CDK – Permuta
CBMM apresenta a 43ª produção literária do professor Ernesto Rosa
Cultura

CBMM apresenta a 43ª produção literária do professor Ernesto Rosa

CBMM apresenta a 43ª produção literária do professor Ernesto Rosa

História da Melodia – com lançamento apoiado pela Fundação Cultural Calmon Barreto, dia 05 de setembro, às 18h30, no Museu Calmon Barreto. A distribuição do livro será gratuita.

Com uma linguagem simples e gostosa de divulgação, História da Melodia é o novo exemplar escrito pelo professor Ernesto Rosa, patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O livro tem seu lançamento agendado para o próximo dia 5, às 18h30, no Museu Calmon Barreto, na Rua Dr. Franklin de Castro, 160, onde amigos e familiares ganharão seus autógrafos e abraçarão o autor ao som da flauta transversal de Rívia Reis Borges, da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. A distribuição do livro será gratuita.

Destinado às pessoas interessadas no assunto e, especialmente, aos professores e estudiosos da música, psicólogos, fonoaudiólogos e historiadores. O livro, que pretende apoiar também quem quer dar os primeiros passos no mundo da música em sua psicogênese, relata fatos inéditos, marcantes e relevantes da história da melodia.

O autor, Ernesto Rosa, conta que teve a ideia de lançar este livro a partir dos enfoques modernos que mudaram bastante depois de Piaget, mas que em sua análise não atingiram a música, reunindo assim, nesta obra, os conhecimentos que adquiriu e aprofundou ao longo desta trajetória de novas descobertas. Trata-se de uma obra criada para incentivar e auxiliar no ensino da música evidenciando os novos conhecimentos sobre a melodia descobertos e revelados sob o novo olhar do professor Ernesto Rosa.

“Os livros de História da Música sempre colocam que os homens primitivos desenvolveram sua musicalidade observando o canto dos pássaros, o marulhar das águas nas fontes e o sussurrar da brisa nas folhagens. Senti a necessidade de pesquisar a psicogênese da melodiosidade na criança e nos povos primitivos. Essa foi a motivação do livro, o que gerou uma nova visão da melodia e uma proposta de método de ensino da Música, que está no final da publicação”, ressalta Ernesto Rosa.

Este lançamento, muito especial, conta com a colaboração e o apoio não menos especial de Isa Braga, mulher e admiradora de Ernesto.

O escritor Ernesto Rosa é araxaense que passou pelo Delfim Moreira e Colégio Dom Bosco. Estudou matemática na Universidade de São Paulo, onde lecionou durante anos. Desenvolveu projetos renovados de ensino da matemática que resultaram em várias publicações pelas editoras Ática e FTD.

Atuou na RTC – Televisão Cultura de São Paulo, trabalhou na Secretaria de Educação de São Paulo, fez palestras em Universidades e Secretarias de Educação por todo o Brasil. Escreveu artigos para os jornais Correio de Araxá e Interação sobre variados assuntos, incluindo História de Araxá, o que resultou no livro “Sertão da Farinha Podre” sobre a formação histórica do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ernesto é Filho de Arthur Rosa e Diana Zarzana Rosa.

A relação entre a música e a vida prática é sempre fascinante, e deveria estar cada vez mais na pauta da educação, especializada ou não. Conhecer e refletir sobre essa temática é o grande objetivo do lançamento deste livro que a Fundação Cultural Calmon Barreto considera da maior importância para os profissionais da música em suas mais variadas performances”, diz a presidente da FCCB, Annette Akel.

Move – Pilates
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura

Prefeitura de Araxá abre inscrições para curso técnico em Instrumento Musical

Prefeitura de Araxá abre inscrições para curso técnico em Instrumento Musical

Portal Araxá 12/01/2026
Museus de Araxá ampliam alcance e atraem visitantes de 19 estados e 9 países

Museus de Araxá ampliam alcance e atraem visitantes de 19 estados e 9 países

Portal Araxá 08/01/2026
Última semana para visitar a exposição “Foto em Pauta – Eztetyka da Terra” no Museu Dona Beja

Última semana para visitar a exposição “Foto em Pauta – Eztetyka da Terra” no Museu Dona Beja

Portal Araxá 06/01/2026
FestNatal – Araxá 160 anos fecha edição histórica com quase 100 horas de atividades

FestNatal – Araxá 160 anos fecha edição histórica com quase 100 horas de atividades

Portal Araxá 22/12/2025
Exposição “Eztetyka da Terra” é prorrogada até 9 de janeiro no Museu Dona Beja, em Araxá

Exposição “Eztetyka da Terra” é prorrogada até 9 de janeiro no Museu Dona Beja, em Araxá

Portal Araxá 22/12/2025
Zé Henrique & Gabriel celebram os 160 anos de Araxá com show gratuito no FestNatal

Zé Henrique & Gabriel celebram os 160 anos de Araxá com show gratuito no FestNatal

Portal Araxá 19/12/2025