Estar no topo do futebol brasileiro custa um preço e não é barato. Dependendo dos acertos e dos erros de uma diretoria, esse valor pode ser maior ou menor. Levantamento do Bolavip Brasil apurou quanto está custando cada ponto conquistado por Palmeiras e Flamengo numa temporada em que os dois times disputam pau a pau o título do Brasileirão e da Libertadores. E descobriu que o Flamengo gasta 33% mais para conquistar um ponto. Em outras palavras, o Palmeiras tem gastado melhor seu dinheiro do que o Flamengo.
Cada ponto conquistado pelo Flamengo na temporada custou até o momento R$2,19 milhões. Já o Palmeiras gastou R$1,64 milhão com cada ponto que somou em 2025. Foram considerados todos os pontos conquistados até a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, em todas as competições, e também os gastos com os salários do elenco até o momento, de acordo com as informações do site especializado “Capology”.
Para se ter uma ideia de como ambos gastam muito para estar no topo, Flamengo e Palmeiras gastam com salários em média 61% a mais do os outros 18 times da Série A do Campeonato Brasileiro.
Flamengo gasta mais com volantes e meias; Palmeiras, com atacantes
A distribuição da folha salarial por setores do campo de Flamengo e Palmeiras revela prioridades diferentes dos dois clubes na hora de montar seus elencos. O Flamengo, por exemplo, reserva 43% da sua folha salarial para atacantes. Já o Palmeiras, impressionantes 62%. Mas a diferença de gols marcados em 2025 é praticamente nula entre as equipes: 111 gols rubro-negros em 61 partidas e 112 gols alviverdes em 62.
Ajuda a explicar a isso a diferença de investimento no meio de campo, setor que também contribui muito para os gols. O Flamengo gasta 26% de sua folha para manter jogadores como Jorginho, Saul e Arrascaeta no setor. Já o Palmeiras reserva apenas 8% de sua folha para os atletas do meio de campo, número que era ainda menor antes da contratação de Andreas Pereira na janela do meio de ano.
Para se defender, Flamengo e Palmeiras gastam proporcionalmente o mesmo. O rubro-negro reserva 31% de sua folha salarial para goleiros, laterais e zagueiros. Já o Palmeiras gasta 30%. A performance defensiva do time de Filipe Luís é um pouco superior: são 35 gols sofridos em 61 jogos. Já a equipe de Abel Ferreira foi vazada 47 vezes em 62.
Cada time tem três jogadores entre os dez maiores salários do Brasil
Atualmente, Flamengo e Palmeiras dominam o ranking dos dez maiores salários do futebol brasileiro. Andreas Pereira chegou com o segundo maior vencimento, atrás apenas do atacante holandês Memphis Depay, do Corinthians. Em terceiro lugar está Samuel Lino, do Flamengo. Em quarto aparece Vitor Roque, do Palmeiras, e em quinto Paulinho, também do alviverde. Vale destacar que o jogador, contratado junto ao Atlético Mineiro, disputou apenas 16 jogos na temporada, por causa de lesões.
Yuri Alberto, do Corinthians, tem o sexto maior salário do Brsail. Em seguida, vêm dois jogadores do Flamengo, Saúl, em sétimo, e Jorginho, em oitavo. Gabigol, do Cruzeiro, e Oscar, do São Paulo, fecham o ranking dos dez maiores salários do futebol brasileiro.
Sobre o Bolavip Brasil
O Bolavip Brasil apresenta o melhor do esporte, com o objetivo de entreter os fãs e promover debates. Com sedes nas principais cidades da América, a marca conta coletivamente com uma equipe de cerca de 200 criadores de conteúdo, que são amplamente reconhecidos como autoridades em futebol, estatísticas e dados esportivos.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).
Facebook
Twitter
Google+
YouTube