GIGA+Fibra
Procon Araxá atende mais de 16 mil pessoas em 2017
Cidade

Procon Araxá atende mais de 16 mil pessoas em 2017

Procon Araxá atende mais de 16 mil pessoas em 2017

Segundo levantamento, o órgão trata e soluciona 13.456 demandas, o que representa um índice de resolutividade superior a 80%

A unidade do Programa Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) apresenta balanço de atendimentos em 2017. Foram atendidas 16.566 pessoas, sendo que 13.456 tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos, com utilização de ligações telefônicas, ou até mesmo com a ida de um atendente do órgão diretamente ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências, o que representa um índice altamente positivo, com 81% (oitenta e um por cento) dos atendimentos das demandas sanadas.

De acordo ainda com esse levantamento, outras 3.019 pessoas tiveram orientações para os problemas apresentados, sendo que muitas dessas pessoas procuraram o órgão de maneira preventiva. Por fim, 91 processos administrativos foram abertos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa menos de 0,55% no número total de atendimentos. Do montante de atendimentos registrados no semestre, o maior número dos registros continua relacionado com telefonia, 12,10%, seguido de produtos com defeito, 9,91%, cartão de crédito, 7,38% e contratos bancários, 6,94%

Várias outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas de interesse da comunidade de material escolar e ovos de páscoa, por exemplo, ações externas ao órgão (informações e educação para o consumo), divulgação de informações junto à imprensa e treinamento e capacitação dos servidores do órgão. “Renovamos o nosso compromisso em prestar serviço satisfatório e essencial à redução de litígios (termo jurídico para designar quando há divergência entre as partes da ação – consumidor e empresa) e à defesa dos consumidores, em busca da pacificação social”, completa a secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli.

EVOLUÇÃO ATENDIMENTOS 2014 A 2017
2014 2015 2016 2017
Número de Atendimentos 16398 16520 16308 16566
Resolvidos no PROCON 12650 13201 13035 13546
Processos Abertos 282 97 85 91
Indice de Resolução 77% 80% 80% 81%
 
RANKING RECLAMAÇÕES 2017    
Telefonia 2005    
Produto com defeito 1643  
Cartão de Crédito 1222  
Contratos Bancários 1149  
CRESOL – SETEMBRO
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

Audiência Pública detalha arrecadação e despesas do Município de Araxá

Audiência Pública detalha arrecadação e despesas do Município de Araxá

Portal Araxá 08/10/2025
Prefeitura de Araxá retira 35 caminhões de terra e lixo do Canal do Córrego Grande

Prefeitura de Araxá retira 35 caminhões de terra e lixo do Canal do Córrego Grande

Portal Araxá 08/10/2025
Araxá está entre os 100 melhores municípios do Brasil

Araxá está entre os 100 melhores municípios do Brasil

Portal Araxá 08/10/2025
Prefeitura de Araxá reforça cuidados e ações para mais de mil idosos atendidos todos os meses

Prefeitura de Araxá reforça cuidados e ações para mais de mil idosos atendidos todos os meses

Portal Araxá 01/10/2025
Projeto “Mãos que Cuidam” leva mais qualidade de vida a idosos de Araxá

Projeto “Mãos que Cuidam” leva mais qualidade de vida a idosos de Araxá

Portal Araxá 01/10/2025
Outubro Rosa 2025: Prefeitura de Araxá anuncia programação oficial

Outubro Rosa 2025: Prefeitura de Araxá anuncia programação oficial

Portal Araxá 01/10/2025