Uma das datas comerciais mais importantes para a economia do País, o Dia das Mães promete movimentar R$ 3,89 bilhões no varejo mineiro, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas dos Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).
De acordo com o levantamento, neste ano, 12 milhões de mineiros (64,9%) devem ir às compras e a intenção é gastar, em média, R$ 293,13, valor 7,4% superior ao de 2024. Além disso, 84% dos entrevistados também pretendem celebrar a data com um almoço ou jantar especial.
Na opinião do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, o Dia das Mães possui a emoção como maior diferencial entre todas as datas comemorativas.
“É uma data de grande apelo emocional e isso, somado às estratégias comerciais fortes, transforma o período em um cenário fértil para o consumo. E a pesquisa nos mostra que os mineiros não vão abrir mão de separar em seu orçamento um valor para a compra dos presentes, mesmo diante das condições cautelosas que o cenário econômico do País ainda nos impõe”, avalia.
Ainda de acordo com os dados, entre as opções de presentes mais procurados destacam-se o vestuário (35,4%), seguido por cosméticos e perfumaria (22,0%), calçados (14,6%) e floricultura (14,6%).
“A preferência por esses itens se deve à grande diversificação de produtos existentes e aos preços, que conseguem se adequar a todos os tamanhos de orçamentos. Além disso, o valor emocional da data, por si só, leva os consumidores a comprarem produtos mais direcionados para a pessoa. Ou seja, você não compra um presente para a sua casa e, sim, para homenagear quem faz toda a diferença em sua vida”, explica Vinícius Silva.
Formas de pagamento
No que tange às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado será utilizado por 28,0% dos entrevistados, seguido pelo cartão de crédito à vista (26,0%), o Pix (22,0%) e o cartão de débito (20,0%). Apenas 4,0% irão pagar em dinheiro.
“A opção pelas compras parceladas são uma forma de os consumidores maximizarem seu poder de compra, sem comprometer sua liquidez mensal”, afirma o economista da FCDL-MG.
Já com relação ao período em que serão realizadas as compras, 62% dos mineiros pretendem fazê-las na primeira semana de maio, enquanto outros 24,0% vão deixar para a última hora. Apenas 14,0% realizarão suas compras ainda neste mês de abril.
“A pesquisa nos mostra que o grande apelo emocional da data faz com que o cenário seja de boas oportunidades para o varejo. Por isso, os lojistas devem focar no atendimento customizado, nos preços promocionais e na variedade de produtos”, completa Vinícius Silva.
Ausência da Mãe
A pesquisa da FCDL-MG também procurou saber, entre o percentual de consumidores que não irão presentear (35,1%), qual a justificativa para tal decisão.
A maioria (70%) respondeu que o motivo é a ausência da mãe. Outros 20% disseram ser por motivos particulares e 10% por questões financeiras.
Sobre a FCDL-MG
Com sede em Belo Horizonte, a FCDL-MG integra o Sistema CNDL, a maior rede representativa de livre adesão do varejo brasileiro. Em âmbito estadual, a Federação representa o setor de comércio e serviços, segmento que é responsável por cerca de 44% do PIB mineiro e por mais de 3 milhões (57%) de postos de trabalho. A entidade agrega, ainda, 209 CDLs em todas as regiões do estado e dá voz a cerca de 70 mil associados.
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