GIGA+ Janeiro 2025
Drama Final e excelência solo com Blevins e Rissveds vitórias em Araxá
Esporte

Drama Final e excelência solo com Blevins e Rissveds vitórias em Araxá

Drama Final e excelência solo com Blevins e Rissveds vitórias em Araxá

Christopher Blevins liderou a Specialized Factory Racing por 1-2-3 na Copa do Mundo Olímpica de Cross-country (XCO) Masculino Elite UCI, que foi decidida na volta final da WHOOP UCI Mountain Bike World Series, enquanto Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO) mostrou sua experiência para conquistar uma vitória solo feminina no calor escaldante de Araxá, Minas Gerais.

Blevins agora lidera a classificação geral da elite masculina do UCI Cross-country Short Track (XCC) e da Copa do Mundo UCI XCO após garantir sua primeira dobradinha no XCC, juntamente com uma vitória e um segundo lugar no XCO, em um percurso rápido e exigente no Brasil.

Depois de conquistar a vitória há uma semana no mesmo local, a Specialized Factory Racing dominou novamente o pódio masculino, mas foi pressionada até o fim pela vitória desta vez.

Um grupo líder de 10 ciclistas chegou à última volta junto e as camisas vermelhas só se destacaram na subida final, com Blevins sendo o mais rápido no sprint, à frente dos companheiros de equipe Martin Vidaurre em segundo e Adrien Boichis em terceiro.

Rissveds teve uma vitória mais confortável no evento feminino UCI XCO depois de cronometrar seu ataque no meio do caminho com perfeição e construir uma vantagem inatacável.

Depois de vencer a corrida da Copa do Mundo UCI XCO da semana passada, Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) se distanciou do pelotão perseguidor para o segundo lugar e uma machucada Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) se recuperou de uma queda precoce e disparou para o terceiro lugar.

Divulgação – UCI

O percurso em Araxá ofereceu um desafio diferente do da semana passada, com subidas curtas e impactantes trocadas por uma subida de quatro minutos – que os homens enfrentaram 10 vezes e as mulheres uma a menos.

BLEVINS LIDERA A MASTERCLASS FINAL DA SPECIALIZED FACTORY RACING

Depois de se distanciarem dos seus oponentes na primeira rodada do XCO, a Specialized Factory Racing dominou novamente o pódio, mas foi forçada a vencer de uma forma diferente.

A Specialized tentou repetir a vitória da semana passada, abrindo vantagem na subida de abertura, mas desta vez foi seguida por um grupo líder de ciclistas. O campeão nacional alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO) foi um dos que tentou testar o quarteto da Specialized Factory Racing – incluindo Victor Koretzky – à frente dos procedimentos. Simone Avondetto (Wilier-Vittoria Factory Team) colocou-se no meio do trem da Specialized Factory Racing e os impediu de se afastarem com os procedimentos, enquanto Luke Moir e Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team) também representaram uma ameaça no grupo líder.

Boichis parecia estar sofrendo com o calor no meio do caminho e caiu para um segundo grupo, deixando os companheiros de equipe da Specialized Factory Racing em um grupo líder de quatro, junto com Avondetto. No entanto, Boichis respondeu e trouxe o segundo grupo de volta para seu companheiro de equipe enquanto um grupo líder maior se formava. Depois de resistir aos ataques da Specialized Factory Racing, Avondetto levou a corrida para seus oponentes na sétima vez na subida, mas a descida rápida permitiu que o grupo líder voltasse a ser composto por 10 ciclistas.

O piloto suíço Fabio Puntener atacou pela zona de alimentação entrando na penúltima volta, enquanto a Specialized Factory Racing parecia estar perdendo o controle da frente. Vidaurre respondeu e atacou no topo da subida e foi perseguido pelos companheiros de equipe Blevins e Boichis na descida.

Foi Puntener quem teve uma pequena vantagem chegando à volta final depois de atacar pela zona de alimentação pela segunda vez.

No entanto, o corsário foi alcançado e a Specialized Factory Racing liderou as quatro primeiras posições na subida final – liderada por Blevins e Boichis.

O líder da categoria, Koretzky, foi o primeiro ciclista a ceder na subida e caiu no pelotão enquanto seu companheiro de equipe, Boichis, atacava na descida.

A Specialized Factory Racing havia despachado seus rivais na reta final, com Boichis, Blevins e Vidaurre com uma vantagem de oito segundos sobre o italiano Avondetto.

Usando sua velocidade no XCC, foi Blevins quem ultrapassou Vidaurre, ficando em segundo e Boichis em terceiro.

Divulgação – UCI

“Foi tudo um borrão, eu adoro esse tipo de corrida em que tudo acontece ao mesmo tempo e você tem que se manter focado”, disse Blevins.

“O aspecto da equipe, Adrien Boichis, quando ele me ultrapassou naquela subida, nunca conheci um garoto com mais exuberância do que ele, ele é simplesmente brilhante. Tive que me esforçar muito para ficar com ele. Martin [Vidaurre] também teve uma corrida incrível.

É uma sensação muito boa fazer isso com a equipe. Estávamos tão unidos como uma unidade, há algo especial nas quatro camisas vermelhas na frente. Quando todos nos pressionamos, é como se o ferro afiasse o ferro, e é difícil descobrir exatamente o que fazer com as táticas da equipe. Ter quatro camisas vermelhas na frente está mudando a forma como corremos.”

Blevins agora lidera a classificação geral da série e acrescentou: “Vou encarar corrida por corrida. É um ano longo e muita coisa pode mudar. Só preciso seguir meu processo, como faria se não corresse bem neste fim de semana. Vou me concentrar na próxima, quero muito ter um bom desempenho na Europa, então esse é meu objetivo agora.”

RISSVEDS TEMPORA O ATAQUE PERFEITAMENTE PARA CONQUISTAR A VITÓRIA SOLO

Jenny Rissveds ficou surpresa ao conquistar uma vitória solo incomum ao conquistar sua quarta vitória na carreira na Copa do Mundo UCI XCO, após uma corrida feminina extenuante.

O calor escaldante em Araxá e a subida íngreme fizeram com que fosse uma guerra de atrito com pouco para separar os principais competidores ao longo da corrida.

Depois de vencer a corrida XCO da semana passada, Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) estava cheia de confiança e parecia assumir o comando durante os tensos minutos iniciais. Uma longa subida em cada volta provou ser um desafio extenuante no calor e na segunda das nove voltas Rissveds começou a se afastar do campo, mas foi seguida de perto por Maxwell e Loana Lecomte (BMC Factory Racing).

No entanto, a redução do ritmo na descida e a seção plana na parte inferior do percurso resultaram no reagrupamento dos perseguidores a cada volta na primeira metade da corrida.

A manobra vencedora da corrida foi improvável, já que Rissveds tinha uma pequena vantagem na subida após cinco das nove voltas, e conforme suas oponentes diminuíam o ritmo, a ex-campeã olímpica acelerou para construir uma vantagem.

Tentando defender sua liderança geral, Maxwell atacou o grupo perseguidor em busca de Rissveds, mas lutou para se afastar de nomes como Jennifer Jackson (Orbea Fox Factory Team) e Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli).

Os jogos táticos atrás permitiram que a ciclista da Canyon CLLCTV XCO , Rissveds, continuasse a aumentar sua vantagem sobre um grande grupo de 14 ciclistas.

Depois de ser paciente durante o primeiro tempo, Tamara Wiedmann (Mondraker Factory Racing XC) foi a próxima a pressionar as perseguidoras e teve Lecomte como companhia a três voltas do fim. No entanto, Wiedmann e Lecomte sofreram por seus esforços no calor escaldante, já que o grupo perseguidor permaneceu praticamente unido.

Ao entrar na penúltima volta, Rissveds tinha uma vantagem de 37 segundos sobre Wiedmann, Maxwell e Jackson, enquanto o grupo perseguidor começava a se fragmentar. Após vencer sua segunda Copa do Mundo UCI XCC consecutiva no dia anterior, Richards estava determinada e se recuperou para o grupo perseguidor na última volta.

Maxwell foi a mais forte das perseguidoras na subida e abriu vantagem para o segundo lugar, mas suas rivais, lideradas por Jackson, permaneceram apenas alguns segundos atrás na descida para a linha de chegada. Mostrando sua potência em pistas curtas, Richards foi a mais rápida na descida e superou a terceira colocada, Jackson, chegando aos estágios finais. A ciclista

da Canyon CLLCTV XCO, Rissveds, teve vantagem suficiente para se defender do ataque tardio da líder da série, Maxwell, enquanto Richards ultrapassou Jackson para assumir o terceiro lugar.

“É novidade para mim estar tão sozinha em uma corrida da Copa do Mundo.”disse Rissveds. “Estou ganhando confiança, o que é muito bom e um grande avanço em relação ao último fim de semana.”

“Eu queria ficar com o grupo no começo e depois tentei me acostumar ao meu ritmo. Talvez eu tenha ido um pouco cedo demais, mas não tão cedo quanto no último fim de semana, e acho que foi inteligente.”

Falando sobre trabalhar sua confiança, Rissveds acrescentou: ” Estou trabalhando nisso em todas as corridas. Acho que todos nós fazemos isso. Podemos parecer confiantes, mas acho que todos temos algumas dúvidas.”

HOLMGREN CONTINUES 100% RECORD AND PACCAGNELLA ANNOUNCES HIMSELF ON WORLD STAGE

Isabella Holmgren maintained her perfect start for the season by making it four UCI Cross Country World Cup wins from four in Brazil.

After winning the previous day’s Women U23 UCI XCC World Cup the Canadian took control of the Women U23 XCO race to win by 50 seconds. Wearing the UCI World Champion stripes Holmgren took control on the second lap, with only Valentina Corvi (Canyon CLLCTV XCO) able to match her pace.

In similar fashion to the opening XCO round the pair worked together until midway point. It was on the fifth of seven laps when Holmgren increased her pace on the steep climbs and quickly gained a lead of 12 seconds.

Italian Sara Cortinovis (Ghost Factory Racing) and Canadian Ella Macphee (Wilier-Vittoria Factory Racing) had slower starts but their consistent pace pulled them through to battle out for the final podium spot.

Holmgren continued to grow out her lead and finished 50 seconds ahead of Corvi, while Macphee had enough power in the final lap to place third and second Canadian on the podium.

“I loved every second of it,” said Holmgren. “I wanted to see how the race would play out, we worked together really well in the first few laps making a bigger gap.

“I noticed that I was putting her under a bit of pressure so I went all in and created the gap.”

Finn Treudler (Cube Factory Racing) won the opening UCI XCO World Cup round last weekend and put in another masterclass to continue his winning form.

Unhappy with the large leading group which had gathered on the second of eight laps, Cube Factory Racing team-mates Treudler and Nikolaj Hougs went on the offensive and gapped the rest by 15 seconds.

With the team-mates sharing out pace setting through the wooded terrain the leaders slowly edged out a gap on the seven chasers.

At the halfway point Treudler proved too strong for team-mate Hougs and last weekend’s UCI XCO World Cup winner was alone at the front.

Hougs faded following his earlier effort and crashed on a technical wooded section to lose further time, falling back to the chasers and then out of podium contention.

The chasing group fractured on the penultimate lap with Norwegian William Handley and Elian Paccagnella (Wilier-Vittoria Factory Racing) going clear in search of the podium.

European champion Treudler was able to give a triumphant celebrating, with Handley pulling clear in second and Paccagnella holding off the chasers to complete the podium.

“I wanted to get a gap early to race my own rhythm,” said Treudler. “I knew I could go super hard on the uphills and I tried to keep it safe in the downhills, with all the sharp rocks and stuff.

“It was super hard, especially when you get called the times, you never know sometimes the gap gets bigger, sometimes it gets smaller. I just tried to focus on myself and it worked out in the end.”

ARAXÁ RODEIO SHOW 2025
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Ulan aprova mudança na pista para a 2ª etapa da Copa do Mundo e projeta fortes emoções em Araxá 

Ulan aprova mudança na pista para a 2ª etapa da Copa do Mundo e projeta fortes emoções em Araxá 

Portal Araxá 14/04/2025
Christopher Blevins e Evie Richards produziram performances individuais impressionantes em Araxá

Christopher Blevins e Evie Richards produziram performances individuais impressionantes em Araxá

Portal Araxá 14/04/2025
Grandes finais do Cross Country encerram a etapa da Copa do Mundo de MTB em Araxá neste sábado (12)

Grandes finais do Cross Country encerram a etapa da Copa do Mundo de MTB em Araxá neste sábado (12)

Portal Araxá 11/04/2025
Araxá pronta para voltar na segunda rodada da Copa do Mundo MOUNTAIN BIKE

Araxá pronta para voltar na segunda rodada da Copa do Mundo MOUNTAIN BIKE

Portal Araxá 11/04/2025
Araxá no topo: Descubra por que a cidade é a Capital Mundial do Mountain Bike

Araxá no topo: Descubra por que a cidade é a Capital Mundial do Mountain Bike

Portal Araxá 09/04/2025
Araxá recebe a segunda etapa da Copa do Mundo a partir desta quarta-feira

Araxá recebe a segunda etapa da Copa do Mundo a partir desta quarta-feira

Portal Araxá 08/04/2025