CDK – Permuta
Congresso da Federaminas confirma Giuliana Morrone, Flávio Canto, Pedro Doria e Estevan Sartoreli na programação
Empresarial

Congresso da Federaminas confirma Giuliana Morrone, Flávio Canto, Pedro Doria e Estevan Sartoreli na programação

Congresso da Federaminas confirma Giuliana Morrone, Flávio Canto, Pedro Doria e Estevan Sartoreli na programação

Evento reúne empresários, especialistas e líderes institucionais entre 30 de outubro e 2 de novembro em Araxá

O 27º Congresso da Federaminas, que será realizado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, no Grande Hotel e Termas de Araxá, confirmou nesta semana a programação oficial. O encontro, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, reunirá empresários, lideranças e especialistas para discutir modelos de gestão inovadores e sustentáveis.

A edição deste ano terá foco na sustentabilidade como vetor estratégico para o desenvolvimento econômico. “O tema é mais que uma tendência, é uma necessidade. Nosso objetivo é mostrar como os empreendedores podem gerar resultados concretos enquanto contribuem para a preservação do planeta”, afirma Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas.

A programação prevê palestras, painéis e oficinas voltados a soluções empresariais alinhadas ao uso consciente de recursos, inovação verde e novas tecnologias. O evento também contará com feira institucional, rodada de negócios e a tradicional entrega do Prêmio Mulheres Além das Gerais e do Mérito Empresarial.

Giuliana Morrone – jornalista

Destaques

Entre os destaques, está a participação da jornalista Giuliana Morrone, que abordará a relação entre ESG e negócios, explorando os desafios e oportunidades da transição para uma economia sustentável. Já Flávio Canto, apresentador, empreendedor e medalhista olímpico revela os segredos dos “3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar”, focando a transição da cultura de performance para a de legado.

Outro nome confirmado é o jornalista e escritor Pedro Doria, que falará sobre tecnologia, inteligência artificial e seus impactos no futuro do trabalho e na sociedade. O evento também terá palestra de Estevan Sartoreli, empreendedor de impacto e cofundador da Dengo Chocolates, que discutirá modelos de negócio sustentáveis e inovação social.

Quatro painéis reforçam a diversidade da programação. O Painel Grandes Empresas, Grandes Impactos traz Carlito Arruda, CEO da Arruda Alimentos; Rosane Santos, diretora de sustentabilidade da Samarco e Fernando Passalio, presidente da Copasa. O Painel Federaminas Mulher, vem com Daniela Grellin, diretora executiva do Pacto Global e Adriana Muls, diretora do Diário do Comércio. Já o Painel Federaminas Jovem tem como convidado Felipe Cota, CEO da Zero Carbon. O painel CEAJE discute reforma tributária com João Paulo Fanucchi de Almeida Melo, presidente do CEAJE-Federaminas; Gustavo Chalfun, presidente da OAB-MH e Flávio Boson Gambogi, desembargador federal do TRF.

Programação completa

QUINTA-FEIRA | 30 DE OUTUBRO

10h – Credenciamento

12h – Almoço Boas-vindas

14h30 – Abertura Oficial

14h40 – Bruno Araújo – Secretário Executivo SEDE | Diversificação Econômica no Âmbito de MG

15h Giuliana Morrone | Jornalista | Sustentabilidade nos negócios – impacto no comércio e serviços

16h15 – Maria Laura Tergilene | CEO Fábrica Criativa | Economia Circular

16h45 – Painel Federaminas Jovem | A Nova Liderança: Sustentável, Protagonista e Inadiável

Felipe Cota – CEO Zero Carbon

17h30 – Premiação Concurso Projetos Federaminas Jovem

18h – Tour Estandes

18h30 – Happy Hour

 20h – Jantar

SEXTA-FEIRA | 31 DE OUTUBRO

9h – Estevan Sartoreli | Fundador Dengo Chocolates | Governança consciente: inspirando transformações sustentáveis

10h30 – As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor – 2025, Ano do Cooperativismo (ONU)

Participação: Sicoob

10h45 – Painel Grandes Empresas, Grandes Impactos | A transformação sustentável

Carlito Arruda – CEO da Arruda Alimentos

Rosane Santos – Diretora de sustentabilidade da Samarco

Fernando Passalio – Presidente da Copasa

12h15 – Almoço

14h – Painel Federaminas Mulher

Daniela Grelin – Diretora Executiva Pacto Global

Adriana Muls – Diretora Diário do Comércio

15h15 – Coffee Break

15h45 – Painel CEAJE | Reforma Tributária: Judiciário e Advocacia em diálogo

João Paulo Fanucchi de Almeida Melo – Presidente CEAJE-Federaminas

Gustavo Chalfun – Presidente OAB/MG

Flávio Boson Gambogi – Desembargador Federal TRF

20h – Prêmio Mulheres Além das Gerais

22h – Show/Jantar

SÁBADO | 1º DE NOVEMBRO

9h – Pedro Doria | Jornalista – Como implantar IA no varejo em dois meses

10h15 – Case: Verde que Dá Lucro – ACE Sustentável

10h30 – ODS na Gestão Pública

João Marcelo Diegues – Prefeito de Nova Lima

11h – Foto Oficial

11h15 – Flávio Canto | Apresentador, Empreendedor e Medalhista Olímpico | Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar: a transição da cultura de Performance para a de Legado

12h45 – Almoço

13h – Feijoada Federaminas

19h – Credenciamento Homenageados Mérito

20h – Mérito Empresarial 2025

22h – Show/Jantar

O Congresso

O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais é promovido anualmente pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e com apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federaminas Mulher, da Federaminas Jovem, da CEAJE e da ACIA.  O evento conta ainda com o apoio da Global Gateway, AL Invest Verde, Empreender, BEE Benefícios Flexíveis, Associações do Futuro, Gooders e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. O patrocínio é da Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas – Distribuição e Logística, Prefeitura de Nova Lima, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Governo de Minas – “Aqui o trem prospera”.

O evento, que reúne presidentes, diretores e executivos das ACEs de todo o estado, além de empresários, gestores públicos e representantes de entidades de classe, é um dos mais relevantes do calendário associativista brasileiro e, a cada edição, propõe uma imersão em temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e institucional.

Em 2024, o congresso foi realizado em Caeté. Neste ano, retorna à cidade de Araxá para sua 27ª edição, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, tendo como tema “Conectando Negócios, Transformando o Futuro”. A proposta é discutir modelos sustentáveis de gestão e fortalecer a atuação das associações comerciais como protagonistas de um novo ciclo de crescimento para Minas Gerais.

O encontro será sediado no Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio histórico e cultural do estado, conhecido por sua arquitetura monumental e estrutura completa de hospitalidade e bem-estar. A programação inclui palestras, painéis, treinamentos técnicos e espaços de convivência que estimulam o networking e a troca de experiências entre lideranças empresariais de todas as regiões mineiras. “É uma experiência que todos têm que viver. Um momento de aprendizado, associado à alegria de estarmos entre amigos e com a família”, afirma o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.

Bem Brasil – Novembro-Dezembro
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Cresol convida cooperados para as Assembleias 2026

Cresol convida cooperados para as Assembleias 2026

Portal Araxá 21/01/2026
Prefeitura de Araxá orienta prestadores de serviço sobre nova forma de emitir nota fiscal em 2026

Prefeitura de Araxá orienta prestadores de serviço sobre nova forma de emitir nota fiscal em 2026

Portal Araxá 12/01/2026
10 dicas para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho em 2026

10 dicas para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho em 2026

Portal Araxá 12/01/2026
CBMM abre inscrições para Programa de Estágio 2026

CBMM abre inscrições para Programa de Estágio 2026

Portal Araxá 06/01/2026
Como o Comércio pode transformar trocas pós-Natal em oportunidade para fidelizar clientes

Como o Comércio pode transformar trocas pós-Natal em oportunidade para fidelizar clientes

Portal Araxá 29/12/2025
Copasa investe R$ 1,8 milhão para otimizar pressão da água no Alto Paranaíba

Copasa investe R$ 1,8 milhão para otimizar pressão da água no Alto Paranaíba

Portal Araxá 23/12/2025