A central entrou para a classificação AA, que representa um nível de qualidade de crédito muito alto e reforça a solidez do sistema
A Central Cresol Baser melhorou sua classificação de risco de crédito de curto e longo prazos na avaliação da Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo.
No Rating Nacional de Longo Prazo, a cooperativa elevou a classificação pelo quarto ano consecutivo e agora passou de A+(bra) para AA-(bra), alcançando um nível de qualidade muito alto, que reforça a solidez e a resiliência do sistema. O nível mais alto é representado por AAA na escala.
A evolução aconteceu também no Rating Nacional de Curto Prazo, que se manteve estável em 2024 e melhorou de F1(bra) para F1+(bra) em 2025. Essa classificação é atribuída ao menor risco de inadimplência em relação a outros emissores no mesmo país ou união monetária. Quando o perfil de liquidez é particularmente forte, um “+” é adicionado à classificação atribuída.
Na avaliação, a Fitch Ratings destaca pontos como o ganho de escala do modelo de negócios da cooperativa, que proporcionou receitas crescentes e mais diversificadas ao longo dos últimos dois anos, a manutenção de bons indicadores de rentabilidade e uma base de capital bastante robusta.
“O fortalecimento da nossa estrutura de capital e a gestão responsável dos riscos são reflexo do trabalho sério e coletivo de todo o Sistema Cresol. Essa conquista está totalmente alinhada com o nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas e com a nossa visão de crescer com solidez, responsabilidade e foco no longo prazo”, afirma o gerente de Risco e Capital da Cresol, Diego Coelho.
Carteira de crédito
A agência também reforça o apetite por crescimento na carteira de crédito, mas mantendo um perfil de risco moderado e bons sistemas de controle. Em 2024, a Central Cresol Baser totalizou R$ 18,7 bilhões na carteira, frente a R$ 13,9 bi em 2023, uma alta de 34,8%. Desse total, 60,3% estavam vinculados a crédito rural e 39,7%, a comercial – entre pessoas física e jurídica.
“Nós estamos seguindo uma constância de avaliações positivas, que é resultado da forma como trabalhamos no cooperativismo. Temos a credibilidade e a excelência nos nossos valores e a classificação mostra que o nosso sistema tem solidez, é confiável e está preparado para continuar crescendo com sustentabilidade”, diz Adriano Michelon, superintendente da Central Cresol Baser.
Atualmente, a Cresol Baser atende mais de 460 mil cooperados em 16 estados brasileiros. São 476 agências em estados como Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube