH terão valor reduzido Minas Gerais a partir desta quarta-feira (31/12)

Portal Araxá 30/12/2025
Postos do Sine disponibilizam mais de 16 mil vagas de trabalho em Minas Gerais

Postos do Sine disponibilizam mais de 16 mil vagas de trabalho em Minas Gerais

Portal Araxá 29/12/2025