Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco
Brasil

Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco

Moraes manda PF entregar conversas entre delegado e Marielle Franco
Defesa quer demonstrar que delegado mantinha boa relação com vereadora
Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil
Vereadora Marielle Franco. Foto: Ascom/Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que a Polícia Federal (PF) entregue à Corte as conversas que o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa mantinha com a vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 junto com seu motorista, Anderson Gomes.

Rivaldo está preso preventivamente desde março do ano passado, acusado de participação como um dos mentores do crime. Segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), ele teria planejado e ordenado a morte da vereadora, além de ter atuado para atrapalhar as investigações sobre o crime enquanto chefiava a polícia fluminense.

A decisão de Moraes atende a um pedido da defesa de Rivaldo, que sempre negou a participação dele no crime, para que as conversas dele com Marielle sejam anexadas ao processo. O advogado Marcelo Ferreira pretende usar o material para demonstrar o que seria uma relação cordial e profissional entre os dois.

Pela ordem de Moraes, a PF deve encaminhar também as conversas de Rivaldo com os delegados Giniton Lages e Daniel Rosa, que atuaram no caso Marielle, e Brenno Carnevale, que relatou interferências do ex-chefe de polícia sobre a Delegacia de Homicídios da capital. A defesa pretende sustentar que o ex-chefe de polícia fez cobranças a respeito da apuração do assassinato. Todos os diálogos foram extraídos de aparelhos apreendidos nas investigações.

Moraes também determinou, a pedido da defesa, que a Justiça do Rio de Janeiro encaminhe a íntegra de um processo criminal que, segundo os advogados, demonstra que o crime foi cometido a mando de Cristiano Girão, acusado de chefiar uma milícia no bairro Gardênia Azul.

Outros pedidos da defesa, contudo, foram negados por Moraes. Entre eles, o de que Ronnie Lessa, executor confesso do assassinato de Marielle e delator de Rivaldo Barbosa, seja submetido a uma perícia psiquiátrica para identificar eventual transtorno de personalidade.

Outro pedido negado solicitava que fosse anexado ao processo uma apuração da PF sobre o monitoramento ilegal que teria sido feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o delegado Daniel Rosa, um dos primeiros responsáveis pela investigação do assassinato de Marielle, mas que acabou sendo afastado do caso.

A defesa de Rivaldo sustenta a versão de que Rosa teria sido afastado das investigações por ter apontado Cristiano Girão como mandante do assassinato da vereadora.

Crime

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram assassinados em 14 de março de 2018 na região central do Rio de Janeiro. Eles foram alvo de tiros disparados de um veículo em movimento contra o carro em que estavam.

Segundo a denúncia da PGR, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) agiu junto com seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, e Rivaldo Barbosa, para planejar a morte de Marielle.

A motivação seria a atuação da vereadora contra a grilagem de terras em áreas controladas por milícias na zona oeste do Rio de Janeiro.

Brasil

Mais notícias da Categoria Brasil

STF define se incide Imposto de Renda em doação antecipada de herança

STF define se incide Imposto de Renda em doação antecipada de herança

Portal Araxá 28/04/2025
Equipe médica de Bolsonaro descarta complicações pós-cirúrgicas

Equipe médica de Bolsonaro descarta complicações pós-cirúrgicas

Portal Araxá 25/04/2025
Casos de malária no Brasil caem 26% no primeiro trimestre de 2025

Casos de malária no Brasil caem 26% no primeiro trimestre de 2025

Portal Araxá 25/04/2025
Bolsonaro apresenta piora clínica e vai passar por novos exames

Bolsonaro apresenta piora clínica e vai passar por novos exames

Portal Araxá 24/04/2025
Governo suspende autorização para cobrança de mensalidade associativa

Governo suspende autorização para cobrança de mensalidade associativa

Portal Araxá 23/04/2025
Feriado: bancos fecham nesta sexta e só reabrem na próxima terça-feira

Feriado: bancos fecham nesta sexta e só reabrem na próxima terça-feira

Portal Araxá 17/04/2025