No Dia Mundial do Idoso (1º de outubro), a Prefeitura de Araxá destaca o conjunto de ações que garantem cuidado, saúde e inclusão social à população idosa do município. Por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, cerca de mil pessoas com mais de 60 anos participam mensalmente de programas que unem atividades físicas, culturais, educativas e acompanhamento em saúde.
Nos núcleos de convivência, CRAS e na Praça da Família, os idosos têm acesso a atividades como pilates, fisioterapia, dança de salão, zumba, crochê, cursos de costura, artesanato e tecnologia, além do Projeto Mãos que Cuidam, que oferece atendimento domiciliar humanizado a idosos em situação de vulnerabilidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Lillian Pereira, ressalta a importância do fortalecimento de vínculos comunitários. “Cada projeto contribui para combater a solidão, fortalecer a autoestima e garantir que os idosos se sintam ativos e participantes da sociedade. Nosso objetivo é oferecer dignidade, promover o envelhecimento saudável e integrar os idosos às políticas públicas de proteção e cuidado.”
Na área da saúde, as ações incluem visitas regulares dos agentes comunitários, campanhas de vacinação, programas de hipertensão e diabetes, além do atendimento especializado com médica geriatra. Essas visitas também permitem identificar casos de abandono, maus-tratos ou outras situações de violência contra idosos, encaminhando-os para a rede de proteção.
Segundo a referência técnica em Saúde do Idoso, Ana Paula Nassif, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDPI), o município estuda constantemente novas ações e ampliações, reafirmando Araxá como referência no cuidado integral à pessoa idosa.
“Mais que celebrar a data, buscamos valorizar a vida e despertar a importância do preparo para um envelhecimento saudável. Respeito, solidariedade e empatia são princípios fundamentais para garantir saúde física, funcional e mental aos nossos idosos.”
O acesso às atividades é simples e gratuito: basta procurar o CRAS ou núcleo de convivência mais próximo para conhecer a programação semanal divulgada pela Secretaria de Assistência Social. Já as informações sobre atendimentos oferecidos pela Saúde podem ser obtidas diretamente na ESF (Estratégia de Saúde da Família) de referência.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube